quinta-feira, 8 de março de 2018

O “DIA D” DA LAVA-JATO


A despeito do que afirmam Gleisi Hoffmann e seus capachos, a prisão de Lula é uma possibilidade real e pode ser decretada já nas próximas semanas, tão logo o TRF-4 julgue os embargos declaratórios (preparem os rojões).

Numa matéria de 4 páginas assinada pela jornalista Laryssa Borges, a revista Veja desta semana (confira a chamada no site) especula como será esse dia histórico ― o planejamento operacional vem sendo mantido em sigilo para evitar vazamento de informações que prejudiquem o cumprimento da operação. 

A reportagem começa relembrando que, em 2016, ao ser conduzido coercitivamente para depor, o ex-presidente ameaçou “lembrar de cada um dos agentes” quando voltasse ao Planalto (essa cena mereceu destaque no filme Polícia Federal ― A Lei é Para Todos, onde Lula é interpretado por Ary Fontoura). Agora, passados dois anos, esse reencontro está prestes a se realizar, mas não da maneira imaginada por sua insolência.

Ainda segundo Veja, todo o efetivo da Superintendência da PF em Curitiba (350 agentes) estará de prontidão para trabalhar no dia da prisão. A PM também será mobilizada para conter eventuais protestos nas ruas e isolar as avenidas consideradas estratégicas para a segurança da operação, e a PF de Brasília já disponibilizou um jato para levar o petralha até Curitiba.

A hipótese mais provável é de Lula ser detido em sua cobertura no Residencial Hill House, em São Bernardo do Campo, mas é possível que a defesa do criminoso negocie com a PF outro local de rendição. O uso de algemas e de camburão está descartado.

Quanto à custódia, a definição ficará a cargo da Justiça. A carceragem da Superintendência da PF em Curitiba, apontada como a alternativa mais adequada para a custódia inicial, exigiria a reacomodação dos demais condenados em duas celas, deixando uma terceira exclusivamente para o ex-presidente.

O Complexo Médico-Penal de Pinhais, também na região metropolitana de Curitiba, tem alas para corruptos e criminosos do colarinho branco (e já abriga Eduardo Cunha, André Vargas, Sérgio Cabral, Aldemir Bendine, João Vaccari e outras estrelas do Petrolão). Embora 30% das vagas estejam desocupadas, acredita-se que Lula só irá para lá se ele for realmente cumprir a pena em Curitiba, já que em casos como o dele a lei faculta o cumprimento da sentença em local próximo aos familiares.

O Quartel-General do Exército e a Base Aérea do aeroporto de Bacacheri, também em Curitiba, não foram descartados, mas especula-se que serão evitados para não alimentar a tese abilolada de prisão política e o escambau.

Existem chances, ainda que remotas, de o STJ ou o STF conceder habeas corpus a Lula. E como o Brasil não é um país sério, não se pode descartar totalmente a possibilidade de uma liminar permitir que esse bandido dispute as eleições em outubro, embora isso fosse o mesmo que mandar às favas a Lei da Ficha-Limpa. Numa entrevista concedida à Folha na última quinta-feira, o demiurgo de Garanhuns disse que não fugirá do país nem se suicidará (ai, que dó!). Mas ele também diz que é inocente, que é vítima de um complô, e blá, blá, blá.

O bom de vivermos numa democracia, ainda que de galinheiro, é que cada um pode dizer o que bem entender e acreditar no que quiser.

A propósito, assistam. É imperdível!


Visite minhas comunidades na Rede .Link: