Vimos no post anterior seis maneiras de convocar o Gerenciador de Tarefas e como usar esse utilitário para encerrar programas que se recusam a fechar quando clicamos no “X” na parte superior direita da janela ou pressionamos o atalho Alt+F4. Mas faltou dizer que a tela que se abre quando pressionamos Ctrl+Alt+Del — a segunda das seis alternativas sugeridas para abrir o Gerenciador — também dá acesso a outras opções, como bloquear o computador, trocar de usuário, sair e alterar uma senha.
Clicar em “Sair” quando o sistema está lento, errático ou instável pode evitar a reinicialização do computador para recolocar o bonde nos trilhos, já que o comando faz o logoff e exibe a tela de boas-vindas; assim, basta fazer o logon para que o Windows ressurja como se a máquina tivesse sido reiniciada, só mais rapidamente.
Observação: Note que diversas anomalias pontuais podem ser corrigidas mais facilmente e em menos tempo se você abrir o Gerenciador de Tarefas e, na aba Processos, rolar a tela até o final, selecionar Windows Explorer e clicar em Reiniciar. Mas tenha em mente que isso não é um remédio infalível para todos os males. Se não resolver, recorra à opção sair ou reinicie o computador. Detalhe: se for mesmo reiniciar o aparelho, prefira desligá-lo e voltar a ligar depois de um ou dois minutos, já que a função Reiniciar das opções de desligamento do Menu Iniciar... enfim, a explicação está nesta postagem.
Sem embargo de tudo que foi dito até aqui, não deixe de conhecer (e instalar, naturalmente) o Super F4, que é tiro e queda para “matar” aplicativos malcomportados. O programinha é gratuito e conta também com versões portáteis de 32 bits e 64 bits, mas isso não vem ao caso para os efeitos desta abordagem.
Depois que você instalar o Super F4, o ícone de uma tartaruguinha será exibido na área de notificação do Windows (no canto direito da Barra de Tarefas, logo antes do relógio do Windows), dando conta de que a ferramenta está em stand-by. Você pode “matar” processos insubmissos (e ter acesso a outras funcionalidades) dando um clique direito sobre ele mas é mais fácil recorrer ao atalho Ctrl+Alt+F4, que encerra o aplicativo rebelde imediatamente.
Alternativamente, você pode pressionar Win+F4. Feito isso, o cursor do mouse assumirá a forma de uma caveira com duas tíbias cruzadas (como na bandeira dos piratas), mas nesse caso você terá de mover a caveirinha para dentro da janela do programa que quer encerrar, e então dar um clique esquerdo.
Observação: O comando Ctrl+Alt+F4 é irreversível, mas o Win+F4 pode ser cancelado mesmo depois de o cursor se transformar na caveirinha, bastando pressionar a tecla Esc ou clicar com o botão direito em vez de usar o esquerdo.
Segundo o fabricante da ferramenta, o atalho Alt+F4 faz com que o Windows “solicite” ao aplicativo em primeiro plano a “gentileza de encerrar”, ou seja, deixa a critério dele a decisão de atender ou não ao pedido. Com o Super F4, o atalho Ctrl+Alt+F4 (ou o método da caveirinha) força o encerramento, esteja o programa travado ou não.
Por último, mas não menos importante: se nenhuma das sugestões anteriores funcionar — ou se o travamento “contaminar” o mouse e o teclado, tornando-os inoperantes — o jeito será forçar o desligamento do computador mantendo a tecla Power (liga/desliga) do gabinete pressionada por cerca de 5 segundos.
Já se mouse e teclado estiverem operantes, você pode tentar “matar” o app teimoso via linha de comando. Veja como:
— Pressione Win+R para abrir o menu Executar;
— Digite cmd na caixa de diálogo e pressione Enter;
— Na tela do prompt, digite taskkill, dê um espaço, digite /im, dê outro espaço, digite nomedoarquivo.exe e pressione Enter (substitua “nomedoarquivo” pelo nome do executável do programa; por exemplo, caso queira encerrar o Word, substitua nomedoarquivo.exe por winwor.exe).
Boa sorte.