quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CONHEÇA MELHOR SEU PC — CONTINUAÇÃO


A IDEIA DE QUE DEUS É UM GIGANTE BARBUDO DE PELE BRANCA SENTADO NO CÉU É RIDÍCULA. MAS SE, COM ESSE CONCEITO, VOCÊ SE REFERIR A UM CONJUNTO DE LEIS FÍSICAS QUE REGEM O UNIVERSO, ENTÃO CLARAMENTE EXISTE UM DEUS. SÓ QUE ELE É EMOCIONALMENTE FRUSTRANTE: AFINAL, NÃO FAZ MUITO SENTIDO REZAR PARA A LEI DA GRAVIDADE.

O que se convencionou chamar de microcomputador (ou PC) é a combinação de dois subsistemas distintos, conquanto interdependentes: o hardware e o software. Por hardware, entenda-se o conjunto de componentes físicos — placa de sistema, placas de expansão, processador, memórias, gabinete, etc., além de periféricos como monitor de vídeo, teclado, mouse, entre outros — e por software, o sistema operacional e os aplicativos (além de programas de baixo nível como drivers de dispositivo, firmwares e outros).

Antigamente, os veteranos costumavam dizer aos novatos que hardware era tudo aquilo que eles podiam chutar, e software, aquilo que eles só podiam xingar, mas isso já é outra história.

Como em qualquer "conjunto" — seja uma banda, uma orquestra ou um PC — o desempenho individual influencia, positiva ou negativamente, a performance global. No caso específico do computador, esse conceito tem mais a ver com o hardware que com o software, mas isso não quer dizer que o sistema e os programas não tenham sua parcela de responsabilidade.

Por mais habilidoso que seja o maestro, músicos desafinados e desentrosados dificilmente produzirão um bom espetáculo, da mesma forma que uma CPU de ponta só exibirá seu "poder de fogo" com a contrapartida de um SSD responsável e fartura de memória (claro que os demais componentes também contam, só que em menor escala).

Por outro lado, um processador mediano pode se sair bem se contar com muita memória RAM e um HDD (drive eletromecânico ultrapassado, mas bem mais acessível que os modelos baseados em memória flash) de preço acessível, mas espaçoso e veloz. A conclusão que se tira é que, a menos que dinheiro não seja problema, melhor investir numa máquina de configuração mediana, mas equilibrada (como diziam os antigos, in medio stat virtus), do que num modelo com processador de ponta, mas com pouca memória e HDD chinfrim.

Amanhã trataremos do software.