quinta-feira, 3 de maio de 2012

CHKDSK (continuação)

Prosseguindo no assunto iniciado na última quinta-feira, o CHKDSK pode ser executado também via prompt de comando. Para tanto, devemos clicar em Iniciar/Todos os programas/Acessórios, dar um clique direito sobre Prompt de comando e escolher a opção Executar como administrador (mesmo que tenhamos feito logon no sistema com nossa conta de administrador).
Quando executado sem parâmetros, o utilitário exibe o status do disco na unidade atual (volume), mas não faz correções – caso haja algum arquivo a ser corrigido, será apresentada uma mensagem a propósito. Já se acrescentarmos o parâmetro /f (chkdsk /f), ele irá localizar e tentar corrigir eventuais erros existentes no disco.

Observação: Quanto aos demais parâmetros, /v exibe o nome de todos os arquivos contidos em cada pasta à medida que o disco é verificado; /r localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis; /x força a desmontagem do volume (essa opção inclui também a funcionalidade da opção /f); /i efetua uma verificação menos rígida das entradas de índice, reduzindo o tempo necessário para a execução do chkdsk; /c ignora a verificação de ciclos dentro da estrutura de pastas, e /? exibe informações de ajuda no prompt de comando.

Para que o CHKDSK corrija erros, os arquivos não podem estar abertos na unidade; se estiverem, será exibida a seguinte mensagem: "Não é possível executar CHKDSK porque o volume está em uso por outro processo. Deseja agendar a verificação deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado? (S/N)". Nesse caso, devemos digitar S e reiniciar o computador, para que a verificação e correção de erros sejam feitas automaticamente durante o boot (em se tratando de uma partição de inicialização, o PC será novamente reiniciado após a conclusão do processo).

Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.