terça-feira, 3 de agosto de 2010

Seguro morreu de velho

Já comentamos (zilhões de vezes) a importância de instalar as correções críticas, de segurança e de alta prioridade que a Microsoft disponibiliza regularmente via Windows Update (ou mesmo de configurar o PC para baixar e implementar automaticamente esses importantes “remendos”), não é mesmo? No entanto, é bom saber que sempre existe a possibilidade de você enfrentar problemas decorrentes de atualizações mal sucedidas (incompletas ou corrompidas) que, ao invés de prover melhorias, acabam desestabilizando o sistema e provocando travamentos e outras anormalidades indesejáveis.
Há várias maneiras corrigir um problema dessa natureza, já que cada caso é um caso (às vezes é preciso pesquisar na base de dados da Microsoft). Uma delas é clicar em Iniciar > Executar, digitar "services.msc" (sem as aspas), dar OK, localizar o item Atualizações Automáticas e dar duplo clique sobre ele para acessar a tela das Propriedades. Feito isso, escolha opção Parar e, mantendo aberta a tela das Propriedades, abra o Windows Explorer, navegue até C:/Windows, localize a pasta SoftwareDistribution e renomeie-a como SoftwareDistribution.old, por exemplo. Ao final, retorne à janela das Propriedades e selecione a opção Iniciar (para reiniciar o serviço de Atualizações Automáticas). Na próxima atualização, seu sistema deverá receber os arquivos completos e livres de problemas.

Observação: Ainda que o próprio Windows crie automaticamente pontos de restauração antes de aplicar correções descarregadas do site do WU, não custa nada clicar no menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema e tomar essa providência manualmente.

Tenham todos um ótimo dia.
Postar um comentário