Através de correspondência enviada pelos Correios (e em papel timbrado bastante convincente), os golpistas informam aos usuários de TV por assinatura que melhorias supostamente implementadas no serviço requerem o agendamento de uma visita técnica. Assim, ao ligar para o telefone sugerido na missiva – que, obviamente, é atendido por um integrante do bando –, o incauto estará marcando a data e o horário para sua residência ser assaltada.
Então, fique esperto: qualquer comunicação dessa natureza, seja por e-mail, seja via postal, deve ser confirmada através do número de telefone que consta no contrato, no boleto de pagamento ou no website da empresa.
***
Em virtude de uma recente decisão da ANATEL, o desbloqueio de celulares deve ser procedido pelas operadoras a custo zero, a qualquer momento do contrato e sem cobrança de multas (até então, as teles podiam exigir fidelidade de até 12 meses, caso o aparelho fosse cedido gratuitamente ou de forma subsidiada).
Segundo a Agência, o pedido de desbloqueio não significa que o usuário vá rescindir seu contrato; ele pode pedi-lo para usar mais de um chip em seu celular, mantendo o da operadora que lhe forneceu o aparelho. Ainda assim, caso queira romper o contrato, o cliente poderá fazê-lo sem multas, desde que apresente uma justificativa relevante (como má qualidade na prestação do serviço, por exemplo).
Bom dia a todos e até mais ler.