quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DEU PAU? REINICIALIZE O PC!


Ao ligar o PC e aguardar impacientemente os “intermináveis” minutos de boot, muitos usuários nem se lembram dos gigantescos cérebros eletrônicos dos anos 1950/60, que ocupavam salas inteiras, mas tinham menos poder de processamento que uma calculadora de bolso atual. No entanto, a despeito de toda a evolução tecnológica havida desde então, reiniciar o computador continua sendo a primeira providência a ser tomada diante de eventuais panes ou travamentos do sistema.

Observação: Segundo uma velha piadinha envolvendo Bill Gates e a General Motors, se a Microsoft fabricasse carros, ocasionalmente o motor “morreria” sem nenhuma razão aparente, e o usuário teria simplesmente de aceitar o fato, descer do carro, trancá-lo, tornar a destrancar, entrar novamente, ligar o motor e seguir adiante.

Gozações à parte, ainda que as versões mais recentes do Windows travem bem menos do que as 9x/ME, desligar e religar o aparelho geralmente recoloca o bonde nos trilhos. Todavia, para ganhar tempo, abra o Gerenciador de Tarefas, encerre o processo explorer.exe e reinicie-o em seguida. Se não funcionar, escolha Fazer logoff nas opções de desligamento do menu Iniciar. Se nem isso resolver, escolha Reiniciar ou parta logo para o desligamento (aguarde 1 ou 2 minutos antes de tornar a ligar o PC).
Se o travamento paralisar o sistema a tal ponto que o mouse e o teclado deixem de responder, acione o botão RESET, caso exista, ou pressione rapidamente o botão POWER. Se isso não resultar na reinicialização (ou desligamento), desligue o aparelho “na marra” mantendo o botão POWER pressionado por cerca de 5 segundos. Note, porém, que essa medida deve ser tomada somente se as demais falharem, pois ela simplesmente interrompe o fornecimento de energia – ou seja, o PC é desligado sem que os aplicativos, processos e serviços sejam devidamente encerrados.
Para saber mais sobre instabilidades, telas azuis e travamentos do Windows, clique aqui para acessar uma sequência de postagens que eu publiquei em 2007, mas cujos conceitos, em sua maioria, continuam aplicáveis.

Tenham todos um ótimo dia.