segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

DE VOLTA À MEMÓRIA RAM — PARTE 4


SÃO OS VENCEDORES QUE CAVAM AS SEPULTURAS.

Vimos que o monitor de desempenho do Advanced System Care nos permite acompanhar o consumo de RAM em tempo real e liberar memória mediante um clique no ícone do foguetinho — que fica à esquerda da barrinha do monitor. No entanto, como ele é parte integrante da suíte e não pode ser instalado separadamente, a conclusão é óbvia. 

A boa notícia é que esse recurso é oferecido tanto na versão paga do Advanced System Care quanto na gratuita (para uso pessoal), e que esta última atende perfeitamente as necessidades da maioria dos usuários domésticos. Se, todavia, você preferir a versão comercial, sugiro instalar o Advanced System Care Ultimate 12, que acrescenta uma excelente ferramenta antimalware.

Se por algum motivo você preferir não instalar a suíte — e abrir mão de uma vasta gama de recursos pra lá de interessantes —, basta vasculhar a Web para encontrar dezenas “gerenciadores de memória”. Um bom exemplo é o Minimem, desenvolvido para moderar o apetite pantagruélico do Mozilla Firefox, mas que passou a atuar também nos demais aplicativos. Ele é gratuito, oferece opção de interface em português e roda no Windows 10/8.1/7/Vista de 32/64-bit (para fazer o download, siga este link). 

Outros gerenciadores dignos de nota são o Wise Memory Optimizer e o PGWare SuperRam, igualmente gratuitos e compatíveis com Windows 10, 8.1, 7, Vista e XP, tanto de 32 quanto de 64 bits (para mais informações e download, clique aqui e aqui), mas tenha em mente que eles não passam de meros paliativos, pois falta de memória se resolve instalando mais memória. Por outro lado, você pode obter resultados mais significativos ativando o ReadyBoost, que se vale de um pendrive ou cartão de memória para “ampliar” a RAM

Esse recurso foi introduzido no Windows Vista e mantido nas edições subsequentes, inclusive no Windows 10. Embora não faça milagres, ele proporciona resultados superiores aos da tradicional memória virtual, pelo simples motivo de a memória flash ser muito mais rápida do que o HDD eletromecânico.

Observação: Em linhas gerais, o ReadyBoost usa o espaço disponível no pendrive ou cartão de memória para aumentar o tamanho do cache do Windows (uma memória intermediária que armazena arquivos de forma inteligente, deixando-os prontos para utilização na hora oportuna), além de liberar a quantidade de memória RAM que era utilizada antes de você o implementar.

Para habilitar o ReadyBoost, você só precisa conectar o dispositivo removível numa portinha USB (no caso do pendrive; o cartão requer uma interface específica ou, na falta dela, um adaptador), abrir a pasta Este Computador (ou Computador, ou ainda Meu Computador, conforme a sua edição do Windows), dar um clique direito no ícone que representa a unidade removível em questão e clicar na aba ReadyBoost. Para usar todo o espaço disponível no drive, marque a Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost; para configurar manualmente o espaço a ser alocado, marque Usar este dispositivo e mova a barra deslizante para a direita, até que a janelinha exiba o espaço desejado. Ao final, é só clicar em Aplicar e em OK (vale reiniciar o computador, embora isso não seja exigido explicitamente).

O ReadyBoost funciona com qualquer tipo de memória flash (cartões SD, micro SD, pendrives e HDs externos), desde que suportem o padrão USB 2.0 (ou superior) e contem com pelo menos 1 GB de espaço livre. Melhores resultados serão obtidos se você formatar a unidade em NTFS, a menos que a capacidade seja inferior a 4 GB (caso em que você pode usar o sistema de arquivos FAT32, para saber mais sobre formatação de pendrives e sistemas de arquivos, reveja a sequência de postagens iniciada por esta aqui).

É possível usar até oito dispositivos de até 32 GB cada, já que o limite do ReadyBoost é de 256 GB note que esse limite é teórico, até porque seu PC dificilmente terá 8 portas USB livres, e o uso de hubs (multiplicadores) não é recomendável.

Para que haja um aumento significativo na performance do sistema, a Microsoft recomenda usar pendrives/SD Cards com capacidade de duas a quatro vezes maior que a quantidade de memória física instalada (ou seja, se seu PC tem 4 GB de RAM, use um pendrive/cartão de 16 GB).

Para saber mais sobre o ReadyBoost, clique aqui.