terça-feira, 22 de janeiro de 2019

RELÓGIO SEMPRE VISÍVEL NA ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 10

A GENTE MAL NASCE E COMEÇA A MORRER.

Andar com um relógio no pulso é mais um hábito (difícil de erradicar) do que uma necessidade real, sobretudo hoje em dia, quando qualquer celular dá a hora e a data com a precisão de um relógio atômico (desde que sincronizado automaticamente com o horário da operadora). 

Por outro lado, sempre há quem não abre mão de um relógio de grife, mesmo que raramente o utilize para consultar a hora. É mais uma questão de gosto — ou de ostentação; afinal, o preço de um modelo da Rolex com caixa e pulseira de aço passa de R$ 10 mil, e um Day-Date seminovo (para não dizer de segunda mão) como o da foto acima, custa quase R$ 130 mil. Mas só se vive uma vez, e se você pode se dar a esse luxo, faça-o. Mas tome cuidado com a bandidagem, que isto aqui não é Dubai.

Quem passa o dia (ou parte dele) trabalhando no computador conta com os préstimos do relógio do Windows, que desde as mais vetustas edições do sistema fica no canto direito da barra de tarefas e pode ser ampliado mediante um simples clique do mouse — quando então, além da hora, passa a mostrar o calendário do mês, os eventos agendados, etc. e tal; para configurá-lo mais a seu gosto, dê um clique direito sobre ele e clique em Ajustar data/hora.

Não é possível manter o relógio do sistema em exibição permanente. O que se pode é manter a barra de tarefas sempre visível, de maneira a consultar a hora mais facilmente, mas ocultá-la proporciona um ganho de espaço na área de trabalho, e cada centímetro conta quando a tela do monitor é pequena.

As edições anteriores do Windows contavam com uma barra de gadgets (mini aplicativos que proporcionam agilizam o acesso a diversos recursos) que incluía um relógio. Mas essa barra foi suprimida no Windows 10, de modo que o jeito é recorrer ao 8 Gadget Pack — para fazer o download a partir do site do fabricante, clique aqui.

Depois de instalar o programinha, repare que a barra de gadgets aparece automaticamente na área de trabalho, já com algumas opções disponíveis — dentre as quais o relógio. Clique no botão de + e uma janela com outras opções será exibida. Clique na opção desejada, arraste para a barra de gadgets e ficará disponível.

É certo que o visual desses gadgets não combina com do Windows 10, mas alguns deles continuam sendo úteis e práticos.

Observação: Acesse a Microsoft Store, digite relógio na caixa “Pesquisar”, clique na pequena lupa e você encontrará dezenas de opções de relógios, em sua maioria gratuitos, alguns com cronômetro, alarme e outras papagaiadas.

Se você quer que o relógio e o calendário do Windows 10 volte a ser exibido como nas edições anteriores do sistema, não deixe de ler a próxima postagem.