quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

USO EXCESSIVO DO HDD — COMO RESOLVER (PARTE 3)


A LÓGICA TEM POUCO PODER SOBRE AS EMOÇÕES.

O Superfetch, sucessor do Prefetch, é outro suspeito de degradar o desempenho do sistema, tanto pelo consumo elevado de memória quanto pelo acesso excessivo ao disco.

O Prefetch foi implementado no Windows XP para monitorar as aplicações que o usuário acessa mais frequentemente e reduzir seu tempo de inicialização, mantendo-as pré-carregadas num cache de memória. Foi a partir do Seven, se não me engano, que ele passou a se chamar Superfetch e se tornou um consumidor de memória voraz.

Em teoria, o Superfetch — e o Prefetch antes dele —  deveria melhorar o desempenho do computador, mas o grande número de entradas se acumulam com o passar do tempo pode produzir o efeito oposto. 

Quando o XP era a bola da vez e a maioria dos PCs dispunha de menos de 1 GB de RAM, eu recomendava esvaziar a pasta Prefetch regularmente — ou mesmo desabilitar esse recurso. Mais adiante, quando as máquinas de entrada de linha passaram a vir com 2 ou mais gigabytes de RAM, achei melhor deixar o próprio Windows decidir se usa ou não o recurso, não só porque um app iniciado a partir do cache sempre carrega mais depressa que quando lançado do HDD, mas também porque o Superfetch passou a gerenciar o cache de maneira mais “inteligente”, com prioridade baixa em relação a outras aplicações, além de adquirira a capacidade de se auto desativar ao detectar um HDD de alto desempenho ou um SSD.

Fato é que o Superfetch divide opiniões. Alguns especialistas entendem que desabilitá-lo não traz qualquer benefício, mas há quem recomende fazê-lo, sobretudo se o computador tem menos de 4 GB de memória RAM. Como a reconfiguração é simples e fácil de desfazer, não vejo razão para você não tentar. Veja como proceder:

Para conferir se o Superfetch está ativo, pressione simultaneamente as teclas Win+R, digite services.msc na caixa do menu Executar, tecle Enter e confira o status do Superfetch na coluna respectiva (se o status for Iniciado, é porque o serviço está operante).

Para avaliar como o sistema se comporta sem o Superfetch, dê um clique direito sobre ele, clique em Propriedades e, em Tipo de inicialização, selecione Desativado, pressione Aplicar, confirme em OK e reinicie o computador.

Depois de usar o PC durante um dia ou dois, se você achar que o desempenho melhorou, deixe a configuração como está. Caso contrário, siga os passos sugeridos linhas atrás e restabeleça o padrão original. Note ainda que você pode configurar o Superfetch para escolher quais itens ficarão no cache do sistema. Para isso:

— Na caixa de diálogo do menu Executar, digite regedit e pressione Enter.

— Na janela do Editor do Registro, localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters.

— No painel à direita, dê duplo clique sobre a opção EnablePrefetcher e altere o valor padrão (3) para 0 (zero) se quiser desabilitar o caching; para 1 se quiser deixar apenas os aplicativos em cache; e para 2 se quiser deixar apenas os arquivos de boot em cache.

Importante: Jamais edite o Registro do Windows sem antes criar um ponto de restauração do sistema e um backup da chave que você tenciona modificar.

Para criar o ponto, digite “criar ponto” (sem aspas) na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas, clique na opção Criar Ponto de Restauração e, na tela das Propriedades do Sistema, clique em Criar, dê um nome ao ponto, clique novamente em Criar e aguarde a conclusão do processo.

Para fazer um backup do Registro, digite regedit na caixa de diálogo do Menu Executar, clique em regedit (executar comando) e em Sim na caixa de diálogo que será exibida em seguida. Na janela do Editor do Registro, selecione o menu Arquivo e clique na opção Exportar. Em “Intervalo de exportação”, marque TODOS para efetuar backup de todo o Registro ou clique em Ramificação Selecionada e digite o nome da chave desejada (recomendável). Nomeie o arquivo, indique o local onde ele deverá ser salvo (sugiro a Área de Trabalho) e clique em Salvar

Se quiser (ou precisar) reverter a modificação mais adiante, dê um clique direito sobre o arquivo de backup (que é salvo com a extensão .REG), escolha a opção Mesclar e confirme a restauração.