terça-feira, 9 de maio de 2017

TRF4 NEGA HABEAS CORPUS DE LULA E MANTÉM O DEPOIMENTO DO PETRALHA NA AUDIÊNCIA DE AMANHÃ.


VOLTO EM EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA PARA INFORMAR QUE:

O juiz federal convocado Nivaldo Brunoni, que substitui o relator da Operação Lava-Jato no TRF4, indeferiu, horas atrás, o pedido liminar da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender uma das ações penais a que ele responde na Justiça Federal do Paraná e, assim, adiar o depoimento do petista ao juiz Sergio Moro, marcado para as 14h de amanhã.

A defesa havia embasado o pedido de adiamento na falta de tempo hábil para analisar os documentos que a Petrobras anexou aos autos ― estima-se que o arquivo tenha 100.000 páginas. No despacho, disse o magistrado: “Em juízo de cognição sumária, comum das providências cautelares processuais, não vejo ofensa à ampla defesa. Ao contrário disso, é válida a juntada de documentação em meio digital, apesar de a parte interessada insistir em recebê-la ou acessá-la de forma diversa. Em se tratando de prova requerida pela defesa ― e esta compreensão é fundamental ― nada mais adequado do que a sua juntada ao processo, sobretudo porque a própria estatal é parte interessada no processo, não sendo razoável a pretensão defensiva de comparecimento na sede da Petrobras”.

Aqui entre nós, seria muita ingenuidade acreditar que os advogados de Lula fossem requerer a juntada de documentos cujo teor desconhecessem, sob pena de produzir prova contra o próprio cliente.

O circo deve chegar a Curitiba amanhã. A função começa às 14 horas. Vamos ver que bicho vai.

Confira minhas atualizações diárias sobre política em www.cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/