segunda-feira, 30 de junho de 2014

COMO DEFINIR SEU PLANO DE FUNDO

QUEM NÃO APOSTA NO FUTURO ESTÁ FADADO A MORRER NO PASSADO.

Jogo difícil no tempo regulamentar, com momentos favoráveis a cada uma das seleções – e alguns atos relapsos da arbitragem, para se dizer o mínimo.
Ao final, o Brasil mandou o time chileno para casa nos pênaltis, coisa que, convenhamos, está mais para roleta russa ou loteria do que para uma vitória que justificasse rojões, cornetas e o escambau. Enfim, vamos ver o que nos reserva a próxima partida.

Como dito na postagem da última sexta-feira, qualquer imagem salva no computador ou hospedada na Web pode ser usada como papel de parede, bastando para tanto dar um clique direito sobre ela e escolher Definir como plano de fundo da área de trabalho. Caso seja necessário fazer ajustes adicionais, é só abrir o mini-aplicativo Vídeo do Painel de Controle, selecionar a opção Alterar plano de fundo da área de trabalho e, no campo Posição da imagem, clicar na setinha à direita, testar cada uma das opções disponíveis e manter a que melhor lhe aprouver.

Observação: Quem optar por ter uma imagem ajustada ou centralizada como plano de fundo (mais detalhes no item 2 do tutorial publicado no post anterior) poderá também emoldurá-la com uma cor de fundo. Para tanto, no campo Posição da imagem, basta clicar em Ajustar ou Centralizar, em Alterar cor de plano de fundo, escolher uma cor (ou criar um tom personalizado) e confirmar em OK.

Se a imagem estiver hospedada na Web e seu navegador for o IE ou o Firefox, dê um clique direito sobre ela e, no menu suspenso, escolha Definir como tela de fundo. Já se você usa o Chrome, clique em Copiar, cole a dita-cuja no Paint, salve-a na área de trabalho, dê um clique direito sobre ela e então clique em Definir como plano de fundo da área de trabalho. Se quiser utilizá-la para outro fim, envie-a para sua pasta Imagens, se não, pode despachá-la para a Lixeira sem problema algum.

Observação: Os formatos suportados são .BMP, .GIF, .JPG, .DIB e .PNG, mas o .JPG proporciona o melhor custo benefício - a não ser que a ideia seja imprimir a imagem em papel. A figura do por do sol visto do espaço que ilustra esta postagem, por exemplo, ocupa 1,05 MB no formato .BMP e apenas 28,9 KB no .JPG, mas as diferenças serão imperceptíveis a olho nu se você for utilizá-las como como plano de fundo, enviá-las por email ou mesmo publicá-las na Web..

O Seven disponibiliza por padrão um portfólio de paisagens relacionadas com o país que o usuário (ou o integrador, ou ainda o fabricante do computador) declarou como seu “de origem” durante a instalação do sistema, mas basta teclar Windows+R  e digitar C:\Windows\Globalization\MCT na caixa de diálogo do menu Executar para ampliar sua gama de opções a partir dos arquivos correspondentes aos demais países. Aliás, Web também é um manancial caudaloso de wallpapers, mas antes de se aventurar a navegar por águas desconhecidas, explore a Galeria de Personalização do próprio Windows, no site da Microsoft.

Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.

Em tempo: Não deixe de assistir ao vídeo a seguir. É longo, mas vale a pena:


sexta-feira, 27 de junho de 2014

SUTILEZAS do PLANO DE FUNDO do SEVEN, JOAQUIM BARBOSA e Humor de Sexta-feira.

O LOCAL EM QUE SE JOGAVA FUTEBOL ERA ESTÁDIO; AGORA É ARENA, MODA QUE NÃO NASCEU NO BRASIL – FOI IMPORTADA E AQUI OFICIALIZADA PELA PODEROSA FIFA. A TRUCULÊNCIA ROMANA VENCEU A GRAÇA GREGA, UM ESPELHO DOS NOSSOS TEMPOS (Roberto Pompeu de Toledo).

Embora exerça funções meramente cosméticas, o Plano de Fundo da área de trabalho do Windows é um dos primeiros elementos que a maioria dos usuários do sistema personaliza. No entanto, muita gente não sabe que qualquer imagem salva no computador ou publicada na Web pode ser usada para esse fim – sem mencionar cores sólidas, figuras emolduradas, apresentações de slides e clipes de vídeo, que ampliam ainda mais a gama de opções.

Observação: Usar ou não um wallpaper fica a gosto do freguês, até porque a quantidade de RAM que equipa os PCs atuais torna desprezível o impacto de uma imagem rebuscada decorando a tela, ainda que em alta resolução. Entretanto, até o lançamento do SP1, o Seven sofria um retardo de 7 a 30 segundos na inicialização se uma cor sólida fosse usada como papel de parede (caso seja necessário instalar o hotfix isoladamente, clique aqui e siga as instruções da Microsoft).

Para modificar o plano de fundo da sua área de trabalho no Seven, faça o seguinte:

1 – Abra o mini-aplicativo Vídeo do Painel de Controle, clique no link Alterar plano de fundo da área de trabalho e, em Local da imagem, explore as diversas opções exibidas no menu suspenso. Se nenhuma delas lhe agradar, clique em Procurar para vasculhar os demais diretórios, localize a foto ou figura desejada, dê um clique direito sobre ela e escolha Definir como plano de fundo da área de trabalho.

2 – No campo Posição da imagem, clique na setinha à direita, teste as opções de dimensionamento disponíveis (preencher, ajustar, estender, lado a lado e centro), selecione a que mais lhe agradar e clique em Salvar alteraçõe.

3 – Para emoldurar uma imagem (ajustada ou centralizada), clique em Posição da imagem, em Ajustar ou Centralizar e em Alterar cor de plano de fundo. Feito isso, selecione a cor desejada e confirme em OK.

ObservaçãoPor razões incertas e não sabidas, o Windows 7 Starter vem com um único plano de fundo e não disponibiliza meios de modificá-lo sem a edição manual do Registro (que eu não recomendo) ou mediante aplicativos de terceiros, como o freeware StarterBackground Changer (para instruções sobre como utilizar o programa, clique aqui).

Cumpre salientar que a adequação de uma imagem à tela depende da resolução de ambas. Na tela de 15.6 polegadas do meu note, por exemplo, arquivos .JPG de 640 x 480 pixels preenchem todo o espaço com nitidez e riqueza de detalhes, embora a resolução da maioria dos wallpapers nativos do Windows seja de 1920 x 1200 pixels.
Note também que, por razões incertas e não sabidas, o Windows 7 Starter vem com apenas um plano de fundo e não disponibiliza meios de modificá-lo sem a edição manual do Registro (que eu não recomendo) ou mediante aplicativos de terceiros, como o freeware StarterBackground Changer (para instruções sobre como utilizar o programa, clique aqui).

Observação: Amanhã a seleção brasileira enfrenta a do Chile às 13h00m. Vamos ver que bicho dá.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha de final de semana:

FRASES DE PARA-CHOQUES DE CAMINHÃO:

1-  Já cheirei Coca... É igual a Pepsi.

2 -  Ladrão que rouba ladrão vive em Brasília

3 -  As mulheres perdidas são as  mais procuradas.

4 -  Como é difícil se livrar de uma mulher fácil.

5 -  Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris.

6 -  Duas coisas que aprecio: cerveja gelada e mulher quente.

7  - Enquanto não encontro a mulher certa, divirto-me com as erradas.

10 - Mais vale chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro.

11 - Melancia grande e mulher muito boa, ninguém come sozinho.

12 - Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador.

13 - Não roube! O governo detesta concorrência

14 -O chifre é como consórcio. Quando menos espera, você é contemplado.

Para concluir;


Para finalizar, veja mais esta pérola da política nacional:



Continuamos na segunda-feira, pessoal; abraços a todos e até mais ler.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

SCREENSAVER (PROTEÇÃO DE TELA)

O PIOR SOBRE OS QUE SE JULGAM DONOS DA VERDADE É QUE, QUANDO TÊM QUE DEMONSTRÁ-LA, NÃO ACERTAM UMA.

Nos monitores CRT – bem como nas TVs de tubo e telas de plasma –, a exibição prolongada de imagens estáticas propicia o surgimento de marcas indeléveis (burn-in), razão pela qual o Windows dispõe tradicionalmente de um recurso conhecido como proteção de tela – na verdade um arquivo executável de extensão .SCR que escurece a tela ou, mais comumente, altera ou move ininterruptamente o seu conteúdo.
Para configurar o recurso em questão, acesse o Painel de Controle, dê duplo clique no ícone Vídeo e em Alterar proteção de tela. Na janela que se abrir, vá até o campo Proteção de tela, clique na setinha para baixo e confira as opções disponíveis na pequena representação gráfica do monitor. Depois de escolher a que mais lhe agradar, clique em Configurações para fazer ajustes adicionais (note que nem todas as opções suportam esses ajustes) e em Visualizar para apreciar o resultado em tela cheia. Mova o mouse ou pressione qualquer tecla para sair e, se estiver satisfeito, use o campo Aguardar para ajustar o tempo de ociosidade (de 1 a 9999 minutos) que o programinha deve aguardar antes de entrar em ação.
Monitores LCD são imunes ao burn-in e, portanto, dispensam a proteção de tela, embora você possa utilizá-la com propósitos meramente decorativos ou como medida de proteção contra abelhudos – para tanto, ainda na janela das Configurações de Proteção de Tela, marque a caixa Ao continuar, proteger com senha e clique em Aplicar e em OK (nesse caso, o acesso ao computador será bloqueado quando a proteção de tela entrar em ação e liberado somente mediante a senha de logon).

Observação: Note que se o seu PC estiver configurado para fazer o logon automaticamente, não será possível habilitar a senha da proteção de tela

Também é possível usar suas fotos como proteção de tela. Basta selecionar a opção Fotos (no campo Proteção de Tela, clicando na setinha para baixo) e clicar em configurações para fazer os ajustes necessários (indicar a pasta onde se encontram as fotos, ajustar o tempo de troca dos slides e definir a exibição em ordem aleatória). Demais disso, você pode baixar proteções de tela a partir de sites da Web, mas tome cuidado com a origem desses arquivos, até porque, na condição de executáveis, os screensavers podem embutir vírus, spyware e outros tipos de malware.
Para concluir, vale lembrar que podemos usar clipes de vídeo como proteção de tela, mas, para não espichar demais esta postagem, veremos isso em outra oportunidade.

Antes de encerrar, vejam esse trecho do programa RODA VIVA onde Aécio Neves dá uma prévia do seu primeiro ano de governo, caso seja eleito presidente (http://youtu.be/30QQjRFP3VI):


Vejamos agora o que vai dar no jogo das 17h, no Itaquerão, entre Coréia e Bélgica.
Abraços a todos e até amanhã.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

DOMINE UM IDIOMA ESTRANGEIRO DE FORMA SIMPLES E DIVERTIDA COM O DIGITAL DIALECTS.

SE FECHARMOS A PORTA A TODOS OS ERROS, TAMBÉM A VERDADE FICARÁ DE FORA.

Dominar um idioma estrangeiro como um nativo exige passar anos num país onde ele seja falado e “esquecer” o português – se você mantiver contatos freqüentes com amigos brasileiros e usar sua língua natal, o aprendizado será bem mais demorado.
Caso você tenha uma noção básica da linguagem na qual pretende se aprimorar, experimente praticá-la com auxílio do site http://digitaldialects.com/, que oferece uma ampla gama de opções, facilita o aprendizado de palavras, frases e expressões idiomáticas, ajuda a melhorar a pronúncia e a testar seus conhecimentos através de jogos divertidos.

OBSERVAÇÃO: Antes de decidir para qual país viajar, acesse www.earth.com e, com o auxílio de miríades de câmeras espalhadas por ruas, parques e outros logradouros, acompanhe em tempo real o que acontece nos quatro cantos do mundo.

Havendo tempo, assistam aos clipes a seguir (não deixem de ver os dois).



Um bom dia a todos.

terça-feira, 24 de junho de 2014

VIAGEM À LUA COM O AROUNDER

ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA.

Viagens turísticas pelo espaço sideral são sonhos que prometem se tornar realidade dentro de poucos anos. A Virgin Galactic, do bilionário excêntrico Richard Branson, promete ser a primeira empresa a realizar vôos turísticos suborbitais e, se nada mudar, o primeiro vôo deve ocorrer em agosto de 2014. Sua nave – a Space Ship Two – é mais segura do que um ônibus espacial porque decola acoplada a um avião e só aciona seus motores em grande altitude, quando do desacoplamento, o que reduz os riscos de explosão no lançamento – que é o momento crítico numa missão espacial. O controle fica a cargo de dois pilotos e a lotação é de seis passageiros.
 Os passeios duram cerca de uma hora e meia – com sete minutos no espaço, em ambiente de microgravidade e visão privilegiada do nosso planeta.
Interessado? Então entre na fila: até o final do ano passado a empresa já havia vendido mais de 600 passagens (ao preço unitário de US$ 250). Achou salgado? Então experimente ir até a Lua com o Arounder, que proporciona tours virtuais imperdíveis, com fotos panorâmicas de 360º. Basta clicar em Destination e, no campo Universe, clicar em Moon (Lua).
Não deixe de rotacionar as imagens (melhor ainda em tela cheia) e, ao final, explorar Mars (Marte) e os demais destinos que, embora fiquem aqui na Terra mesmo, são simplesmente imperdíveis.

Aproveitando o embalo, veja o que acontece quando se ferver um refrigerantes - e pense duas vezes antes de voltar a consumir essa beberagem  (http://youtu.be/KD8YKS7mUaA):


Boa diversão.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

INSEGURANÇA DIGITAL – NOVA FORMA DE ABORDAR UM VELHO TEMA.

Junta médica é uma reunião que os médicos fazem, nos últimos momentos de nossa vida, para dividir a culpa.

Se uma imagem vale por mil palavras, o quê dizer de um filme?
Eis aí uma boa pergunta - para a qual, infelizmente, eu não tenho resposta. Entretanto, se você já está de saco cheio de de ler minhas postagens sobre (in)segurança digital, não deixe de assistir ao clipe a seguir, criado pela Dona Microsoft. Depois, não deixe de me contar o que achou.





Se não conseguir acessar o vídeo, clique no link http://youtu.be/OAyL6c3qEJQ.

Em tempo: Para evitar que se repita hoje o que ocorreu no último dia 17 (mais de 300 km de congestionamento registrados pela CET em Sampa, às 15h ), nosso ilustre prefeito achou por bem decretar feriado municipal (palmas para ele), mas a proposta não foi aprovada pelos vereadores (que certamente não se darão ao trabalho de sair de casa, já que hoje teremos quatro embates, incluindo o do Brasil x Camarões, no finalzinho da tarde).
Como paliativo, nosso alcaide resolveu expandir o horário do rodízio (será das 7h às 20h para veículos com finais de placa 1 e 2), decretou ponto facultativo para todo o funcionalismo (salvo serviços essenciais) e suspendeu as aulas nas escolas municipais.
Vamos ver se isso será suficiente para evitar que o caos da abertura do Mundial se repita.

Mudando de pato para ganso, vou aproveitar este espaço para reafirmar minha admiração pelo ilustre J. R. Guzzo – diretor editorial do grupo EXAME e colunista das revistas EXAME e VEJA, além de integrante do Conselho Editorial da Ed. Abril – cuja coluna, parafraseando um bordão da própria revista – é indispensável para o país que queremos ser. Feita essa introdução, transcrevo abaixo o texto publicado na edição 2378, do último dia 18.
  
SÓ UM INTERVALO
Um jogo de futebol, mesmo um jogo de abertura de Copa do Mundo e com o time brasileiro em campo, é apenas um jogo de futebol. Para a maioria da população brasileira, as aflições da luta diária e silenciosa pela sobrevivência são bem maiores, na prática, do que qualquer tristeza esportiva; ninguém tem tempo para ficar chorando quando é preciso encarar, logo na madrugada seguinte, três horas de ônibus, metrô e trem para ir até o trabalho. O ex-presidente Lula pode achar que é uma "babaquice" pensar em transporte público de primeira classe para quem vive na terceira, nesta bendita Copa que inventou de trazer para o Brasil sete anos atrás. Pode achar o que quiser, mas não vai aliviar em um grama a selvageria imposta à população para que ela exerça seu direito constitucional de ir do ponto A ao ponto B – e muitos outros prometidos em troca dos 30 bilhões de reais que custará a Copa mais    cara    da    história, num país onde a classe média começa nos 290 reais de renda por mês. Do mesmo modo, as alegrias da vitória são apenas momentos que brilham, depois de leve oscilam, e se desfazem num prazo médio de 48 horas.

A vitória do Brasil sobre a Croácia por 3 a 1, em sua estreia na mais grandiosa e emocionante disputa esportiva do planeta, foi um desses momentos que valem enquanto duram. Não garante nada, é claro, numa competição de alpinismo em que cada passo rumo ao topo é mais difícil que o passo anterior; garante mais, em todo caso, que uma derrota. Mas para a vida do Brasil e dos brasileiros é apenas um intervalo que não muda nada—justamente numa hora em que é urgente mudar tanto. É urgente porque o Brasil se encontra, neste mês de junho de 2014, em estado de desgoverno. A questão, a esta altura, não é dizer que o governo da presidente Dilma Rousseff tem tudo para ficar entre os piores que o país jamais teve. Isso muita gente, e cada vez mais gente, já está cansada de saber — segundo a última pesquisa do Pew Institute, organização americana de imparcialidade e competência indiscutíveis, mais de 70% dos brasileiros estão hoje descontentes com o governo; eram 55% em 2013. Esse nível de frustração, segundo o instituto, "não tem paralelo em anos recentes" Que mais seria preciso dizer? O problema real, seja qual for o resultado final da Copa, é que o governo federal deixou de existir como autoridade responsável; traiu os eleitores, suprimindo o seu direito de ser governados sob o império da lei, e passou a agir no mundo da treva. Não se sabe se os donos do poder estão sonhando em arrastar o Brasil para uma aventura totalitária. Mas certamente dão a impressão de quererem algo muito parecido com isso.

Lula, Dilma, o PT e as forças postas a seu serviço não aceitam, por tudo o que dizem e sobretudo pelo que fazem, a ideia de perder a eleição presidencial de outubro. Por esse objetivo, mandaram a governança do país para o diabo e empregam 100% de suas energias, sua capacidade de cometer atos ilegais e seu livre acesso ao dinheiro público para impedir que a massa dos insatisfeitos possa eleger para a Presidência qualquer candidato que não se chame Dilma Rousseff. Uma greve ilegal e abusiva dos agentes do metrô de São Paulo, armada na zona escura dos apoios clandestinos ao governo, fez algo inédito: montou piquetes para impedir que os passageiros chegassem aos trens — dentro da estratégia de impor a desordem nos serviços públicos paulistas e, com isso, prejudicar candidatos da oposição. Um decreto da presidente criou, e quer tornar efetivos, uns "conselhos populares" com poderes e competências acima dos do Congresso Nacional e do Judiciário. Num país com 55000 assassinatos por ano, o governo nega aos cidadãos o direito fundamental à vida, ao tornar-se cúmplice dos criminosos com sua tolerância máxima ao crime — em quase doze anos de governo, Lula e Dilma não disseram uma única palavra contra esse massacre, e muito menos tomaram a mínima providência a respeito. Ambos tiveram, ou compraram, o apoio de 70% do Congresso; o que fizeram de útil com essa imensa maioria? Zero. Ela foi usada apenas para impedir investigações sobre seus crimes, como na espetacular sequência de escândalos na Petrobras, por exemplo, e encher o PT e seus aliados com empregos públicos, verbas e oportunidades de negócio. O uso sistemático da mentira tornou-se a forma mais praticada de ação política. A presidente da República não fala ao público na abertura da Copa — fica num discurso pré-fabricado de elogio a seu governo. Um Brasil como esse perde se perder e perde se ganhar.

Agora é aguardar a hora do jogo e ver que bicho dá.
Tenham todos uma ótima segunda-feira.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

VÍDEOS INTERESSANTES E HUMOR DE SEXTA-FEIRA

DEUS ESTÁ NAS COINCIDÊNCIAS.

Contrariando minha decisão anterior - sobre  a qual eu lhes dei conta na postagem da última quarta-feira -, resolvi postar nesta sexta mais alguns vídeos interessantes, além da tradicional piadinha de final de semana, já que acabei me esquecendo de antecipá-la.





Se não conseguir visualizar, experimente clicar no link http://youtu.be/GQqdW4zRi9s.


Se não conseguir visualizar, experimente clicar no link http://youtu.be/30QQjRFP3VI


Se não conseguir visualizar, clique no link http://youtu.be/39SfZqF1y1c.


Se não conseguir visualizar, clique no link http://youtu.be/ZJk3kGXA4qg.

E mais este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=DqJ0kF1_oL0&list=RD8FZM5mLvsOc&feature=share.


Ao entrar em um motel com o amante, uma advogada depara com seu marido  saindo com outra. Ela grita:
- Aháááááá!!!! Maaaaaldiiiiiiiito!! CafaJeeeeeste!!!!!!!!!!!!!!!! Cachooooorrooooo!!!!!!! Bem que me avisaram!!!!! Te pegueiiii, seu sem vergonha!!!!!! Safado!!!!!!!! E não adianta mentir não... Eu trouxe uma testemunha...!!!

Segunda estaremos por aqui, embora os Bancos fechem às 12h30m e muitas empresas dispensem seus funcionários do turno da tarde, para que possam assistir ao embate contra Camarões às 17h.
Abraços e até lá.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

JOAQUIM BARBOSA, SUPOSTA CAPA DA REVISTA VEJA E ELEIÇÕES 2014

NÃO FOSSE TRÁGICO, SERIA CÔMICO

Amanhã, dia de Corpus Christi, é feriado em todo o Brasil, e como estamos em plena Copa do Mundo, é mais do que natural que boa parte dos brasileiros só volte à ativa na próxima segunda-feira - se voltar, já que tem jogo da seleção, como os bancos fecham às 12h30m...
Então, em vez de postar o Blog na sexta, eu achei melhor deixar aqui algumas pérolas que darão o que pensar aos poucos gatos pingados que me visitarem durante o feriadão. Vale lembrar que a Copa termina no mês que vem, mas o resultado das eleições de outubro irá nos assombrar pelos próximos quatro anos.

·        Lula, em sua genialidade de aculturado exótico, atribui o aquecimento global ao fato de a terra ser redonda (http://youtu.be/yha_BsqzmAw).

·        De cata-merda a milionário: Mesmo que muito do que se diz do filho Lulinha não passar de boato, é inegável que o menino-prodígio tenha ficado milionário em tempo recorde http://youtu.be/PXybxNUUi0g.

·        Diogo Mainardi discorre em seu livro sobre o nosso prosaico ex-presidente: http://youtu.be/rtH_Hx5fne4.

·        Mais esta: http://youtu.be/WqsYpqxxbSg.

·        E mais esta: http://youtu.be/w_8bB-NPsgM. 

·        Esta eu ainda não tinha visto: http://youtu.be/xH_9_8Y-7FI

Para concluir, cumpre desmentir a chamada de capa de Veja que ilustra esta postagem. Aliás, basta observar a imagem com atenção para perceber que ela está, no mínimo, estranha, a começar pelo logo da Editora, pela remissão a uma única matéria e pelaa data de publicação, em julho de 2014 (Fonte – Boatos.org). Na verdade, o autor se aproveitou da admiração despertada na população por Joaquim Barbosa, responsável por meter atrás das grades dezenas de mensaleiros e mostrar que a justiça existe - o que não existe é vontade política para pô-la em prática. Mas é realmente uma pena que o Ministro deixe o STF sem sair candidato à sucessão presidencial ou, no mínimo, a uma vaga no Senado.

Bom feriadão a todos e até segunda - se Deus quiser.

terça-feira, 17 de junho de 2014

COPA DO MUNDO E ELEIÇÕES EM 2014

BRASIL. FRAUDE EXPLICA.

O CONSPIRACIONISMO existe há décadas, mas ganhou mais agilidade e abrangência com a popularização da Internet, em cujas asas bobagens de todo tipo alcançam os quatro cantos do mundo em questão de minutos (colocação essa no mínimo curiosa, já que o mundo é esférico, e as esferas não têm cantos, mas isso é outra história).
Há quem acredite piamente que J. F. Kennedy sobreviveu ao atentado em Dallas, por exemplo, ou que Paul McCartney morreu ainda nos anos 1960 – o que aparece na mídia desde então é apenas um sósia –, ou ainda que Elvis Presley continua vivo e mora na Argentina (dentre outros disparates igualmente estapafúrdios). Mas a teoria conspiratória que me leva a esta postagem é a de que o Brasil perdeu a Copa de 2010 em troca de vitória garantida em casa, em 2014, defendida por expoentes do jornalismo esportivo do quilate de Jorge Kajuru e Milton Neves.
Kajuru, polêmico por opção e definição – e de postura um tanto indigesta, diga-se –, aposta (mais uma vez) sua carreira nessa assertiva, como se pode ver no vídeo a seguir:


Caso não consiga disparar o vídeo, experimente pelo link a seguir: http://youtu.be/Kl8cRDllrgs  

Já o (chato do) Milton Neves assevera que o Brasil sempre foi favorecido nas Copas, e se não ganhar esta “na bola”, “ganhará no apito”, pois os mandatários da FIFA são capazes de tudo pelo poder – da mesma forma que os lulopetistas; não faz muito tempo, Dilma disse com todas as letras que “em ano eleitoral a gente faz o Diabo”.
No contraponto, o site BOATOS.ORG atesta que a “compra” da Copa custaria muito caro e não garantiria 100% de bons resultados – afinal, Lula venceu Serra em 2008, quando o Brasil conquistou o penta e o PSDB de FHC ainda estava no comando desta nau de insensatos. Por outro lado – aqui a pergunta é minha –, o que é caro para quem tem a seu dispor uma arrecadação anual na casa dos dois trilhões de reais? Com bem menos os PTralhas (vade retro, Satanás!) compraram a maioria no Congresso Nacional e garantiram o segundo mandato do “chefe”, que por sua vez elegeu um “poste” para esquentar a cadeira até que ele possa reassumir via eleições de 2018?

Observação: Segundo o Blog do Professor Hariovaldo, Dilma teria gasto R$ 300 milhões para comprar a Copa das Confederações, mas isso não impediu que sua popularidade despencasse após as manifestações de junho passado. Demais disso, Lula venceu Serra no ano do penta, quando o tucano FHC ainda era presidente.

Enfim, não cabe a mim dizer quem está certo, já que entendo tanto de futebol quanto de missa, e acho leviano dar uma opinião embasada somente em meras especulações. No entanto, como diz um velho adágio, onde há fumaça, há fogo. Para encerrar, veja mais esse clipe com o jornalista Luiz Carlos Prates e depois me conta a que conclusões você chegou.


Ou, alternativamente, http://youtu.be/EaW0lmrwEpk

E que Deus nos ajude.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - SEU VIZINHO GRITA GOL ANTES DE VOCÊ VER A BOLA ENCHER A REDE?

OCUPE-SE DE POUCO PARA SER FELIZ. 

Impossível esquecer a expressão do Marcelo ao abrir o placar da Copa de 2014 com um gol contra, aos 11 minutos do primeiro tempo. Mas isso só serviu para que a Croácia não perdesse de zero, pois Neymar fez o gol de empate aos 29 minutos e outro aos 23 do segundo tempo – cobrando um pênalti que só o árbitro japonês viu acontecer –, e Oscar fechou com chave de outro quando faltavam apenas 2 minutos de tempo regulamentar. Placar: Brasil-3, Croácia-1.
Mas o mote desta postagem é o atraso que pode fazer com que alguns telespectadores ouçam o espocar dos fogos antes mesmo de ver a bola encher a rede. Aliás, isso aconteceu comigo e eu inicialmente pus a culpa no meu televisor da sala, que é um  monstruoso LG Flatron de tela plana, mas de tecnologia CRT e sem suporte ao HDMI.
No entanto, ao ligar a TV LCD do quarto e constar que o delay não se alterava, resolvi pesquisar o assunto e descobri que o problema ocorre tanto com TVs de tubo quanto LCD, independentemente de a conexão ser RCA ou HDMI, pois a transmissão digital requer um processamento adicional (tanto na transmissão quanto na recepção) que a tecnologia analógica dispensa, gerando um retardo que pode chegar a mais de 7 segundos.
Então, se gritar GOL antes do seu vizinho é mais importante para você do que a qualidade da transmissão, desconecte seu decodificador digital na hora do jogo e assista à partida em algum canal aberto, usando a antena coletiva do prédio (que costuma ser analógica, notadamente em edifícios mais antigos). Na impossibilidade, ressuscite o bom e velho radinho de pilha, com o qual o intervalo entre a transmissão e a recepção de áudio fica em torno de 1 segundo.

Para não perder o pique, veja mais este clipe (http://youtu.be/ZfgxkuJLI7o):


Abraços e até mais ler.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

WINDOWS 7 - PESQUISAR PROGRAMAS E ARQUIVOS - PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E SOLUÇÕES.

RESSENTIMENTO É  VOCÊ BEBER VENENO E ESPERAR QUE ELE MATE SEUS INIMIGOS.

Não acompanho futebol nem torço para time algum, mas nunca ouvi falar num jogo de abertura da Copa que começasse com um gol contra feito pelo time do país-sede. Ainda se fosse numa sexta-feira 13, vá lá, mas em pleno dia dos namorados?
Tudo bem, ao final veio a vitória da seleção, mais por sorte do que por mérito - sem mencionar o pênalti um tanto suspeito concedido pelo árbitro japonês em favor do time da casa.
Mas não foi só. Temendo um coro de vaias como o da abertura da Copa das Confederações, no ano passado, desta vez Dilma evitou fazer um discurso ou mesmo um pronunciamento oficial durante a cerimônia, mas ainda assim foi xingada por parte dos torcedores, enquanto protestos, vandalismo e depredação eclodiram país afora, resultando em confrontos entre a Tropa de Choque e manifestantes. Ao final, dezenas de pessoas foram detidas para averiguação e outras tantas foram feridas por estilhaços de bombas e balas de borracha, dentre as quais a correspondente da CNN no Brasil, a produtora da Rede, um assistente de câmera do SBT, um jornalista argentino da agência AP e outro de uma equipe de televisão francesa. Que lindo quadro, esse, que apresentamos àqueles que nos consideram uma republiqueta de bananas.
Ainda temos 1 mês de jogos pela frente e motivos para protestar é o que não falta. Afinal, o PT, que no início dos anos 2000 era tido e havido como o baluarte da ética e da honestidade, é hoje considerado a mais corrupta das agremiações que disputarão as próximas eleições. Só não podemos deixar a lisura dos protestos pacíficos ser descaracterizada pela ação de black blocs e outros infiltrados de plantão. Devagar chegaremos lá. 

Uma das grandes vantagens do Seven em relação ao XP, a meu ver, é seu campo Pesquisar (no menu Iniciar).
Melhor que um oráculo, cujas respostas precisam ser interpretadas – coisa que nem sempre é um primor de simplicidade –, o dito cujo exibe os resultados antes mesmo que a gente termine de digitar os termos chave.
Experimente escrever “pon”, por exemplo, e você certamente irá encontrar entre as respostas a ação que deseja executar, de criar um ponto de restauração do sistema a reproduzir um faixa musical como a linda CANÇÃO DO MAR, interpretada pela portuguesa Dulce Pontes (desde que você tenha o arquivo .MP3 salvo em alguma pasta do seu HD, naturalmente).

Observação: Não deixe de assistir ao clipe a seguir, que eu inseri devidamente legendado, já que o sotaque da moçoila não é para qualquer um – mesmo a dona patroa, que é de Coimbra, teve dificuldade para “traduzir” a letra quando eu pedi que o fizesse.
    


Passando ao que interessa, por qualquer razão incerta e não sabida, o campo Pesquisar do meu Seven se tornou incapaz de localizar determinados elementos, como eu constatei ao buscar um arquivo de texto onde armazeno dados de logon para webservices e afins. Se isso acontecer com você experimente fazer o seguinte:
  • Abra o menu iniciar;
  • Digite index no campo de pesquisas e tecle Enter;
  • Clique em Opções de Indexação;
  • Clique no botão Avançado e, na tela seguinte, clique em Recriar e confirme em OK.
Se não funcionar, resta a opção de instalar o Everything Search Engine - que cumpre o que promete, embora suas configurações avançadas sejam um tanto complicadas -  aquilo a que se propõe, conquanto suas configurações avançadas sejam um tanto complicadas - ou o Launchy - que entra em ação quando o usuário pressiona simultaneamente as teclas Alt+Espaço e comeca a digitar o nome do arquivo ou programa desejado.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Quando Deus criou o mundo, resolveu conceder aos homens duas virtudes. Assim:
- Aos Suíços, Ele os fez estudiosos e respeitadores da lei.
- Aos Ingleses, organizados e pontuais..
- Aos argentinos, chatos e arrogantes.
- Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
- Aos Italianos, alegres e românticos.
- Aos Franceses, cultos e finos.
- Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.
E assim por diante. Em vista disso, o Anjo que o assessorava nesse mister indagou:
- Senhor, se a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, as três concedidas aos brasileiros não os fará soberbos em relação aos demais povos?
- Bem observado - disse o Criador. - Façamos então a seguinte correção: os brasileiros, povo do meu coração, manterão as três virtudes, mas só poderão utilizar duas delas ao mesmo tempo, como os demais povos. Assim, o que for petista e honesto não poderá ser inteligente; o que for petista e inteligente não poderá ser honesto, e o que for inteligente e honesto não poderá ser petista.
- E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.
Palavras do Senhor.

Para concluir: Durante a representação da Paixão de Cristo, como acontece todos os anos em Nova Jerusalém, PE, o ator que representa Pôncio Pilatos perguntou à platéia:
- Quem vocês condenam, Jesus ou Barrabás?
Um espectador gritou:
- Soltem os dois e prendam o Lula!
Foi uma gargalhada geral.
Houve dificuldade de continuar a encenação.


E como uma das maiores virtudes do brasileiro é rir da própria desgraça, veja mais essa:



Bom final de semana a todos. 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ABERTURA DA COPA, PICANHA E CERVA GELADA.


O ESTADO NÃO É A SOLUÇÃO, MAS SIM O PROBLEMA.

O jogo de abertura da Copa do Mundo será realizado às 17 horas de hoje, no Itaquerão (ou Arena Corinthians, como queiram), e deverá tornar o Dia dos Namorados mais propício a picanha com cerveja do que champagne no motel, especialmente para quem mora em Sampa, onde o dia 12 será feriado municipal.
Suponhamos agora que, enquanto você prepara o braseiro, remove o excesso de sal grosso da picanha e dá os toques finais na sua famosa Salada Olivier com erva doce e lascas de maçã verde, a dona patroa avisa que seus sogros, seu cunhado mala e respectiva namorada estão chegando para a boca-livre, o que levará seu estoque de louras geladas a se esgotar bem antes do apito do juiz.
Churrasco decididamente não combina com cerveja tépida – aliás, acho que nada combina –, mas a boa notícia é que, com um balde de metal de uso doméstico, um saco de gelo industrial (que você encontra em lojas de conveniência), 300g de sal de cozinha e um litro de álcool líquido, você gela sua bebida favorita em questão de minutos. Basta acondicionar as latas (ou garrafas), adicionar o gelo, derramar por cima o álcool misturado ao sal e mexer por alguns instantes. Via de regra, três minutos de imersão nessa mistura são suficientes para deixar cerva “no ponto”, mas nada impede que você aguarde um pouco mais para tomá-la “trincando”. 
Confira mais detalhes no vídeo abaixo:


Se quiser uma opção mais rápida (cerca de meio minuto), assista também ao clip a seguir;


Se quiser ver alternativas mais curiosas (não necessariamente funcionais), veja este aqui:


E enquanto aguarda sua breja gelar, assista a este vídeo:



Até amanhã, se Deus quiser.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

MALWARES, EXPLOITS, SPYWARES, PHISHING SCAM E OUTRAS AMEAÇAS DIGITAIS

AO LER UMA BIOGRAFIA, TENHA EM MENTE QUE A VERDADE QUASE NUNCA SE PRESTA A UMA PUBLICAÇÃO.

Segurança é um hábito, e como tal deve ser cultivada. E se eu insisto nessa questão, faço-o por saber que muitos usuários só se dão conta da importância de manter o software atualizado e protegido por um arsenal de defesa responsável depois de algum aborrecimentos ou prejuízo financeiro causado por malwares. No entanto, nem mesmo a melhor suíte de segurança protege quem quer que seja de falta de bom senso, facilitando o trabalho dos ciber-estelionatários, que usam de engenharia social – conjunto de técnicas destinadas a explorar a inocência, a ingenuidade, a confiança ou a cobiça das pessoas – para engabelar suas vítimas.

ObservaçãoDescarte de imediato qualquer email dando conta de que você ganhou na loteria, herdou uma fortuna de um ditador nigeriano, precisa fazer ajustes na declaração de imposto de renda, está negativado na praça ou sendo chifrado pelo cônjuge, precisa recadastrar sua conta, token ou evitar o cancelamento do CPF, Título de Eleitor ou documentos que tais. Saudações “genéricas” (tipo “olá”, “oi”, “caro amigo”, etc.) sugerem maracutaias, da mesma forma que erros de digitação, ortografia, gramática, concordância e frases com letras ou palavras faltando (mesmo que os vigaristas digitais venham se esmerando na redação, esses “deslizes” ajudam a burlar a fiscalização dos filtros anti-spam). Redobre os cuidados diante de banners ou janelinhas pop-up dando conta de que seu browser está desatualizado, que é preciso instalar um componente qualquer para visualizar determinada página, ou que seu sistema está infectado ou repleto de erros críticos. Nessas circunstâncias, jamais clique no “X” ou em qualquer outro botão com a inscrição “Fechar”, “Sair” ou “Cancelar”, pois isso costuma disparar a instalação do código malicioso. Em vez disso, tecle ALT+F4 ou feche a aba que exibe a página em questão – ou, melhor ainda, encerre o navegador. Suspeite de sites que se ofereçam para atualizar o Adobe Flash, o Java, ou outros complementos do seu browser. Se necessário, faça a atualização manualmente recorra a softwares como o UPDATE CHECKER, que avisa quando existem atualizações/novas versões de aplicativos, drivers e extensões para o navegador.

Os antivírus evoluíram sensivelmente nos últimos tempos (para saber mais, reveja a trinca de postagens iniciada por esta aqui), especialmente com a adoção de análises heurísticas, comportamentais e baseadas na computação “em nuvem”, que minimiza o impacto no desempenho das máquinas dos usuários finais (o Secure Anywhere, da Webroot, e a linha Titanium, da TrendMicro, dependem quase que exclusivamente desse recurso).
Para testar a vulnerabilidade do seu sistema, utilize o verificador online gratuito da SYMANTEC; para pôr a prova a eficácia do seu antivírus, recorra ao EICAR – que funciona a partir de uma sequência de caracteres que os antivírus consideram como código malicioso, mas que não oferecem risco para o computador (para realizar o teste, experimente baixar os arquivos EICAR COM, EICAR TXT, EICAR COM ZIP e EICARCOM2 ZIP. Se seu antivírus se fingir de morto, substitua-o com a possível urgência).

Observação: Gratuito para uso pessoal e de organizações sim fins lucrativos, o EXPLOIT SHIELD BETA, do mesmo fabricante do festejado Malwarebytes Anti-Malware, promete bloquear a exploração de vulnerabilidades de software, conhecidas ou não, em diversas aplicações notoriamente problemáticas (outras deverão ser adicionadas futuramente). Segundo o fabricante, o programinha não se destina a substituir os antivírus convencionais, mas sim atuar em paralelo e de forma preventiva.

Adicionalmente, procure se familiarizar com o Gerenciador de Tarefas do Windows (que já foi abordado aqui no Blog em diversas postagens), já que uma análise atenta do que roda em segundo plano pode ajudá-lo a identificar malwares no sistema. Como os nomes dos executáveis tornam difícil a identificação de quem é quem e faz o quê, dê um clique direito sobre cada item suspeito e selecione Propriedades > Detalhes. Se as informações forem insuficientes, faça uma busca no LIUTILITES, por exemplo, ou recorra ao FILEINSPECT (basta digitar o nome do processo para descobrir qual programa o ativou e qual a sua utilidade).
Existem outras ferramentas similares ao Gerenciador de Tarefas, mas com mais recursos e funções. Um bom exemplo é o AUTORUNS, integrante do pacote WINDOWS SYSINTERNALS (conjunto de utilitários gratuitos para Windows com foco em usuários avançados e profissionais de TI).
Mudando de pato para ganso, sugiro ao leitor que assista ao vídeo a seguir;


Abraços e até amanhã.

terça-feira, 10 de junho de 2014

CAÇANDO PRAGAS DIGITAIS À UNHA

UMA VERDADE SEM INTERESSE PODE SER ECLIPSADA POR UMA MENTIRA EMOCIONANTE.

Como dizia meu finado avô, “confiar desconfiando”.
Mesmo que seu software esteja atualizado e seu antivírus tenha passado no teste do EICAR (sugerido na postagem anterior), reserve alguns minutos no final do dia para acessar o site da F-Secure, cujas ferramentas gratuitas oferecem tanto o Online Scanner quando o Health Check (o primeiro dá cabo de programinhas maliciosos, enquanto o segundo varre os aplicativos instalados e aponta atualizações ou novas versões disponíveis).  

Observação: Outra opção interessante é o SYSTEM SECURITY GUARD, que não conflita com seu antivírus residente e compara o software ativo no PC com um banco de dados baseado na Web. Note, porém, que ele só destaca os riscos potenciais; eventuais remoções ficam por conta do usuário.

Voltando ao que dizíamos ontem, várias alternativas ao Gerenciador de Tarefa do Windows oferecem mais recursos e facilitam a análise do “underground” do sistema e a identificação de processos suspeitos. Um bom exemplo é o AUTORUNS, que integra o pacote SYSINTERNALS.
(conjunto de utilitários gratuitos para Windows com foco em usuários avançados e profissionais de TI).
Para utilizá-lo, faça o download, salve o executável no local de sua preferência, crie um atalho, fixe-o no menu Iniciar (ou na Barra de tarefas), dê duplo clique sobre ele e, se lhe for solicitado, informe uma senha de administrador e confirme.
O programinha é inicializado na guia Everything, que exibe localizações e entradas de tudo que estiver rodando em segundo plano. Não deixe de analisar cuidadosamente todas as guias e entradas, mas atente especialmente para a coluna Publisher, que informa qual empresa que criou cada arquivo. Se identificar algum aplicativo malicioso, selecione-o e escolha Delete para apagar a respectiva entrada no Registro e inibir sua execução na próxima inicialização do sistema. Ao final, reinicie o computador, cheque se os ditos-cujos não estão mais sendo executados e então delete os arquivos .EXE, .DLL e o que mais remeter a eles (para saber mais, clique aqui).

Abraços e até mais ler.

EM TEMPO: HOJE É PATCH TUESDAY DA MICROSOFT. CASO VOCÊ NÃO TENHA CONFIGURADO SEU SISTEMA PARA BAIXAR E INSTALAR AS ATUALIZAÇÕES CRÍTICAS E DE SEGURANÇA AUTOMATICAMENTE (DO SEVEN EM DIANTE, JÁ QUE O XP JÁ ESTÁ FORA DESSA), NÃO DEIXE DE RODAR O WINDOWS UPDATE LOGO À NOITINHA OU AMANHÃ PELA MANHÃ.

Para concluir, sugiro assistir a esse vídeo. Tirando algum besteirol, o que o cara fala faz sentido:



segunda-feira, 9 de junho de 2014

MOUSE – DEDO DO MEIO E OUTRAS SUTILEZAS

ESPERANÇA É DESEJAR QUE ALGO ACONTEÇA; FÉ É ACREDITAR QUE VAI ACONTECER, E CORAGEM É FAZER ACONTECER.

O mouse foi criado no início dos anos 1960, mas só se popularizou após o advento das interfaces gráficas, e muito embora tenha recebido diversos aprimoramentos ao longo de seus mais de 50 anos de existência, continua cumprindo basicamente as mesmas funções originais (movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar).
Modelos mais recentes ganharam diversos botões adicionais e substituíram a tradicional esfera de borracha – que girava eixos e roletes para gerar os movimentos do cursor na tela – por um sistema óptico, que “fotografa” a área de varredura milhares de vezes por segundo e proporciona movimentos mais precisos, tanto em games quanto em aplicações convencionais.


Observação: Já se cogita o lançamento de um modelo virtual – provisoriamente batizado de MOUSELESS – que consiste de um laser e uma câmera digital capazes de transformar os movimentos da mão do usuário movimentos do cursor e efeitos dos cliques (para entender melhor, assista ao vídeo abaixo).    



Muita gente usa computador há anos e ainda não sabe que é possível personalizar o diligente ratinho acessando o Painel de Controle e clicando em Mouse e explorando os diversos separadores disponíveis (que podem variar conforme o modelo e o controlador do dispositivo).
Em Botões, por exemplo, você pode atribuir as versões do botão esquerdo ao direito (e vice-versa), ajustar a velocidade do clique duplo e ativar a trava do clique. Em Ponteiros, você pode tanto mudar substituir o esquema em uso por outro disponível na lista suspensa Esquema, quando fazer alterações individuais (campo Personalizar).
Como as personalizações disponibilizadas pelas demais abas são igualmente intuitivas e a Ajuda do Windows está aí para dirimir eventuais dúvidas, passemos agora ao mote desta postagem, que é pregar pegas na namorada ou em amigos e conhecidos a cujos computadores você consiga acesso pelo tempo necessário para instalar o The Finger 1.01, que você pode baixar clicando aqui.
Para testar, instale o programinha na sua própria máquina e veja que ele faz a imagem do ponteiro do mouse se transformar numa mão com o dedo médio estendido em intervalos de tempo configuráveis (para encerrá-lo, basta mover o cursor até o canto superior esquerdo da tela).
Agora é só copiar os arquivos de instalação para um pendrive e aguardar a primeira vítima.

Abraços e até mais ler.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

SMARTPHONES E HUMOR DE SEXTA-FEIRA

O PERDÃO CURA TODOS OS MALES, MAS CIANURETO FAZ O MESMO EFEITO E É BEM MAIS RÁPIDO.
Personalizar o som de chamada e é a primeira providência levada a efeito pela maioria dos usuários, sendo que alguns optam por ouvir o excerto de de uma faixa musical ou o hino do time do coração, por exemplo, em detrimento dos toques nativos do aparelho. Eu, particularmente, não sou de muitas frescuras – mas assim que carreguei a bateria do meu novo Optimus F5, busquei configurar como toque um trecho da belíssima Canção do Mar, interpretada pela impagável cantora lusitana Dulce Pontes, e como eu havia editado a música (veja mais na postagem de 21/02/13) e salvado o arquivo no SD Card do aparelho antigo, imaginei que bastaria transferir o cartãozinho para o novo, abrir a lista de opções de toques e fazer a seleção respectiva. No entanto – como vim a descobrir mais adiante –, o Android exige que os arquivos usados como toque sejam salvos na pasta RINGTONE do aparelho.e,para “ajudar”, o manual é omisso e o ajuste está longe de ser intuitivo. Assim, visando a auxiliar algum leitor a sair dessa sinuca de bico, segue um passo-a-passo a ser usado como referência, já que os nomes dos apps e itens de menu podem variar conforme a marca e modelo do aparelho:

1.   Conecte o smartphone ao PC através do cabinho USB, abra o Windows Explorer, localize e dê duplo clique sobre o ícone que representa o aparelho e localize a pasta Ringtones, que tanto pode estar na memória interna quanto no SD Card.

2.   Caso a pasta em questão não exista, dê um clique direito num ponto vazio da janela do Explorer, escolha a opção Nova Pasta no menu, nomeie-a como Ringtones e tecle Enter.

3.   Abra a pasta Ringtones e arraste para dentro dela o arquivo .MP3 que você deseja usar como som de chamada e desconecte o telefone do computador.

4.   No menu do celular, procure a entrada Som (que deve estar sob Ajustes ou Configurações), clique em toque de chamada (ou toque do telefone), localize a música que você copiou, selecione-a, confirme em OK e faça o teste.

Sobrando um tempinho, assista ao vídeo:


Desta feita, em vez da tradicional piadinha de sexta-feira, segue um texto muito legal de Luiz Fernando Veríssimo:

“Tudo que vicia começa com C. Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios. Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.
Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c. 
Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein? 
E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. 
Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “créeeeeeu”. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade… cinco.
A esta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o “ato sexual”, e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura…” 

Bom final de semana a todos.