quinta-feira, 4 de outubro de 2018

AINDA SOBRE CELULARES

DEVEMOS JULGAR UM HOMEM MAIS POR SUAS PERGUNTAS DO QUE POR SUAS RESPOSTAS.


Muita gente não sabe — ou já nem se lembra — que até meados dos anos 1970 as ligações interurbanas tinham de ser pedidas à telefonista e demoravam horas para ser completadas. Ou que até a privatização do famigerado Sistema Telebras, no finalzinho do século XX, ter um telefone fixo exigia aderir a “Plano de Expansão” e esperar meses (ou anos) pela instalação da linha, ou então recorrer ao mercado paralelo, onde uma linha chegava a custar tanto quanto um carro popular.

Observação: Para ilustrar o que eu estou dizendo, na cidade marajoara de Cachoeira do Arari, no Pará, dez munícipes que aderiram ao plano de expansão da Telepará esperaram 15 anos pela ligação da linha, e alguns nem tiveram o gostinho de fazer uma ligação, pois faleceram muito antes de a empresa cumprir sua parte no contrato.

Depois da “virada” do século, a saudável concorrência entre as operadoras barateou a telefonia celular e reduziu expressivamente o interesse dos usuários por linhas fixas. Hoje em dia, a não ser em regiões inóspitas, um telefone residencial é instalado um ou dois dias depois da solicitação, e paga-se somente pelo serviço utilizado (na pior das hipóteses, uma pequena taxa de instalação é cobrada na primeira conta). Além disso, as ligações interurbanas e internacionais são completadas com a mesma facilidade e qualidade das chamadas locais, e a tarifa já não assusta — ou assusta bem menos do que até alguns anos atrás.

Para atrair novos clientes e fidelizar os já conquistados, as operadoras vêm oferecendo uma vasta gama de promoções, incluindo pacotes de dados de internet, já que os celulares foram promovidos a smartphones em meados da década passada, quando se tornaram verdadeiros computadores de bolso. No entanto, aproveitar algumas dessas vantagens — como ligações gratuitas ou com preços diferenciados entre números da mesma rede — obrigava muita gente a andar com dois ou mais aparelhos celulares ou a adquirir modelos com suporte a dois ou mais SD-Cards.

Com um “chip” da Claro e outro da Vivo no mesmo aparelho, por exemplo, você fala de graça (ou a preços bem mais em conta) com telefones da mesma operadora, mas a portabilidade numérica dificultou a vida dos usuários, já que não é mais possível saber a qual operadora determinada linha pertence a partir do respectivo prefixo. 

É certo que de uns tempos para cá as principais operadoras passaram a cobrar um valor fixo por chamada, independentemente do tempo de ligação — isso quando não oferecem ligações ilimitadas para números de qualquer operadora, tanto de telefones fixas quanto móveis. Assim, identificar qual a operadora do destinatário antes de fazer a ligação tornou-se uma questão de somenos, mas é bom saber que é possível descobrir isso facilmente a partir do site https://www.qualoperadora.net/.

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que ligações para outros municípios (códigos de área diferentes do seu) costumam ser tarifadas como chamadas locais, mas desde que você utilize o código de longa distância indicado pela sua operadora. Então, anote aí: se sua linha for da Vivo/Telefônica, use o código 15; se for da CTBC/Algar, use o 12; se for da TIM, use o 45; se for da Claro/NET/Embratel, use o 21; se for da Oi, use o 31 (ou 14, se você estiver no sul do país); se for da Nextel, use o 99, e se for da Sercomtel, o 43.

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