terça-feira, 19 de abril de 2011

Favoritos/Bookmarks e AM-DeadLink

A Web distrai e abstrai: quando navegamos pela imensidão de páginas que ela disponibiliza, é comum nos darmos conta de que estamos visitando o Louvre, por exemplo, embora nossa intenção precípua fosse cotar preços de pendrives. Usuários mais “focados” até resistem a essa tentação e conseguem deixar tais dispersões para outra hora, mas se até lá o histórico de navegação já tiver sido apagado – coisa que é recomendável fazer ao final de cada sessão de navegação, por motivos de segurança –, aí a porca vai torcer o rabo.
A boa notícia é que os browsers oferecem um recurso mediante o qual é possível armazenar URLs como bookmarks (ou favoritos). No IE8, por exemplo, basta acessar a página desejada, clicar em FAVORITOS e em ADICIONAR A FAVORITOS.

OBSERVAÇÃO: Clique em ORGANIZAR FAVORITOS para visualizar a lista dos seus links e pastas; clique em qualquer pasta para expandi-la e ver os links que ela contém; crie novas pastas clicando em NOVA PASTA, digitando o nome desejado e pressionando ENTER; mova seus favoritos selecionando os links e arrastando-os para a posição desejada; renomeie qualquer link ou pasta selecionando-o(a), clicando em RENOMEAR, digitando o novo nome e pressionando ENTER; exclua qualquer link ou pasta selecionando-o(a), clicando em EXCLUIR e confirmando em SIM; classifique suas entradas em ordem alfabética dando um clique direito sobre qualquer uma delas e escolhendo a opção CLASSIFICAR POR NOME.

Convém ter em mente que alguns sites que você salva como favoritos podem deixar de funcionar, mudar de endereço ou simplesmente desaparecer do mapa, e testá-los de tempos em tempos, um a um, é uma tarefa trabalhosa e aborrecida. Então, a solução é instalar o freeware AM-DeadLink, que suporta diversos navegadores (IE, Chrome, Firefox, Opera, etc.) e ajuda a identificar e eliminar entradas duplicadas ou problemáticas.
Durante a instalação, escolha o idioma “Português-BR” (embora essa alteração possa ser feita também via menu Opções). Ao final, execute o programa, defina o navegador desejado (no canto superior esquerdo da interface), comande a busca (botão verde) e em questão de minutos você ouvirá um sinal sonoro e terá a lista completa de seus favoritos, com o status de cada um deles e outras informações importantes (caminho, pasta, tipo de erro, etc.).
As entradas problemáticas são grafadas em vermelho e podem ser excluídas diretamente, mas convém clicar em Bookmarks > Colocar Bookmarks com erro no topo da lista (para facilitar a análise) e tentar acessar os sites em questão a partir da pasta Favoritos do navegador (em alguns casos, o problema pode ser apenas uma indisponibilidade momentânea do servidor).
Para localizar entradas duplicadas, ainda no menu Bookmarks, clique em “Mostrar Bookmarks duplicados”; para mais informações, consulte a ajuda do programa.

Abraços e até amanhã.