CUM IMPIIS NON
SEDEBO.
Depois de
instalar com sucesso o update de aniversário do Windows 10 no meu Dell
Inspiron ― mediante um boot limpo e com o Avast Premium destivado ―, eu tentei (novamente)
atualizar meu All-In-One. No
entanto, mesmo desabilitando todos os serviços não Microsoft, seguindo os passos 1 e 2 sugeridos nesta
postagem e procedendo à atualização via Ferramenta de Criação de Mídia
disponibilizada pela mãe da criança, a máquina voltou
a travar no segundo reboot, e o código 0xC1900101 - 0x40017 não ajudou a solucionar o
problema ― que, aliás, continua me apoquentando.
Volto agora ao assunto para salientar o fato
de que a ferramenta
de preparação para atualização do sistema (DISM), sugerida na
primeira etapa do tutorial que eu publiquei no post retro citado, demanda
especial atenção. Primeiro, porque é preciso executá-la via Prompt de
comando com privilégios de administrador. Segundo, porque, diferentemente
do Sfc /ScanNow, ela não exibe, pelo menos num primeiro momento,
qualquer mensagem indicando que esteja em execução, o que leva os mais
apressados a fechar a janela depois de alguns minutos. Mas basta abrir o Gerenciador
de Tarefas para constatar o significativo consumo de recursos pelo processo
associado à dita-cuja.
Então, o jeito é você se munir de paciência.
Ao cabo de 10 ou 15 minutos, a janelinha do Prompt de comando dará conta
do andamento da operação (20%), e algum tempo depois, de ele foi concluído com
êxito (100%).
Observação: Se você ainda não instalou a versão 1607 do Windows 10 ― devido a problemas
na atualização ou por qualquer outro motivo ― deixe o troço em banho maria por
mais algumas semanas, pois espera-se que a Microsoft
disponibilize em breve uma solução para esse monumental festiva de problemas (para
mais detalhes, leia esta
postagem).
Enfim, a ausência de comentários nas postagens sobre
esse tema sugere pouco interesse dos poucos gatos pingados que leem estas dicas,
mas achei que ainda assim valeria a pena esclarecer esse detalhe.
EM TEMPO: Li agora há pouco que a Microsoft reconheceu o problema e está envidando esforços para solucioná-lo. Quem quiser pode obter mais detalhes seguindo este link.
EM TEMPO: Li agora há pouco que a Microsoft reconheceu o problema e está envidando esforços para solucioná-lo. Quem quiser pode obter mais detalhes seguindo este link.
Boa sorte e até a próxima.