sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

COMO EVITAR UPDATES PROBLEMÁTICOS NO WINDOWS 10 — Parte 4


PARA CADA FATO HÁ PELO MENOS TRÊS VERSÕES: A SUA, A MINHA E A VERDADEIRA.

Adicionalmente às dicas apresentadas nos capítulos anteriores, você pode evitar ser pego no contrapé por uma atualização malcomportada ou outra intercorrência que interfira na estabilidade do seu Windows pondo em prática as seguintes sugestões: 

— Desde a edição Millennium que o Windows dispõe de uma ferramenta chamada Restauração do Sistema, que você deve manter ativa e operante. Mesmo que não faça milagres (não é exatamente incomum essa ferramenta não funcionar quando mais se precisa dela), é uma opção a mais que o sistema oferece para se recuperar de uma falha decorrente da instalação malsucedida de drivers, patches malcomportados e mesmo aplicativos problemáticos (como os que embutem códigos maliciosos em seus arquivos de instalação). Ela cria backups das configurações do Registro e de outros arquivos essenciais ao funcionamento do computador tanto por demanda do usuário quanto em intervalos regulares e sempre que alguma modificação abrangente é procedida. Para saber mais sobre esse recurso e como utilizá-lo, reveja esta postagem.  

— Seu computador está rodando redondo? Então crie uma unidade de recuperação do sistema. Basta dispor de um HD externo ou pendrive com espaço livre suficiente para abrigar os arquivos de resgate, acessar as Ferramentas Administrativas do Windows, selecionar Unidade de Recuperação e seguir as instruções do assistente (mais informações e tutorial detalhado na sequência de postagens iniciada por esta aqui).

— Depois de concluir uma atualização abrangente do Windows 10, acesse o menu Iniciar, clique em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update e em Verificar atualizações. Instale todas as atualizações disponíveis, incluindo drivers atualizados.

— Um upgrade de build pode fazer o horário ativo do computador retornar à configuração padrão. Para conferir (e reajustar o horário de modo a evitar que uma nova atualização seja instalada e o sistema, reiniciado num momento pouco oportuno), siga as instruções do post anterior.

— Use a Cortana para criar um lembrete e exibi-lo toda segunda terça-feira de cada mês (Patch Tuesday da Microsoft). Assim, você poderá checar manualmente as atualizações e, se for o caso, adiar a instalação (detalhes na postagem anterior).
Dica: Abra o menu Iniciar, clique em Microsoft Store, depois nos três pontinhos acima e à direita da janelinha, selecione a opção Downloads e atualizações e atualize os apps e games que não estiverem up-top-date.

— A Central de Ações do Windows 10 exibe um painel com notificações quando você clica no ícone da barra de tarefas que fica à direita do relógio do sistema. Para ajustar suas configurações, clique em Iniciar > Configurações > Sistema > Notificações e ações e deslize para a direita os botões correspondentes às opções que você deseja ativar como uma ação.

— Não delete a pasta Windows.old logo depois que atualizar o build do Windows 10. Embora o conteúdo dessa pasta ocupe centenas de gigabytes no HDD, são esses arquivos que lhe garantem a possibilidade de reverter uma atualização problemática ou insatisfatória. Por conter arquivos temporários, a pasta em questão tende a desaparecer sozinha 30 dias depois da atualização. Caso isso não aconteça — ou se você você precisar se livrar dela antes, para liberar espaço no disco, por exemplo — rode o utilitário Limpeza do Disco. Para acessá-lo, abra o Explorador de arquivos, clique em Este computador, dê um clique direito sobre o ícone que representa a unidade em que o sistema se encontra instalado (geralmente C:), clique em Propriedades e no botão Limpeza de Disco. Aguarde a ferramenta calcular a quantidade de espaço que pode ser recuperada e, na janela que se abrir em seguida, pressione o botão Limpar Arquivos do Sistema, aguarde o novo cálculo, marque a caixa ao lado de “Instalações anteriores do Windows”, confirme em OK, clique em Excluir arquivos e aguarde a conclusão do processo (caso novas solicitações apareçam, clique nelas para prosseguir). 

Observação: Se você seguir os passos sugeridos e o utilitário de Limpeza do Disco não listar a pasta em questão, ela provavelmente já foi apagada. Mesmo assim, experimente recorrer ao CCleaner (clique aqui para saber mais sobre essa excelente suíte de manutenção). Abra o programa, clique em Limpeza > Windows e, no campo Avançado, marque a opção Instalação Antiga do Windows e pressione o botão Analisar. Concluída a análise, você verá o item Instalação antiga do Windows, seguido do tamanho da pasta e da quantidade de arquivos. Clique em Executar Limpeza e aguarde a conclusão do processo.

Era isso, pessoal. Espero ter ajudado. 

Bom feriadão a todos, um ótimo réveillon e um feliz 2019.