domingo, 21 de janeiro de 2024

ORA, DIREIS, OUVIR CONVERSAS ALHEIAS...

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ, OUVE OU VÊ.

Bolsonaro passou mais de meio século pendurado no erário — primeiro como mau militar, depois como parlamentar medíocre. Com receio da volta do lulopetismo corrupto, os "eleitores medianos" se aliaram com os de extrema direita para colocá-lo no Planalto  sem imaginar que estavam o pior mandatário desde Tomé de Souza.
Sob o mandrião mefistofélico, muitos oficiais das Forças Armadas fecharam os olhos ou aderiram aos esforços do chefe para demolir a pátria. Com o retorno de Lula, alguns estrelados extraem lucro dos escombros.
O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, se alistaram na tropa da quarentena remunerada — que visa evitar a "venda" de segredos de Estado assegurando seis meses de salários extras a ex-autoridades que tiveram acesso a informações privilegiadas. Ambos informaram à Comissão de Ética Pública que receberam propostas de trabalho de entidades privadas — o general iria para a Associação Brasileira de Blindagem, e o almirante, para o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. Ambas as entidades negaram interesse em empregar os ditos-cujos, o que significa dizer que ambos os militares de estimação de Bolsonaro engordaram fraudulentamente seus contracheques. 
Gomes e Garnier frequentam a delação de Mauro Cid como participantes da reunião em que Bolsonaro discutiu com a cúpula das "minhas Forças Armadas" uma minuta de golpe. O almirante aderiu gostosamente à intentona fracassada; o general torceu o nariz, mas não levou os lábios ao trombone. 
Resumo da ópera: o governo forneceu dinheiro extra a oficiais que não merecem senão interrogatório. Sob nova direção, a PGR tem uma boa oportunidade para mostrar serviço. Resta saber se Gonet e sua equipe irão aproveitá-la.
***
Estima-se que cerca de 80% da receita do Google provenha da publicidadee como as fontes de dados são o Chrome, o Google Search, o YouTube, o Android e as ferramentas analíticas usadas pelos sites e aplicativos, a empresa sabe mais sobre nós do que nos mesmos, mesmo se apagamos os cookies e o histórico e nos valemos da navegação anônima.

Segundo um axioma do marketing, quando o usuário não paga por um produto, o produto é o próprio usuário. E se os anúncios são a maior fonte de renda da maioria de webservices e apps freeware, a privacidade dos internautas não passa de cantilena para dormitar bovinos. Para piorar, os cibervigaristas se valem de anúncios chamativos para levar os incautos a sites coalhados de malware 
— para minimizar o risco, desabilite o recurso de redirecionamento por anúncios no navegador e baixe aplicativos somente das plataformas oficiais.
 
Observação: Apps para smartphone podem embutir adwares que exibem anúncios indesejáveis, e o risco é ainda maior com APKs ou aplicativos baixados de fontes não oficiais. Se a quantidade de pop-ups aumentar depois que você instalar algum app, remova-o; se o problema persistir, considere reverter o aparelho às configurações de fábrica
 
página de configurações de anúncios do Google permite gerenciar as categorias usadas pela empresa para exibir publicidade. No Android, pode-se inibir a exibição de anúncios abrindo o Chrome, tocando nos três pontinhos, selecionando Configurações > Configurações do site > Pop-ups e redirecionamentos > Anúncios invasivos e deslizando o botão para a esquerda. Vale conferir quais sites têm permissão para exibir notificações (toque em Notificações, deslize a tela para baixo e, em Sites, desative as opções de permissão dos sites que você considerar suspeitos). 

Observação: A extensão AdBlock é mais eficiente e funciona também com outros navegadores. Já o iPhone conta com um recurso nativo que bloqueia pop-ups no Safari; para configurá-lo, toque em Ajustes > Safari > Bloquear pop-ups.
 
Google Play Protect alerta os usuários do Android para possíveis ameaças. Para ativá-lo, abra as Configurações do dispositivo, selecione Aplicativos e, em Google Play Store, toque em sua foto (no menu superior direito) e selecione Play Protect. Na tela seguinte, toque no ícone da engrenagem e ative a chave ao lado de Verificar apps com o Play Protect
Para desativar anúncios personalizados no iOS, toque em Ajustes, acesse a aba Privacidade, selecione Publicidade da Apple e desligue a chave ao lado de Anúncios Personalizados. 
 
Continua...