quarta-feira, 5 de setembro de 2018

iPHONE — COMO GANHAR ESPAÇO NA MEMÓRIA (PARTE 3)


A VERDADE É FILHA DO TEMPO, E NÃO DA AUTORIDADE.

Ao contrário da maioria dos smartphones Android, o iPhone não suporta o uso de cartão de memória, e como o uso de câmeras e do crescente leque de aplicativos aumenta consumo de espaço, donos de iPhones 16 GB não tardam a receber mensagens “de armazenamento quase cheio”.

Para não amargar queda no desempenho e poder continuar atualizando o sistema e os apps, a solução ideal seria trocar o aparelho por outro com maior capacidade, mas com a crise que está aí poucos podem gastar quase R$ 8 mil num iPhone X 256 GB

Uma alternativa mais em conta seria substituir o chip de memória original por outro de maior capacidade, mas isso não só demanda know-how e ferramental especializado, como requer a clonagem do número de série do chip de memória NAND Flash, já que a Apple trabalha com um software capaz de detectar se o hardware é “legítimo”. O que fazer, então?

A resposta está nas próximas linhas, tenha em mente que não se trata de uma solução, e sim de um simples paliativo. Confira.

Comece desinstalando os apps que você não usa ou usa pouco. Se seu sistema operacional estiver atualizado, basta você tocar em Ajustes, selecionar a opção Geral > Armazenamento do iPhone para visualizar detalhes sobre o consumo de espaço e identificar os apps mais “gulosos”. Feito isso, é só selecionar os que você quer remover e tocar na opção Apagar App — isso irá liberar o espaço usado por eles, mas os dados permanecerão salvos e serão restaurados quando e se os apps forem reinstalados (alguns programas nativos da própria Apple oferecem opções mais detalhadas, como é o caso do navegador Safari, que permite apagar de forma simples os dados de navegação).

Também é possível liberar espaço apagando as mensagens mais antigas, tanto enviadas quanto recebidas. Para isso, toque em Ajustes, procure o item Mensagens, selecione a opção Manter Mensagens e configure o sistema para apagar automaticamente as mensagens enviadas e recebidas (a cada 30 dias, um ano ou para sempre). Aliás, na tela configurações do iPhone existe um item que serve para otimizar fotos e vídeos salvos no aparelho. Quando ele está ativado, o sistema substitui automaticamente esses arquivos por versões de tamanho menor sempre que detectar falta de espaço na memória interna (para habilitá-lo, selecione Ajustes > Fotos > Otimizar no iPhone).

Salvar os arquivos mais volumosos na nuvem também é uma opção, mas só o faça se a dependência total de conexão com internet não for um problema para você (toque em Ajustes > Fotos e habilite o item Fototeca do iCloud — o recurso permite visualizar todo o conteúdo usando qualquer dispositivo da Apple). Alternativamente, baixe o Google Fotos e envie suas fotos para lá; adicionalmente, evite o acúmulo de arquivos recebidos pelo WhatsApp fazendo uma faxina semanal).

Continuamos na próxima postagem.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
http://informatica.link.blog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br/