quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DE VOLTA À MEMÓRIA RAM — CONTINUAÇÃO


O PASSADO É HISTÓRIA, O FUTURO, UM MISTÉRIO.

Se seu computador está lento, a causa pode ser a memória RAM — ou da falta dela, mais exatamente. E se comprar uma máquina mais parruda ou partir para um upgrade de RAM não está nos seus planos de curto prazo, você pode minimizar esse desconforto removendo inutilitários e apps pouco usados. Aliás, diversos programas residentes podem perfeitamente ser substituídos por webservices, que rodam diretamente do navegador (dispensando, portanto, instalação e futura remoção), não ocupam espaço no disco nem consomem desnecessariamente recursos preciosos do sistema.

Observação: Todo programa residente (aquele que você instala) ocupa espaço no HDD — que é onde ele fica armazenado — e na RAM — que é onde ele é executado. Muitos fabricantes configuram seus produtos para pegar carona na inicialização do sistema (o que, por óbvio, faz o Windows demorar mais para carregar). Demais disso, uma vez iniciados, esses apps ficam rodando em segundo plano, consumindo ciclos do processador e espaço na memória física do sistema.

Aproveite o embalo e transfira para um pendrive, HD externo ou mídia óptica aquela monstruosa coleção de músicas e filmes que você só ouve ou assiste na véspera do dia de São Nunca e a montoeira de fotos que você guardou por alguma razão incerta e não sabida. Terminada a faxina, reinicie o computador, abra o Explorador de arquivos, clique em Este computador, dê um clique direito sobre o ícone que representa a unidade em que seu Windows está instalado (geralmente C:), clique em Propriedades e pressione o botão Limpeza de Disco

Depois que a ferramenta calcular a quantidade de espaço que pode ser recuperada, pressione o botão Limpar Arquivos do Sistema, aguarde o novo cálculo, marque as opções desejadas (ou todas elas), confirme em OK, clique em Excluir arquivos e deixe espere até o processo ser concluído (caso novas solicitações apareçam, clique nelas para prosseguir).

Ao final, torne a abrir o Explorador de arquivos, clique novamente em Este computador e dê um clique direito sobre a unidade do Windows, selecione em Propriedades, abra o separador Ferramentas e execute a verificação de erros e a desfragmentação da unidade.

Suítes de manutenção conceituadas — como os festejados Advanced System Care e CCleaner (clique aqui para acessar um comparativo que eu publiquei há cerca de 2 anos) — facilitam e agilizam esse serviço, podendo, inclusive, ser mais rápidos e eficientes que os utilitários nativos do Windows. Além disso, elas costumam oferecer recursos adicionais, como a limpeza e desfragmentação do Registro do Windows.

Segundo a Microsoft, o sistema não inclui utilitários para limpar e compactar o Registro porque não é recomendável utilizá-los, mas isso é controverso, como veremos numa abordagem dedicada. Na próxima postagem, veremos como limpar e até mesmo expandir a RAM sem precisar adicionar módulos de memória. Até lá.