quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

VÍRUS PARA ANDROID PODE INUTILIZAR SEU SMARTPHONE

AS MULHERES E AS CRIANÇAS PODEM SER DESCUIDADAS; OS HOMENS, NUNCA.

Diversas matérias publicadas aqui no Blog remetem a questões de segurança envolvendo o popular sistema operacional Android para smartphones e tablets, e esta dá prosseguimento ao tema alertando para uma praga digital (vulgar mas indevidamente chamada de “vírus”) que copia os arquivos para uma pasta especial, buscando evitar que o usuário solucione o problema com uma restauração do aparelho às configurações de fábrica.

De acordo com a empresa de segurança LOOKOUT, o Brasil ocupa a oitava posição entre os dez países mais afetados por pragas direcionadas ao festejado sistema operacional para dispositivos móveis do Google — perdendo apenas para os EUA, a Alemanha, o Irã, a Rússia, a Índia, a Jamaica e o Sudão.

O vírus em questão se vale de brechas de segurança do Android e infecta o aparelho quando o usuário baixa aplicativos falsos (daí a importância de fazer seus downloads a partir do Google Play ou de repositórios confiáveis, e mesmo assim ter em mente que isso não garante 100% de segurança). Assim que a instalação é finalizada, a praga exibe anúncios publicitários indesejados.

A LOOKOUT informa que a praga é “quase impossível de remover”, e embora não forneça instruções para os usuários infectados resolverem o problema, limitando-se a sugerir que eles procurem um técnico especializado ou adquiram um aparelho novo, disponibiliza gratuitamente um antivírus (que eu, particularmente, não conheço e, portanto, não posso atestar a eficácia da proteção que ele oferece). Para baixá-lo a partir da loja oficial do Google, basta seguir este link.

Abraços a todos e até a próxima.