terça-feira, 5 de novembro de 2019

SMARTPHONE COM PROBLEMAS? VEJA O QUE FAZER ANTES DE REINSTALAR O SISTEMA OU PROCURAR A ASSISTÊNCIA TÉCNICA


O TEMPO DEVORA TODAS AS COISAS.

Como qualquer máquina, o computador está sujeito a panes. Ou duplamente sujeito, já que é formado por dois elementos distintos (o hardware e o software), e ambos podem causar lentidão, mensagens de erro, travamentos etc.

Identificar o causador do problema é importante. Se seu carro falha devido ao mau funcionamento de uma vela de ignição, por exemplo, você só a substituirá quando — e se — descobrir que ela é a vilã da história. Em dispositivos computacionais, porém, em muitos casos é possível recolocar o bonde nos trilhos simplesmente reiniciando o sistema. Se a aparelho voltar a funcionar normalmente depois de ter sido desligado e religado (saiba mais sobre esse "milagre" nesta postagem), você terá poupado tempo e trabalho.

No caso específico do smartphone — que, em última análise, é um computador ultraportátil —, uma dica elementar, mas que pode salvar a pátria se a reinicialização não resolver, é desligar o aparelho, remover a bateria e o SIM Card (o cartãozinho da operadora).

Às vezes, basta aguardar um ou dois minutos, recolocar os componentes em seus devidos lugares e tornar a ligar o telefone. Mas já que você está com a mão na massa, passe uma borracha (daquelas de apagar lápis) no microchip do SIM Card (aquele quadradinho com textura metálica e cor dourada). Aliás, isso vale também para trilhas de contato de módulos de memória e de placas de expansão do PC, por exemplo.  

Ao manusear o SIM Card ou qualquer componente que tenha trilhas de contato, evite tocar diretamente a parte dourada. Além do risco de descargas eletrostáticas — que é real, como você pode conferir nesta postagem —, o suor e a gordura dos dedos podem "isolar" o contato e comprometer o funcionamento do componente.

Como é sempre melhor prevenir do que remediar, envolva os dedos num paninho antiestático (aqueles de microfibra, usados para limpar lentes de óculos, servem perfeitamente) para segurar o cartãozinho e, depois de passar a borracha, use um pincel macio para remover eventuais resíduos (que são mais comuns nas trilhas de contato de placas e módulos, mas enfim...). Feito isso, reinstale o cartão e a bateria e religue o celular.

Com esse procedimento simples e rápido, o Wi-Fi do meu smartphone voltou a funcionar depois de, sem nenhum motivo aparente, exibir uma mensagem de que a rede havia sido conectada, mas sem acesso à Internet. Se não esse "truque"  não resolver o seu problema, reverta o celular às configurações de fábrica.

Nos modelos que utilizam o sistema Android, toque no ícone de engrenagem (Configurações), selecione Backup e reset e escolha a opção redefinir dados de fábrica. Nas versões 4.0 e anteriores, pressione Menu a partir da tela inicial, selecione Configurações > Privacidade > Restaurar configurações de fábrica, role a tela de aviso até o final e selecione Redefinir telefone.

Era isso, pessoal. Espero ter ajudado.