terça-feira, 16 de agosto de 2011

Proteja seus dados

Os disquetes foram durante muito tempo a solução primária para armazenamento e transporte de dados, mas com a popularização e barateamento (não necessariamente nessa ordem) dos pendrives de grande capacidade, continuar utilizando uma frágil mídia magnética que mal comporta uma faixa musical em MP3 está fora de cogitação.
Por outro lado (e tudo sempre tem outro lado), as chances de você perder (acidentalmente ou por roubo) esses dispositivos de pequenas dimensões são consideráveis, e as conseqüências variam conforme a natureza dos dados que eles contêm. Felizmente, há técnicas de criptografia que agregam uma camada extra de proteção à pura e simples senha de login no sistema.
As versões top do Windows 7 contam com o BitLocker – uma ferramenta que permite criptografar todo o conteúdo do disco rígido –, mas quem utiliza as de entrada (ou mesmo versões mais antigas do sistema) pode recorrer ao gratuito TrueCrypt (http://www.truecrypt.org), que é capaz de criptografar um HD inteiro, apenas uma porção dele ou um drive externo como um pendrive.
Bom dia a todos e até mais ler.