quinta-feira, 13 de junho de 2019

OS MELHORES ANTIVÍRUS PARA ANDROID


COMO SÃO MARAVILHOSAS AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEMOS BEM.

O aumento exponencial dos riscos que nos espreitam na Web leva-nos a questionar se o antivírus realmente oferece proteção eficaz, e infelizmente a resposta é não. Todavia, até que surja coisa melhor, o jeito é investir num arsenal de defesa responsável, que, além do antivírus propriamente dito, ofereça um firewall e seja capaz de barrar/neutralizar ameaças como spyware, rootkit, botnet, scareware, hijacker e afins.

Li certa vez na BBC (e acho até que cheguei a republicar) que um computador conectado à Internet sem qualquer proteção pode ser infectado em menos de 10 segundos. Na pesquisa, feita com um PC rodando o Windows XP e conectado em banda larga, o primeiro código malicioso que deu as caras foi o Sasser — um dos worms que mais rapidamente se espalhavam pela Web naquela época. Uma vez infectada, a máquina baixava uma série de programas a partir de sites suspeitos e passava a buscar outras máquinas para infectar. Em questão de minutos, 100% da capacidade de processamento da CPU era utilizada em tarefas relacionadas com algum tipo de malware.

Segurança absoluta é Conto da Carochinha, mas a insegurança aumenta significativamente quando não investimos em proteção. John McAfee, criador de um dos primeiros antivírus comerciais e fundador da empresa de segurança homônima, diz que essas ferramentas se baseiam numa tecnologia ultrapassada, que as soluções desenvolvidas pelos crackers para burlar a proteção são bem mais criativas e avançadas, e que, se e quando precisa acessar a Internet a partir de um smartphone, compra um aparelho (da Samsung), e troca por um novo quando volta a precisar.

John McAfee é um doido de pedra. Mas um doido de pedra que foi programador da NASA. É certo que ele foi demitido porque dormia sobre a mesa, depois de passar as manhã enchendo o rabo de uísque e cheirando intermináveis carreiras de cocaína. Que foi expulso da Northeast Louisiana State University por transar com uma de suas alunas, e da Univac de Bristol, no Tennessee, por vender maconha. Mas também é certo que, em 1986, quando soube que dois paquistaneses haviam criado aquilo que poderia ser considerado o primeiro vírus de computador, ele fundou a McAfee Associates, pensando, inicialmente, em desenvolver ferramentas antivírus e distribuí-las gratuitamente, mas o sucesso foi tamanho que, em 1991, todas as maiores empresas dos EUA usavam seu programa — pelo qual já era cobrada uma pequena taxa de licenciamento, que lhe rendia US$ 5 milhões por ano (para saber mais sobre a história do antivírus, siga este link). Detalhe: Em 2011, sua empresa foi vendida para a gigante Intel pela bagatela de US$ 7,7 bilhões.

Observação: Um estudo da FireEye dá conta de que 82% dos malwares desaparecem por completo depois de uma hora. Em média, 70% só existem uma vez. Assim, os gigantescos bancos de dados dos fabricantes dos antivírus são cemitérios de malwares que jamais afetarão os usuários. Daí a popularização da heurística na detecção de softwares mal-intencionados, que permite identificá-los a partir de seu comportamento, mas que, em contrapartida, consomem muitos recursos e apresentam resultados difíceis de interpretar.

Desde as mais priscas eras que o Windows é tido e havido como um sistema menos seguro do que o as distribuições Linux e o MacOS (que não são imunes ao malware, que isso fique bem claro). Mas a razão disso não tem a ver com qualidade, e sim com popularidade. O sistema da Microsoft abocanha quase 80% do seu segmento de mercado, ao passo que o OS X, da Apple, fica com 14% e as distribuições Linux, com 1,63%. Se você fosse um “programador do mal””, para qual deles direcionaria seus códigos maliciosos? Pois é. E a história se repete no âmbito dos dispositivos móveis, onde o Android lidera com 75% da preferência dos usuários de smartphones e tablets, contra 23% do iOS (dados da Statcounter Global Stats referentes a abril de 2019).  

Em números absolutos, existem bem menos pragas para dispositivos ultraportáteis do que para desktops e notebooks, em parte porque os celulares só se toraram “inteligentes” em 2007, quando Steve Jobs lançou o iPhone. Mas isso tende a mudar, considerando que mesmo numa republiqueta de bananas como a nossa — que no mês passado perdeu o posto de 7.ª economia do mundo para a Indonésia — há 220 milhões de celulares para uma população estimada em 207,6 milhões de habitantes.  

Engana-se quem acha que não é preciso se preocupar com a segurança digital de smartphones, sobretudo se o sistema for o Android, que é visado pela bandidagem não só devido a sua popularidade, mas também por ser um software livre, de código aberto. É fato que, ao longo do tempo, os antivírus se tornaram volumosos e lentos, sobretudo quando passaram a oferecer funções extras que nada têm a ver com a proteção antimalware. Por outro lado, volto a frisar que, enquanto não inventarem coisa melhor, o jeito é escolher uma boa ferramenta de proteção e usar e abusar do bom senso ao navegar na Web. 

Felizmente, não faltam opções, e as suítes gratuitas cumprem seu papel, embora exibam toneladas de propaganda (quando você não paga por um produto, é porque o produto é você). Para quem não leva um escorpião na carteira, a boa notícia é que os pacotes de segurança pagos custam bem menos para o Android do que para o Windows PCs, e mesmo as versões gratuitas vêm recheadas de recursos que vão além da pura e simples proteção contra o malware. Na avaliação feita pela AV-Test, o Sophos Mobile Security foi a que se saiu melhor na detecção de pragas em tempo real, além de oferecer recursos antirroubo, bloqueador de chamadas, navegação segura e outros mimos. Para detalhes da avaliação, clique aqui; para download diretamente do Google Play Store, clique aqui.

Kaspersky Lab também se saiu bem na detecção de pragas e oferece conjunto de recursos robusto, com bloqueio, limpeza e localização remotos do aparelho (úteis no caso de perda ou roubo), bloqueio de chamadas, filtragem de mensagens e navegação segura/proteção anti-phishing. Igualmente bem avaliado, o McAfee Mobile Security detectou malwares descobertos nas últimas quatro semanas (contadas a partir da data em que o teste foi realizado) em 100% das vezes e se saiu muito bem em relação à usabilidade. Dentre outros acréscimos interessantes, ele conta com ferramentas antifurto, bloqueio de chamadas, navegação segura com proteção contra phishing, otimizador de bateria, verificação de privacidade, bloqueio de aplicativos e a capacidade de salvar dados pessoais num cartão SD ou na nuvem. O ponto negativo, por assim dizer, é que ele não suporta todos os tipos de criptografia.

Para saber como se saíram os demais apps testados pela AV-Test, clique aqui.