A pasta Meus Documentos, implementada no Windows a partir da versão 95, constitui o local padrão para o armazenamento de arquivos criados tanto pelos aplicativos da própria Microsoft quanto pela maioria dos softwares de terceiros, e permtie administrar melhor os arquivos e facilitar os procedimentos de backup. Se você não gosta do nome da pasta em questão, saiba que é possível modificá-lo facilmente. Veja como:
1- Abra o Windows Explorer, localize a pasta Meus Documentos no painel esquerdo, clique sobre ela com o botão direito e, no menu que se abrir, escolha a opção Renomear e digite o novo nome (preferencialmente curto e sem espaços).
Observação: Caso você mantenha um atalho para Meus Documentos no Desktop, troque também o nome do ícone respectivo (clique com o botão direito sobre ele, escolha Propriedades e digite nome que você escolheu no procedimento anterior).
2- Para que o novo nome apareça no alto das janelas "Salvar" ou "Salvar como" dos diversos programas que usam a pasta Meus documentos, clique novamente com o botão direito sobre o ícone da pasta (já renomeada) no Desktop, escolha a opção "Propriedades" e entre com o novo nome na caixa "Local da pasta de destino".
Feito isso, a pasta renomeada continuará como o local padrão para a gravação de arquivos de dados, sendo exibido com o novo nome tanto na Área de Trabalho quanto no Windows Explorer e nas janelas "Salvar" e "Abrir".
A propósito, se você seguiu nossa sugestão no sentido de dividir seu HD em duas ou mais unidades lógicas (assunto já abordado em diversas oportunidades, inclusive com o tutorial detalhado e sugestões sobre os aplicativos necessários para esse procedimento), convém também transferir a pasta Meus Documentos para a segunda partição. Dentre outras coisas, isso facilita o gerenciamento dos arquivos de dados e a realização de cópias de segurança (backups), além de manter a pasta incólume por ocasião de uma eventual reinstalação do sistema.
Para tanto, no XP, basta abrir o Windows Explorer, dar um clique direito sobre a entrada Meus documentos, escolher “Propriedades” e conferir o endereço na caixa de dados “Destino” (que, por padrão, é “C:\Documents and Settings\nome do usuário\Meus documentos”). O botão “Localizar destino” abre uma nova instância do Explorer com foco na pasta Meus documentos; “Mover” abre uma tela onde se pode definir outro local (inclusive em outra unidade que não a C:), e “Restaurar padrão”, como o próprio nome sugere, retorna a pasta para sua localização original.
Observação: Para tirar proveito dessa modificação, você deve salvar todos os seus documentos nessa pasta – ou por outra, utilizá-la como local de destino para salvar arquivos sempre que você clicar nos comandos “Salvar” ou “Salvar como” do menu “Arquivo” de qualquer programa. No caso de aplicativos da Microsoft, isso é padrão; em programas de terceiros, em sendo necessário, procure a entrada de menu (geralmente “Opções”) que permita configurar o diretório (pasta) onde serão salvos os arquivos e faça os respectivos ajustes (se não houver essa opção, sempre que for salvar um novo documento você terá de navegar até o drive D e informar a pasta desejada).
Tenham todos um bom dia.