Tudo tem alguma
beleza, mas nem todos são capazes de ver.
Se as pragas digitais – objeto do post anterior – não forem a pedra no seu sapato, suspeite de algum conflito de hardware (especialmente se os problemas começaram logo depois que você adicionou algum periférico ao seu sistema). Para checar essa possibilidade, pressione Windows+R, digite devmgmt.msc e tecle Enter. Clique na setinha à esquerda de cada item para expandi-lo e veja se algum está assinalado com um ponto de exclamação preto sobre fundo amarelo (caso afirmativo, procure mais detalhes no quadro de propriedades).
Observação: Um “X”
vermelho dá conta de que o dispositivo está desabilitado ou não possui
driver instalado; um “i” azul, que ele está usando uma configuração
manual de recursos; um ponto de interrogação amarelo, que ele foi
detectado, mas não possui um driver instalado.
Há casos em que é preciso remover fisicamente o dispositivo
problemático e reinstalá-lo novamente – ou espetá-lo em outra portinha, caso
seja um componente USB –, mas geralmente
basta instalar/atualizar o driver respectivo e reiniciar o computador (dê um
clique direito sobre o item em questão e selecione Atualizar Driver). Se o Windows
não for capaz de baixar e instalar uma versão mais recente do driver em questão,
recorra ao SLIMDRIVERS ou
a outro freeware da lista que eu publiquei na sequência de postagens iniciada por
esta aqui.
Observação: Falhas nas memórias também causam instabilidades, travamentos e telas azuis. Para testar esse componente, você pode recorrer ao freeware Memtest 86 (mais informações e download em http://memtest.org/), mas é mais fácil usar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória (para mais informações, clique aqui). Havendo dois ou mais módulos instalados, você pode simplesmente trocá-los de lugar ou utilizá-los isoladamente, para ver se e quando o problema se manifesta.
Observação: Falhas nas memórias também causam instabilidades, travamentos e telas azuis. Para testar esse componente, você pode recorrer ao freeware Memtest 86 (mais informações e download em http://memtest.org/), mas é mais fácil usar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória (para mais informações, clique aqui). Havendo dois ou mais módulos instalados, você pode simplesmente trocá-los de lugar ou utilizá-los isoladamente, para ver se e quando o problema se manifesta.