quarta-feira, 26 de junho de 2019

UPDATE DE MAIO/19 DO WINDOWS 10 — COMO LIMPAR OS ARQUIVOS DE ATUALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)


A CIÊNCIA SEM A RELIGIÃO É MANCA; A RELIGIÃO SEM A CIÊNCIA É CEGA.

Se você seguiu os passos que eu sugeri no post anterior, deve ter recuperado algumas dezenas (ou mesmo centenas) de gigabytes no seu disco rígido. Veja agora como excluir os arquivos de atualização do Windows, lembrando que eles costumam ser apagados após 30 dias da atualização, e que esse prazo se destina a permitir que o usuário reverta o sistema status quo ante, no caso de ele não ficar satisfeito com a atualização ou ela ser mal sucedia. Portanto, a dica é: não “queime as caravelas” enquanto não estiver seguro que não vai precisar mais delas. Dito isso, sigamos adiante:

— Acesse o Menu Iniciar e selecione Ferramentas administrativas;

— Clique na opção Limpeza de disco, indique a unidade em que o Windows está instalado (geralmente C:), clique em OK e aguarde.

— Quando a tela da Limpeza de Disco para OS (C:) for exibida, localize na lista a opção Instalação(ões) anterior(es) do Windows (ou Limpeza do Windows Update), assinale a respectiva caixa de verificação e clique em OK.

Observação: Se a opção em questão não aparecer, pressione o botão Limpar arquivos do sistema,  veja se agora ela figura na lista. Se não figurar, é porque se passaram mais de 30 dias desde o update os arquivos de atualização já foram excluídos automaticamente.

Outra maneira — que eu recomendo usar somente se nada mais funcionar — é teclar Win+R, digitar %Windir%\SoftwareDistribution na caixa de diálogo do menu Executar, clicar em OK, selecionar todo o conteúdo da pasta que se abrirá em seguida e pressionar a combinação de teclas Shift+Del. Feito isso, volte ao menu Executar, digite CMD na caixa de diálogo, clique em OK e, na tela do prompt, execute os seguintes comandos (um de cada vez e nessa ordem):

TAKEOWN /f Windows.old /a /r

attrib -r -a -s -h C:\Windows.old /S /D

RD /s Windows.old (na mensagem que será exibida, confirme pressionando a tecla S)

Ao final, reinicie o computador.

Note que é bem mais fácil é recorrer ao CCleaner (clique aqui para saber mais sobre essa excelente suíte de manutenção, que, mesmo na versão gratuita, é uma mão na roda). Na janela principal da ferramenta, clique em Limpeza > Windows e, no campo Avançado, marque a opção Instalação Antiga do Windows e pressione o botão Analisar. Concluída a análise, você verá o item Instalação antiga do Windows, seguido do tamanho da pasta e da quantidade de arquivos. Clique em Executar Limpeza e aguarde a conclusão do processo.