segunda-feira, 15 de abril de 2013

COMPUTADOR – PREVENÇAO/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – REINSTALAÇÃO DO SEVEN


Se as informações, dicas e links anteriores não foram suficientes ajudá-lo a solucionar seu problema, talvez lhe tenham permitido ao menos descobrir se o causador da anormalidade é o hardware ou o software. Na primeira hipótese, a solução será procurar ajuda especializada; na segunda, uma reinstalação limpa do Windows deve deixar tudo novo de novo. Note, porém, que a maioria das máquinas de grife traz o sistema personalizado pelo fabricante e os arquivos de recuperação armazenados numa pequena partição oculta no HD (consulte a documentação do aparelho ou obtenha mais informações com o suporte técnico do fabricante).
Para reinstalar o Seven a partir da mídia da Microsoft, os passos são os seguintes:

·        Acesse o CMOS SETUP, ajuste a sequência de inicialização de maneira que a opção CD/DVD preceda o HD, salve a alteração, saia do programa e reinicie o computador com a mídia do Windows na gavetinha. Quando for solicitado, pressione qualquer tecla e siga as instruções na tela.

·        Defina o idioma de instalação, o tipo de teclado e o formato de hora, clique em Instalar agora, aceite os termos do contrato e clique em Avançar. Como a idéia é reinstalar o sistema do zero, clique em Personalizado (avançado), escolha a partição desejada, clique em Formatar, leia o aviso, clique em Sim, em Avançar, e então aguarde a transferência dos arquivos.

Observação: Se aparecer uma caixa de diálogo com a indicação de que o Windows pode criar partições adicionais para os arquivos de sistema, ou que a partição que você escolheu pode conter arquivos de recuperação ou outros tipos de arquivos do fabricante do computador, clique em OK.

·        A partir daqui, nenhuma novidade: entre com seu nome de usuário, dê um nome para o computador, informe o serial (chave) do sistema, escolha a primeira opção de atualização (recomendável), ajuste a data e o horário, defina o tipo de rede (casa, trabalho ou pública), instale os drivers de chipset e dos demais dispositivos (para saber mais sobre drivers, acesse a sequência de postagens iniciada aqui), rode o Windows Update, instale todas as atualizações críticas e de segurança e configure as atualizações automáticas (talvez seja preciso também reativar o Windows). 

·        Finalmente, reinstale e atualize seu arsenal de segurança, baixe as versões mais recentes dos freewares que você costuma utilizar e torne a instalar seus aplicativos pagos (lembre-se de deixar à mão os respectivos seriais). Restaure os backups de seus arquivos pessoais e então torne a personalizar o sistema do seu jeito (coisa que pode levar de alguns dias a várias semanas).

·        Depois de concluir esses procedimentos e usar o computador por alguns dias, crie uma imagem do sistema novinha em folha. Isso poupará um bocado de trabalho se e quando for preciso reinstalar o Windows novamente.

Boa sorte.

E.T.: Amanhã eu volto a falar mais um pouco mais sobre backups.