sexta-feira, 3 de junho de 2022

DO ÁBACO AO SMARTPHONE

EXISTEM TRÊS MANEIRAS DE FAZER AS COISAS: BOAS, RUINS E COMO EU FAÇO.

O ábaco surgiu há mais de 3 mil anos e é considerado o antepassado mais remoto do computador. O primeiro computador eletrônico de grande escala foi o ENIAC, com 30 toneladas e 18 mil válvulas (que precisavam ser substituídas à razão de uma a cada dois minutos). A geringonça realizava apenas 5 mil somas, ou 357 multiplicações, ou 38 divisões simultâneas por segundo (um desempenho impressionante para a época), mas seu armazenamento era suficiente apenas para manipular os dados envolvidos na tarefa em execução, de modo que qualquer modificação exigia que os programadores corressem de um lado para outro da sala, desligando e religando centenas de fios.


Os primeiros computadores totalmente transistorizados foram os IBM 1401 e 7094, que surgiram entre o final dos anos 1950. Em 1964, a TEXAS INSTRUMENTS criou circuito integrado (composto por conjuntos de transistores, resistores e capacitores); na década seguinte, a INTEL agrupou vários circuitos integrados num único "microchip", propiciando a construção de equipamentos de pequeno porte, como o PET 2001 — lançado em 1976 e tido como o primeiro microcomputador pessoal — e os Apple I e II — este último já com unidade de disco flexível.

 

O Windows surgiu em 1985, inicialmente como uma interface gráfica baseada no MS-DOS. Dez anos depois, quando os PCs já eram relativamente populares, a Microsoft o transformou em sistema operacional autônomo — ou quase isso, já que o DOS continuou atuando nos bastidores até 2001, quando o WinXP (desenvolvido a partir do kernel do WinNT) cortou o cordão umbilical. 


Inicialmente, os desktops eram a regra e os laptopsum sonho de consumo de muitos, mas acessível a poucos, mas acabaram se tornando a opção primária dos usuários, já que podem substituir o desktop e ser usados em trânsito. Em 2007, Steve Jobs revolucionou o mercado da computação pessoal com o iPhone — que não foi o primeiro celular capaz de conectar a Internet, mas se tornou o divisor de águas entre os dumbphones de até então e os smartphones de a partir de então. Atualmente, mesmo num país terceiro-mundista como o nosso há dois dispositivos digitais por habitantequase 250 milhões de celulares ativos.  

 

Resumo da ópera: milhares de anos separam a invenção do ábaco do surgimento dos gigantescos mainframes, mas, a partir de então, bastaram algumas décadas por os computadores pessoais serem criados, encolherem de tamanho, diminuírem de preço, crescerem em poder de processamento, gama de recursos e funções e se tornarem ultraportáteis e indispensáveis. Mas nem tudo foram flores nesse jardim.


Continua...