quinta-feira, 7 de março de 2013

REGISTRO DO WINDOWS – Backup/Tweak/Manutenção (final)


Prosseguindo com o que vimos no post anterior, o IObit Advanced System Care 6 também é uma boa suíte de manutenção. A versão PRO custa 15 dólares, mas você não ficará desapontado com a FREE – ainda que, ela ofereça o Registry Defrag (desfragmentador), mas não o Registry Cleaner (limpador), que é exclusivo da modalidade paga. Assim, será preciso instalar outro programinha para complementar o serviço, como o CCleaner – suíte gratuita bastante popular, mas cujo módulo que atua sobre o Registro somente localiza e corrige erros, o que, como vimos, é apenas metade do trabalho.

Observação: Ao varrer o Registro e clicar em Corrigir erro(s) selecionado(s), aceite a sugestão do CCleaner e crie (na área de trabalho ou em outro local de fácil acesso) uma cópia das alterações feitas no Registro, que só deve ser descartada depois da próxima reinicialização, caso o sistema não apresente algum comportamento estranho. Aliás, isso vale também para outros otimizadores do Registro; se eles não criarem cópias de segurança, crie-as você mesmo, seguindo os passo sugeridos na postagem anterior.

Outra boa opção para desfragmentar, compactar e otimizar Registro gratuitamente é o Free Registry Defrag, que também fica devendo a desejável faxina prévia. Para preencher essa lacuna, o fabricante sugere o Registry Clean Expert, que é gratuito para testar (por 15 dias e limitado a 10 correções).
Se você quiser uma suíte que ombreia com as melhores opções pagas, instale a TweakNow PowerPack 2012 (dentre suas 1001 utilidades, ela tanto limpa quanto desfragmenta o Registro). Vale conferir o resumo detalhado do programinha (e fazer o download, se for o caso) na página do Baixaki.

Um ótimo dia a todos.