quarta-feira, 11 de abril de 2018

AINDA SOBRE A PRIVACIDADE NA WEB ― PARTE III


ALGO SÓ É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM DUVIDE E ACABE PROVANDO O CONTRÁRIO.

Prosseguindo de onde paramos no capítulo anterior, podemos proteger arquivos “sensíveis” no Windows 10 (e nas encarnações anteriores do sistema) através do recurso Pastas Compactadas. Vale salientar, no entanto, que essa função costuma “desaparecer” quando instalamos um aplicativo dedicado, como o popular WinZip, que assume as funções de compactador/descompactador padrão do sistema.

Enfim, o recurso em questão, além de manipular arquivos compactados, funciona de certa forma como ferramenta de segurança, pois permite manter os arquivos confidenciais longe de olhos curiosos. Para tanto: 
  
1.   Dê um clique direito num ponto vazio do Desktop, selecione Novo > Pasta;
2.   Recolha para dentro da nova pasta todos os documentos que você deseja proteger.
3.   Dê um clique direito sobre a pasta e selecione Enviar para... > Pasta compactada.
4.   Abra a pasta compactada, clique no menu Arquivo, clique em Adicionar Senha, defina uma senha, confirme e clique em OK.

Feito isso, o conteúdo dessa pasta só poderá ser acessado por quem souber a senha. Ainda assim, conforme a importância dos arquivos que você tenciona proteger, não deixe de fazer um backup em mídia externa (HD USB, pendrive, etc.) ― não só para o caso de você não se lembrar da senha, mas também para prevenir uma possível exclusão acidental da pasta.

Vale lembrar também que o ZIP é apenas um dos muitos formatos para compressão de arquivos ― e não necessariamente o melhor ―, e que o 7-Zip (gratuito e de código aberto) lida tanto com arquivos .ZIP (e outros formatos como RAR, ARJ, CAB, BZ27z, etc.). Se preferir, faça o download a partir do site do Baixaki, que oferece mais informações e dá dicas importantes sobre o uso do programa.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: