quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PRAGAS DIGITAIS ― COMO SE PROTEGER (Parte 7)

MORRER? ESTA SERÁ A ÚLTIMA COISA QUE FAREI!

Vimos que manter up-to-date o sistema operacional e os aplicativos é fundamental para a segurança do computador, mas nem o Windows Update nem as Atualizações Automáticas contemplam programas de terceiros, sendo recomendável, portanto, contar com uma ferramenta que poupe tempo e trabalho na hora de buscar e instalar atualizações/novas versões de programas “não-Microsoft”.

Observação: Dentre dezenas de opções disponíveis para download, sugiro o FILEHIPPO APP MANAGER, o OUTDATEFIGHTER e o R-UPDATER, que são eficientes e gratuitos para uso pessoal.

Updates de versão servem para corrigir erros/falhas de segurança e implementar novas funções aos programas, mas há casos em que os apps atualizados se tornam menos amigáveis ou passam a consumir mais recursos do computador. Nem sempre é fácil fazer o downgrade, até porque que a maioria dos fabricantes mantém em seus servidores somente as últimas versões, mas sites como o http://www.oldversion.com/ e o http://www.oldapps.com/ oferecem um sem-número de versões antigas de freewares.

Ainda do ponto de vista da segurança, downloads de aplicativos devem ser feitos sempre a partir do site dos respectivos fabricantes ou de repositórios confiáveis (como o Baixaki ou o Superdownloads, apenas para citar os mais conhecidos), já que eles sites costumam chegar a possível existência de PUPs e outros penduricalhos indesejáveis ou nocivos.

Fuja de CDs de programas vendidos em camelódromos e assemelhados, ainda que o preço seja convidativo. Pirataria de software não só é crime, mas também envolve riscos, já que programas craqueados podem vir acompanhados de pragas digitais.

Se a licença da versão original de um aplicativo que você procura custa muito caro, veja se não é possível substituí-lo por um serviço online ou por outro aplicativo instalável que ofereça recursos similares, mas que custe mais barato ― ou que seja gratuito, por que não? Se precisa do MS OFFICE HOME, por exemplo, mas não pode ou não quer pagar R$ 299 por uma licença válida por 1 ano, não deixe de ler a sequência de postagens iniciada por esta aqui.
    
Cheque regularmente a lista de programas instalados no seu computador e remova tudo que você não utiliza ― além de consumir recursos do sistema, apps inúteis são janelas para invasores.

Crie senhas fortes (mais informações nesta postagem) e evite repeti-las em dois ou mais serviços (especialmente netbanking, que deve ter uma password exclusiva e que seja mais segura do que as que você utiliza para ler seus emails ou se logar em redes sociais. Se o problema for memorizar suas senhas, considere a possibilidade de recorrer a um gerenciador).

Amanhã a gente conclui. Até lá.
  
Visite minhas comunidades na Rede .Link: