quinta-feira, 18 de abril de 2013

KB2823324, Bugs, Patch Tuesday, Windows Update, Atualizações Automáticas e afins...

Todo mês, na segunda terça-feira (Patch Tuesday) – ou a qualquer momento, em edição extraordinária –, a Microsoft libera um pacote de atualizações/correções destinadas a reparar bugs, fechar brechas de segurança e/ou ampliar as funções do Windows, de seus componentes e dos aplicativos do pacote MS Office.

Observação:  Para saber mais sobre atualizações automáticas clique aqui. Caso prefira buscar, baixar e instalar manualmente os hotfixes, não deixe de executar o Windows Update pelo menos uma vez por semana, mas tenha em mente que esses procedimentos não contemplam aplicativos de terceiros, razão pela qual convém contar com os préstimos do Secunia OSI ou do Update Checker, dentre várias outras soluções afins.

A despeito de ser imprescindível manter o sistema sempre up-to-date, atualizações incompletas ou corrompidas podem acarretar instabilidades e outros problemas cuja solução exige a remoção dos arquivos problemáticos. Para tanto:

1.     Crie um ponto de restauração do sistema, digite services.msc no menu Executar (pressione Windows+R caso essa opção não seja exibida no menu Iniciar do Seven), dê um clique direito em Atualizações Automáticas, e clique em Propriedades/Parar.
2.     Abra o Windows Explorer, navegue até C:/Windows e mude o nome da pasta SoftwareDistribution para SoftwareDistribution.old, por exemplo.
3.     Volte à tela das Propriedades e restabeleça o serviço de Atualizações Automáticas clicando em Iniciar (se tudo correr bem, seu sistema receberá os arquivos completos e livres de problemas já na próxima atualização).

Observação: Vale também rodar o Windows Update, clicar em Exibir histórico de atualizações, acessar o link Resolução de problemas associado ao item rebelde e seguir as instruções da Microsoft.

Algumas atualizações/novas versões de programas de terceiros transformam aplicações amigáveis em monstruosidades devoradoras de recursos e/ou difíceis de utilizar. Caso não seja possível fazer o “downgrade” a partir do site dos respectivos fabricantes, visite OldVersion ou  OldApps, que oferecem versões antigas de uma vasta gama de freewares.

Vale salientar que o Patch Tuesday deste mês trouxe uma atualização para o Seven (KB2823324) que vem acarretando problemas aos usuários tupiniquins da versão de 32 Bits (x86) do sistema (para saber mais, clique aqui). Entre os sintomas estão telas azuis durante a inicialização ou um "loop infinito" onde a máquina reinicia continuamente, em vez de completar o boot.
A Microsoft informou tratar-se de uma incompatibilidade com software de terceiros (mas não informou que programa seria esse) e removeu a atualização do Windows Update no último dia 12, de modo a evitar que novas máquinas fossem afetadas. Caso você tenha sido vítima desse imbróglio, tente reiniciar o Windows no modo de segurança e retornar o sistema a um ponto de restauração anterior à atualização. Se der certo, rode o Windows Update novamente e instale as demais atualizações - desmarcando, se necessário, o causador de toda essa celeuma.

ObservaçãoPara forçar a inicialização no modo seguro, reinicie o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 durante o boot. Quando a tela das Opções de Inicialização Avançadas for exibida, use as teclas de seta para selecionar a opção em desejada e pressione a tecla Enter.

Outra solução, publicada por Fernando Gomes nos fóruns do Clube do Hardware, consiste em digitar dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions no prompt de comando, teclar Enter e reiniciar o computador.

Um ótimo dia a todos.