quarta-feira, 21 de julho de 2010

Contornando problemas de lentidão na navegação

Continuando com o assunto do post anterior, vale lembrar que existem diversas maneiras de contornar desconfortos causados por uma conexão chinfrim. No entanto, tenha sempre em mente que você pode – e deve – reclamar providências junto ao seu provedor, caso tenha dificuldades em navegar por sites específicos ou receba uma banda muito menor que a contratada – via de regra, as empresas garantem apenas 10% da velocidade nominal. Para obter downloads mais rápidos, você pode recorrer a freewares como o Download Accelerator Plus  ou o  FreeDownloadManager.
Para abrir mais rapidamente páginas muito poluídas (com vídeos, animações, sons e outras firulas), basta configurar o navegador para uma exibição mais frugal (no IE, clique em Ferramentas > Opções da Internet e, na aba Avançadas, role a tela até Multimídia e desmarque as caixas Passar animações em páginas da Web, Tocar sons em páginas da Web e Mostrar imagens)
Se você utiliza um roteador sem fio, instale-o numa região central da casa, de preferência numa posição elevada – paredes e portas fechadas podem interferir no sinal de uma rede sem fio –, e evite deixar aberto o sinal do roteador (muita gente faz isso para não ter de se preocupar com senhas ou outros tipos de autenticação). A recomendação é colocar uma senha, sem a qual a rede fica livre para qualquer um utilizar para o que quiser (quanto mais pessoas penduradas na conexão, mais lenta ela irá ficar).
Amanhã a gente continua. Abraços e até lá.