quarta-feira, 6 de março de 2013

REGISTRO DO WINDOWS – Backup/Tweak/Manutenção


O Registro é um banco de dados dinâmico que o Windows consulta a cada inicialização, modifica no decorrer da sessão e salva, ao final, com as respectivas alterações. No Seven, ele é composto por 5 chaves principais, que armazenam milhares de subchaves, seções e entradas de valor organizadas hierarquicamente.
A edição manual do Registro permite implementar uma miríade de personalizações no sistema, mas como qualquer deslize pode comprometer a estabilidade do computador, convém não se aventurar a fazê-lo sem antes criar um backup da chave envolvida e um ponto de restauração. Aliás, se você não for um usuário experiente, o melhor é recorrer a programinhas como o Giga Tweaker, o Tweak WinSecret ou o X-SETUP, por exemplo, que fazem o trabalho pesado e ainda se encarregam de criar cópias de segurança para facilitar a reversão, caso algo não saia como o esperado.

Observação: Para fazer o backup do Registro, clique em Iniciar > Executar, digite regedit na caixa respectiva, tecle Enter e, na tela do Editor, abrir o menu Arquivo, selecione a chave desejada, clique em Exportar e salve o arquivo *.REG no Desktop ou outro local de fácil acesso. Para criar um ponto de restauração, dê um clique direito em Computador, selecione Propriedades e, na porção esquerda da tela, clique em Proteção do Sistema. Depois, é só pressionar o botão Criar, digitar o nome desejado, clicar em Criar e aguardar a conclusão do processo.

Manter o Registro "nos trinques" é fundamental para garantir a performance do Windows, mas como a Microsoft não disponibiliza uma ferramenta para essa finalidade, o jeito é recorrer a uma solução de terceiros. Você encontrará uma porção delas na Web, isoladas ou embutidas em “suítes”, pagas ou gratuitas, mas poucas tão eficientes quanto o Total Registry Revitalizer – presente nas versões pagas do System Mechanic –, que corrige erros, elimina entradas inválidas, chaves obsoletas e afins, e após desfragmentar e compactar os dados, ainda cria uma cópia backup do Registro saudável. Se você não quer (ou não pode) gastar 40 dólares, baixe a versão PRO, marque a opção free trial e obtenha acesso irrestrito aos recursos da suíte por 30 dias – tempo mais do que suficiente para deixar seu software nos trinques. Ao final desse prazo, baixe a versão gratuita – mais limitada, mas bastante competente –, que você poderá usar por tempo indeterminado.

Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.