segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

COMO DESAFOGAR O SISTEMA OPERACIONAL (PARTE 5)

EU VOTEI NO AÉCIO; VOCÊ, NO LULA E NA CHAPA DILMA/TEMER. A DIFERENÇA ENTRE NÓS É QUE EU QUERO O AÉCIO NA CADEIA, ENQUANTO VOCÊ QUER LULA PRESIDENTE.

Concluído o “pré-operatório” (vide roteiro nos capítulos anteriores), a unidade de sistema do seu PC estará pronta para ser submetida à “cirurgia” mediante a qual você criará a nova partição ― ou volume, ou unidade lógica, tanto faz. Veremos como fazer isso, primeiro com as ferramentas nativas do Windows, depois com um aplicativo gratuito que facilita sobremaneira o trabalho.

Primeiramente, você precisa definir a distribuição do espaço. Para tanto, abra o Explorador de Arquivos, clique em Computador (na coluna esquerda da janela), dê um clique direito ícone que representa a unidade que você quer particionar e clique em Propriedades. Na janelinha que se abrirá em seguida, você verá (em gigabytes e numa representação gráfica) a proporção entre o espaço ocupado e o espaço livre remanescente na unidade.

Quanto tiver decidido qual será o tamanho da nova partição ― note que é importante não “estrangular” o sistema operacional, pois, conforme já foi mencionado, ele precisa de, no mínimo, 20% de espaço livre para trabalhar com alguma folga, volte ao menu Iniciar, dê um clique direito em Computador (na coluna à esquerda da janela), clique em GerenciarGerenciamento do computadorRepositório > Gerenciamento de disco. A próxima tela exibirá todas as partições existentes. Então:
1)      Dê um clique direito sobre a unidade desejada (jamais mexa na pequena partição oculta, que armazena os arquivos de restauro do software), selecione a opção Diminuir Volume..., aguarde o cálculo do espaço disponível, defina o tamanho da nova partição e clique em Diminuir.
2)      Ainda na tela do Gerenciamento de disco, dê um clique direito sobre o espaço não alocado e selecione a opção Novo Volume Simples...
3)      Na janela do Assistente para Novas Partições Simples, clique em Avançar e ajuste a quantidade de espaço a ser utilizado (por padrão, o Windows seleciona todo o espaço não alocado disponível, mas você pode alterar esse valor caso pretenda criar mais partições).
4)      Escolha a letra que designará a nova unidade, formate o espaço respectivo e, se quiser, digite um nome no campo Rótulo do Volume.
5)      Confira se os dados correspondem àquilo que você definiu. Se estiver satisfeito, clique em Concluir e aguarde até que o espaço anteriormente marcado como não alocado fique pronto para ser usado como uma nova partição.

Para que seja possível armazenar arquivos de forma efetiva na nova partição, você terá de formatá-la. Na caixa de diálogo Formatar partição, clique em Avançar para executar o procedimento com as configurações padrão e então clique em Concluir. Note que os sistemas de arquivos mais utilizados pelo Windows são o NTFS e o FAT32; recomendo usar o primeiro (*), que, além de mais seguro, oferece suporte a grandes volumes de arquivos e permissões de acesso mais efetivas.

(*) O NTFS (sigla de New Technology File System) foi desenvolvido com base no HPFS (High Performance File System, criado pela gigante IBM) e implementado no Windows NT. Devido à sua confiabilidade e desempenho superiores aos da FAT, além da capacidade de recuperação em caso de falhas ― como depois de um desligamento inesperado do computador provocado por um apagão na rede elétrica, por exemplo ―, do esquema de permissões de acesso e da eficiência no gerenciamento de unidades de disco volumosas, esse sistema de arquivos é utilizado por padrão para formatar a unidade onde o Windows 10 será instalado, já que, combinado com o tamanho dos clusters, o uso de 64 bits no endereçamento dos dados permite gerenciar partições de até 256 Terabytes(enquanto os limites da FAT 16 e 32 são, respectivamente, de 2 GB e 2 TB).

Para criar mais partições, repita o procedimento. Para desativar uma partição, acesse a janela do Gerenciamento de disco, clique com o botão direito sobre ela selecione a opção Excluir volume... (note que todos os dados gravados nessa unidade serão apagados, de modo que convém criar um backup antes de excluí-la).

Se quiser ocultar uma partição ― para mantê-la escondida dos curiosos ou para evitar que outros usuários do PC façam modificações indesejáveis nos seus backups ―, basta fazer desaparecer a letra que designa a unidade em questão. Há pelo menos duas maneiras de você fazer isso. A mais complicada, nós já discutimos nesta postagem; a mais simples ― que eu recomendo utilizar ― consiste em abrir o menu Iniciar, dar um clique direito em Computador, selecionar a opção Gerenciar, clicar em Repositório > Gerenciamento de disco, dar um clique direito sobre o ícone que representa a unidade desejada, selecionar a opção Alterar letra da unidade e caminho e, na janelinha que exibe a letra da unidade realçada, clicar no botão Remover e reiniciar o PC para efetivar a alteração. Para reverter essa configuração, repita os mesmo passos, clique no botão Adicionar, assinale a opção Atribuir a seguinte letra à unidade e clique em OK para que lhe seja atribuída a próxima letra disponível ― ou na setinha ao lado da letra sugerida, caso queira escolher outra letra qualquer que não esteja em uso. Feito isso, clique em OK e confira o resultado.

Se você achou esse roteiro complicado, não deixe de ler a próxima postagem, que encerrará esta sequência ensinando a fazer a mesma coisa com o Mini-Tool Partition Wizard, que é gratuito e bem mais rápido e amigável do que o particionador nativo do Windows. Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: