quinta-feira, 4 de abril de 2013

SEGURANÇA DIGITAL – VÍRUS, MALWARES e afins – MEDIDAS PREVENTIVAS

 Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas!

Mesmo que você adote todos os cuidados sugeridos nas centenas de postagens que eu já publiquei sobre
segurança digital, os cibercriminosos estão sempre um passo adiante, e a despeito de as pragas mais recentes visarem seus dados pessoais e informações bancárias, ainda existem códigos maliciosos capazes de comprometer seus arquivos de sistema e inviabilizar o funcionamento do computador.
Então, como cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, convém ter à mão o AVG RESCUE CD (clique  aqui para gravá-lo numa mídia óptica ou aqui baixar a versão que pode ser usada em pendrives).
Outra opção interessante é o Kaspersky Rescue Disk,  igualmente gratuito, que atua mais ou menos da mesma maneira (e também oferece uma versão que pode ser executada a partir de pendrives; para baixá-la, clique aqui).

Observação: Os links sugeridos remetem ao Baixaki, onde você encontrará, além dos downloads, diversas informações detalhadas sobre as funções e o uso dos programinhas.

Já para prevenir a perda de arquivos pessoais devido a problemas críticos no HD, experimente o freeware Hiren's BootCD, que também remove pragas digitais, recupera discos, gerencia partições, cria backups, emula diversas versões do Windows e detecta problemas nos componentes do computador.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.