segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gravador de Som

Talvez muita gente não saiba que Windows integra um gravador de som capaz de gravar, mixar, tocar e editar sons, bem como de vinculá-los ou inseri-los em documentos. Para convocá-lo, basta clicar em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de som.
Utilizar a ferramenta em questão é bem simples: para criar um arquivo de som com a sua voz, por exemplo, basta clicar em Arquivo > Novo, pressionar o botão “gravar”, falar ao microfone e, ao final, clicar no botão “parar”. Para conferir o resultado, é só clicar em Arquivo > Abrir, dar duplo clique no arquivo criado e pressionar o botão “executar” (aproveite o embalo e experimente inserir o som num documento do Word: após selecionar o arquivo criado, clique em Editar > Copar, abra o documento de destino, dê um clique direito no local desejado e, no menu suspenso, clique em Colar).

Observação: Para explorar as demais possibilidades oferecidas pelo Gravador de som do Windows (tais como excluir parte do arquivo de som, alterar a velocidade ou o volume de reprodução, adicionar eco ou fazer conversões), consulte os tópicos da Ajuda do Gravador e acompanhe os tutoriais passo a passo que ela oferece.

Passando agora ao mote desta postagem, considerando que essa ferramenta nativa do XP é um tanto limitada, vale lembrar que o Free Sound Recorder, da CoolMedia, é uma alternativa gratuita bem mais versátil. Além de permitir gravações via microfone ou a partir de qualquer outra fonte de som externa, ele suporta nativamente vários formatos (MP3, WMA, WAV, etc.), dispensando a necessidade de instalar codecs adicionais). Para melhorar, o programinha é pródigo em recursos e ainda traz um reprodutor de áudio integrado (mais informações e download, clique aqui).
Tenham todos uma ótima semanar.