quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

AINDA SOBRE O DESEMPENHO DO PC


O HOMEM É ESSENCIALMENTE GANANCIOSO, TODO HOMEM INVESTIDO DE PODER É TENTADO A ABUSAR DELE.

Eu já disse, mas não custa repetir: um PC de configuração chinfrim é como um veículo popular 1.0: ambos se movem, mas nenhum deles tem um desempenho de tirar o fôlego. 

No caso do computador, minha recomendação sempre foi priorizar uma configuração equilibrada — um processador de ponta só mostra do que é capaz se contar com a contrapartida das memórias (física e de massa). Seria como numa orquestra, onde o maestro só consegue proporcionar um bom espetáculo se contar com músicos competentes, afinados e entrosados entre si. Substitua a orquestra pelo computador, o maestro pelo processador e os músicos pelos demais componentes e você terá uma boa ideia do que eu estou querendo dizer.

Observação: O computador é formado por dois segmentos distintos, mas interdependentes: o hardware e o software. O primeiro é a parte física — ou aquilo que você chuta — e o segundo, a parte “invisível” — ou aquilo que você xinga. Sistemas e programas (isto é, o software) estão cada vez mais exigentes (por recursos de hardware, como processamento, memória, etc.). Comprar um desktop de entrada de linha, daqueles que custam pouco mais de mil reais, e querer rodar programas como o Adobe Photoshop e games radicais, por exemplo, é arrependimento garantido. E ainda que seja possível fazer um upgrade posterior (de memória, HDD, e até de processador), o molho costuma sair mais caro do que o peixe. Então, ao escolher um PC, não se baseie unicamente pelo preço — nem tudo que é caro é bom, mas o que é bom geralmente custa mais caro.

Se você acha que seu PC ainda dá caldo — ou que o momento não é indicado para comprar uma máquina mais adequada às suas expectativas —, reveja as dicas que eu publiquei ao longo das últimas postagens e ponha em prática as que você achar que podem ajudar. Adicionalmente, remova todos os inutilitários, instale uma boa suíte de manutenção, faça uma faxina em regra no sistema, corrija eventuais erros no disco rígido e desfragmente os dados

O Windows dispõe nativamente de um limpador de disco e de ferramentas para corrigir erros e desfragmentar os dados no HDD, mas eu uso e recomendo o Advanced System Care e/ou o CCleaner (detalhes nas postagens anteriores), cuja gama de funções vai bem além dos limitados recursos dos utilitários nativos do sistema.

Manter o Windows e os demais aplicativos atualizados é fundamental. Clique em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar atualizações e instale todas as atualizações críticas, de segurança e de driver. Os programas "não Microsoft" não são contemplados pelo WU, mas a maioria avisa quando há atualizações disponíveis; para os que não o fazem, ou você faz o trabalho manualmente, ou recorre a ferramentas como o FILEHIPPO APP MANAGER, o OUTDATEFIGHTER, o R-UPDATER e o KASPERSKY SOFTWARE UPDATER, que poupam um boado de tempo e trabalho.

É verdade que um outro patch pode produzir resultados inesperados e indesejados, mas a Microsoft procura solucionar o problema com a possível urgência, e não é por causa de uma laranja podre que você vai jogar fora a caixa inteira. No geral, as atualizações aprimoram a segurança e o funcionamento do sistema como um todo, devendo ser implementadas sempre que estiverem disponíveis.

Desde que começaram a ser usados em PCs domésticos, os antivírus foram eleitos os grandes culpados pela lentidão do computador. É fato que a maioria deles tem um apetite voraz por recursos (processamento, memória, etc.), e que, para piorar, esse é o tipo de programa que precisa ser carregados na inicialização do sistema. Embora seu impacto no desempenho costume ser mais sentido durante as varreduras, é recomendável usar antivírus mais “leves” em máquinas de configurações mais pobres.

Observação: Uma alternativa ao antivírus é a virtualização do sistema (detalhes nesta postagem), mas eu considero essa solução mais adequada a computadores públicos (como os de lanhouses, cibercafés etc.) do que aos domésticos.

Se sua máquina estiver particularmente lenta e você tiver motivos para suspeitar do antivírus, experimente desativá-lo temporariamente e veja como o sistema se comporta. Se a melhora for palpável, substitua a ferramenta por outra que drene menos recursos (eu gosto muito do AVAST PREMIER, mas não tome qualquer decisão sem analisar o TOTAL AV, o PC PROTECT e o KASPERSKY INTERNET SECURITY, além, é claro, dos festejados produtos da SYMANTEC).

Volto a frisar que a influência do drive de disco rígido (memória de massa) no desempenho global do sistema é significativa. Os modelos baseados em memória sólida (SSD) vêm substituindo (a conta-gotas) os eletromecânicos, mas unidades de grandes capacidades ainda custam muito caro. Drives híbridos reúnem o melhor dos dois mundos, combinando um SSD de pequena capacidade (64 GB, p.e.) com um HDD convencional (eletromecânico). Assim, a memória sólida funciona como cache, armazenando os aquivos mais usados e agilizando o acesso a eles, enquanto os pratos magnéticos se encarregam dos demais conteúdos (música, vídeo, imagem, texto, etc.). Note que o processo é transparente e automático, ou seja, tanto o usuário quanto o sistema "enxergam um drive comum”.

Cumpre salientar que a desfragmentação de drives de memória sólida é desnecessária e desaconselhável, mas os modelos convencionais devem ser desfragmentados quinzenal ou mensalmente, conforme o uso do computador. Antes de executar a desfragmentação, veja qual o percentual de espaço livre na unidade. Se mais de 70% do total estiver ocupado, ponha as barbichas de molho (mais detalhes na próxima postagem).

O desfragmentador nativo do Windows 10 cumpre sua função, mas eu uso e recomendo o Smart Defrag, que é rápido, amigável, e oferece recursos como a desfragmentação off-line (feita durante a inicialização, de modo a contemplar arquivos que ficam inacessíveis quando o sistema está carregado), a otimização (que regrava os arquivos do sistema no início do disco para aprimorar o desempenho), a consolidação do espaço livre, e por aí vai.

É o que tínhamos para hoje, pessoal. Volto amanhã com mais dicas sobre o HDD e o desempenho do PC.