terça-feira, 12 de dezembro de 2017

COMO DESAFOGAR O SISTEMA OPERACIONAL (PARTE 6)

SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARA.

Se você achou complicado usar a ferramenta nativa do Windows para particionar sua unidade não volátil de armazenamento de dados, a boa notícia é que poderá fazê-lo usando um aplicativo gratuito e muito mais amigável. Mas tenha em mente que, qualquer que seja o “centro cirúrgico” que você escolher para a realização do procedimento, a assepsia pré-operatória deverá ser feita conforme foi explicado nos capítulos anteriores. Dito isso, vamos adiante.  

1.      Baixe Mini-Tool Partition Wizard Free a partir do site do fabricante.
2.      Concluído o download, de um clique duplo sobre o executável do programinha e proceda à instalação da maneira convencional.
3.      Na tela inicial da ferramenta, clique com o botão direito sobre o drive que você deseja particionar.
4.      Selecione a opção Move/Resize (mover/redimensionar) e, no campo Partition Size (tamanho da partição), defina o tamanho da nova partição (digitando a grandeza desejada ou usando o mouse para arrastar a extremidade direita da barra). Ao final, clique em OK.

ObservaçãoO programinha não permite que a partição seja reduzida a ponto de se tornar insuficiente para conter os dados que já estão gravados (o espaço ocupado é exibido em amarelo na barra da ferramenta), mas é importante que, ao dividir o espaço, você deixe uma boa sobra na partição do sistema, não só para permitir a execução do Defrag, mas também para instalar novos aplicativos de uso frequente. Caso a ideia seja usar a nova partição para instalar outro sistema operacional em dual-boot, altere em Create as: o tipo de partição para Primária (mantenha a configuração padrão se for usar a partição para armazenar arquivos). Se for criar mais unidades (o limite é de 4 primárias ou 3 primárias e uma estendida), altere o tipo de partição para Estendida e torne a executar o MTPW para criar múltiplas unidades lógicas.

5.      A barra acinzentada que aparece à direita da partição que você redimensionou, na janela do Mini-Tool, corresponde ao espaço não alocado (unalocated). Clique  ali, selecione a opção Create (criar) e clique em OK na janela Create New Partition (criar nova partição). Uma nova partição lógica será criada e identificada por uma letra que varia conforme os drives instalados no computador. Se você tiver apenas o HDD, que, por padrão, é identificado como C:, a nova partição receberá a letra D.

6.      No canto superior esquerdo da próxima tela, clique no botão Apply (aplicar) para que as alterações sejam efetivadas. O programa recomenda fechar todos os aplicativos e desabilitar a economia de energia antes de prosseguir; faça-o e responda Yes (sim) à pergunta Apply Changes? Se quiser desistir do particionamento, essa é sua última chance. Clique em No (não) e encerre o aplicativo.
7.      Se for seguir adiante, clique em Yes. Na mensagem dando conta de que as alterações não podem ser levadas a efeito porque o drive C: está sendo usado, clique em Restart Now (reiniciar agora).
8.      Uma nova tela o instruirá a não desligar o computador e informará que o Windows será reinicializado automaticamente após a conclusão do trabalho. Enquanto espera, você pode acompanhar a evolução do processo através das barras de progressão.   

Se tudo correr bem, em alguns minutos seu PC será reiniciado com as modificações efetivadas. Clique em Iniciar > Computador e confira o resultado.

Continuamos na próxima postagem, pessoal. Até lá.  

Visite minhas comunidades na Rede .Link: