quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

AINDA SOBRE COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS NO WINDOWS, SFC E DISM (FINAL)


CONTRADIÇÕES NÃO EXISTEM. SE VOCÊ SE DEPARAR COM UMA CONTRADIÇÃO, REVEJA SUAS PREMISSAS: ALGUMA COISA DEVE ESTAR ERRADA.

Depois de relembrar o que é e como se usa o prompt de comando no Windows — ou PowerShell, nas edições 8.1 e 10 do sistema —, volto ao DISM e o SFC, que são ferramentas nativas do Windows, mas não figuram na lista de aplicativos do menu Iniciar nem entre os miniaplicativos do Painel de Controle, pois elas são executadas via linha de comando e com privilégios de administrador.  Ambas varrem o sistema em busca de arquivos corrompidos e implementar as correções necessárias, mas a Microsoft recomenta executar primeiro o DISM no Windows 10 e Windows 8.1 e inverter essa ordem no Windows 7

Para abrir o PowerShell com privilégios de administrador, clicamos com o botão direito em Iniciar e selecionamos a opção Windows PowerShell (Admin). Na janelinha de confirmação, autorizamos a execução clicando em Sim (ou fornecemos as credenciais de administrador, dependendo do que for solicitado). Na tela do interpretador, digitamos “Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth (ou “Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth”, tanto faz) na linha de comando e pressionamos Enter (desconsidere as aspas ao digitar o comando, mas assegure-se de dar um espaço antes de cada “/”).

Podemos acompanhar o processo pelo avanço do percentual na tela, que demora um pouco para atingir 100% e não raro empaca nos 20% e leva uma eternidade para seguir adiante, mas devemos resistir à tentação de fechar a tela. Sugiro tomar um café, fazer um lanche ou coisa parecida, pois, ainda que seja possível continuar usando o computador enquanto a verificação está em curso, eu acho melhor evitar.

Se a mensagem exibida ao final for igual a da figura que ilustra esta postagem, não precisamos fazer mais nada, mas se for de que não há como reparar os arquivos, devemos providenciar um backup atualizado dos arquivos pessoais importantes e de difícil recuperação e proceder a uma reinstalação do Windows do zero (mais detalhes no final desta postagem). Caso a ferramenta indique a existência de arquivos corrompidos, usamos o comando “Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth” para repará-los (lembre-se de digitá-lo sem as aspas e manter os espaços antes de cada “/”). 

Devemos manter o PC conectado à internet, visto que a ferramenta usa o Windows Update para substituir os arquivos corrompidos por versões em bom estado. Se quisermos executar o DISM offline, digitamos "Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:wim:X:\sources\instlall.wim:1" /Source:wim:X:\sources\install.wim:1” (sempre sem aspas e, neste caso, substituindo o “X” pela letra correspondente à partição que abriga os arquivos de reinstalação do Windows).

Concluída essa etapa, voltamos à tela do PowerShell (Admin), digitamos “sfc /scannow” (sem as aspas e com um espaço entre sfc e /scannow) e pressionamos. Enter. A ferramenta verificará todos os arquivos protegidos do sistema e substituirá os corrompidos por uma cópia em cache armazenada me em %WinDir%\System32\dllcache. Não devemos fechar esta janela do PowerShell até que a verificação esteja 100% concluída e a ferramenta exibir uma destas mensagens: 

1) A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade (ou seja, não há arquivos do sistema ausentes ou corrompidos); 

2) A Proteção de Recursos do Windows não pode executar a operação solicitada (para resolver esse problema, rodamos o SFC no modo de segurança depois de nos certificarmos de que as pastas PendingDeletes e PendingRenames existam em %WinDir%\WinSxS\Temp); 

3) A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log (clique aqui para saber como acessar informações detalhadas sobre a verificação e a restauração de arquivos de sistema); 

4) A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não pôde corrigir alguns deles. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log (torça para que a mensagem não seja esta).

Observação: Para reparar os arquivos corrompidos manualmente, visualize os detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema, localize o arquivo corrompido e, em seguida, substitua-o manualmente por uma cópia em bom estado.

Se tudo falhar, o jeito será reinstalar seu Windows. Para isso, clicamos em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Restaurar o PC > Começar e escolhemos uma das opções disponíveis, conforme explicado a seguir:

“Manter meus arquivos” irá reinstalar o Windows 10 removendo os aplicativos, atualizações e drivers instalados pelo usuário e desfazer as reconfigurações que ele implementou no sistema, embora preserve seus arquivos pessoais. Note que isso não nos desobriga de criar cópias de segurança dos arquivos importantes e de difícil recuperação (mais informações nesta postagem), embora os aplicativos que vieram pré-instalado de fábrica com o sistema serão automaticamente reinstalados.

“Remover tudo” irá reinstalar o Windows 10 desfazendo as personalizações e reconfigurações que implementamos no sistema, removendo os aplicativos e drivers que instalamos e apagando arquivos pessoais, mas também nesse caso os programas adicionados pelo fabricante do PC serão automaticamente reinstalados. Devemos usar essa opção quando formos vender ou doar o computador, pois ela reformata a unidade do sistema e apaga todos os arquivos. Mas é bom lembrar que é apagar manualmente os dados gravados nas demais unidades lógicas, caso tenhamos particionado o HD.

Boa sorte.