segunda-feira, 23 de julho de 2018

O WINDOWS 10 E O SUPERFETCH


CONHECER A SI PRÓPRIO É O MAIOR SABER.

A Microsoft criou diversas soluções para aprimorar a performance do Windows ao longo dos anos, mas nem todas cumpriram o prometido.

O Prefetch, por exemplo, foi concebido para “acelerar” o XP, mas o acúmulo de entradas desnecessárias acabava retardando a inicialização do sistema — daí eu sugerir aos leitores de então que esvaziassem regularmente a pasta Prefetch ou desabilitassem o recurso.

O Vista ganhou uma versão atualizada e rebatizada de Superfetch, que foi mantida nas edições posteriores do Windows, aí incluído o Windows 10. A palavra “fetch” significa “busca”, ou “esforço”; na descrição do serviço, a Microsoft informa que ele “preserva e melhora o desempenho do sistema ao longo do tempo”. No entanto, a opinião dos analistas não é unânime.

O Superfetch roda em segundo plano, monitorando o uso da memória RAM. Assim, ele “aprende” quais aplicativos são mais utilizados e executados com maior frequência e define os que devem ser pré-carregados, para que respondam mais rapidamente quando forem convocados pelo usuário.

Por outro lado, a configuração de hardware dos PCs atuais é bem superior à que tínhamos na virada do século. Hoje, qualquer máquina de entrada de linha integra de 2 GB de RAM (note que o Ten roda melhor com 4 GB e bem melhor com 8 GB), e os modelos de configuração mediana já trazem SSDs ou drives híbridos em vez dos jurássicos discos rígidos eletromecânicos.

Tudo somado e subtraído, desativar o Superfetch pode parecer desnecessário — ou mesmo contraproducente, considerando que um aplicativo iniciado a partir do HDD demora mais para carregar do que a partir da RAM. Mesmo assim, há quem ache melhor deixar o próprio Windows gerenciar o recurso e quem recomende desativá-lo em sistemas com menos de 4 GB de RAM (nos PCs com drives sólidos, o próprio sistema se encarrega de desabilitar o Superfetch).

Uma vez que essa configuração é fácil de fazer — e de reverter, caso não fiquemos satisfeitos com o resultado —, eu acho que vale a pena experimentar. Veremos isso em detalhes na próxima postagem.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
http://informatica.link.blog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br/