quarta-feira, 19 de setembro de 2018

COMO DEIXAR SEU SMARTPHONE MAIS SEGURO


PENSAR MAL DOS OUTROS PODE ATÉ SER REPROVÁVEL, MAS RARAMENTE É ENGANO.

Nos primórdios da computação pessoal, os vírus eletrônicos eram transmitidos por disquetes infectados, mas não iam além de pregar peças nos incautos — reproduzindo, por exemplo, imagens e/ou sons engraçados ou pornográficos. 

Com o uso doméstico da internet e do correio eletrônico, no entanto, essas pragas não só passaram a se disseminar mais rapidamente, como também se tornaram “agressivas”, sem mencionar que um belo dia os hackers “do mal” perceberam o quanto elas poderiam lhes ser úteis. E o resto é história.

A popularização dos smartphones estimulou os criadores de malware a adaptar suas obras aos sistemas móveis, e o número de usuários afetados cresce a passos de gigante, principalmente entre os que utilizam o Android (por ser mais popular e, portanto, mais visado), embora os iPhones não sejam imunes a ataques.

O fato é que segurança e comodidade são como água e azeite. Por conta de sua versatilidade e dimensões reduzidas, o smartphone acompanha o usuário a toda parte, mas, na correria do dia a dia, a maioria de nós não age com cautela ao revisar notificações em redes sociais e verificar emails. E é aí que mora o perigo, embora o risco de infeção nas plataformas móveis tenha mais a ver com a instalação de apps maliciosos.

Por essas e outras, a primeira dica que você deve seguir para manter seu telefoninho seguro é ser prudente na hora de instalar novos aplicativos. Primeiro, porque podemos passar muito bem sem a maioria deles; segundo, porque, uma vez instalados, eles passarão a consumir espaço nas memórias (interna e RAM) e disputar ciclos de processamento com os apps que a gente realmente usa. 

Se o programinha for realmente útil para você, faça o download a partir da loja do fabricante do aparelho ou do sistema operacional (Google Play ou App Store) e só toque no botão “Aceito” depois de conferir o que está realmente aceitando, ou você acabará concedendo toda sorte de permissões, e algumas delas podem ter consequências danosas.

Amanhã a gente continua.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: