sexta-feira, 15 de março de 2019

USO EXCESSIVO DO HDD NO WINDOWS — COMO REPARAR SEU PERFIL DE USUÁRIO (PARTE 5)


GUARDAR RESSENTIMENTO É COMO TOMAR VENENO ESPERANDO QUE A OUTRA PESSOA MORRA.

Com o passar do tempo, nosso perfil de usuário no Windows pode "inchar" a tal ponto que rodar um aplicativo ou abrir um simples arquivo de texto nos 5 ou 10 minutos iniciais da sessão se torna um teste de paciência. Embora seja possível possa contornar esse conveniente ligando o PC e indo tomar um café enquanto o sistema termina de carregar, isso seria o mesmo que fazer o carro “pegar no tranco” em vez de mandar consertar o motor de arranque. Portanto, vale a pena saber como reparar um perfil de usuário excessivamente inflado, para que ele ocupe menos o disco rígido durante a inicialização do sistema, mas não custa lembrar, mais uma vez, que a única maneira de resgatar a performance que o computador tinha nas primeiras semanas de uso é reinstalar o Windows do zero. Todo o resto é paliativo — pode até ajudar, mas é paliativo.

Observação: Recomendo a leitura da sequência iniciada por este post, que trata do uso do disco em patamares próximos a 100%; desta outra sequência, que traz uma série de informações conceituais e dicas práticas para otimizar o desempenho do PC; e de mais esta, que aborda a importância dos subsistemas de memória — física e de massa — na performance do computador.

Manter a área de trabalho atopetada de elementos desnecessários é um péssimo hábito. Não é por acaso que, quando ligamos o PC pela primeira vez, somente o ícone da lixeira é exibido. Não que haja algo de errado em salvar arquivos na área de trabalho; errado é não os tirar de lá quando eles não forem mais necessários. Indicar a área de trabalho como destino dos arquivos de instalação de um aplicativo que você baixa da Web, por exemplo, facilita o processo de instalação, mas você deve movê-los para lixeira assim que o programa tiver sido instalado com sucesso. E se quiser usar o desktop para ter fácil acesso a pastas, documentos, páginas da internet ou o que for, você deve manter ali somente os atalhos. Para isso, salve os itens em questão em outro local (de preferência em outra partição que não a do sistema), dê um clique direito sobre os que você quer acessar via desktop e clique em Enviar para > Área de trabalho (criar atalho).

Entupir a área de inicialização rápida da Barra de Tarefas com atalhos inúteis ou dispensáveis também retarda o carregamento do seu perfil de usuário. Mantenha ali somente atalhos para o Explorador de Arquivos, navegador de internet, cliente de email e mais uma ou outra aplicação que você utiliza com frequência.

Para manter o desempenho da máquina em patamares aceitáveis e postergar uma inevitável reinstalação do sistema, tenha uma suíte de manutenção responsável — como o CCleaner ou o Advanced System Care (clique aqui para ler um comparativo que eu publiquei um ano e meio atrás). Mesmo que o próprio Windows forneça utilitários para limpeza do disco, correção de erros e desfragmentação dos dados, essas suítes tendem a ser mais rápidas e eficientes.

Se você não cultiva o saudável hábito de fazer faxinas regulares no sistema (manutenção preventiva), habilite o Sensor de armazenamento do Windows 10, que libera espaço automaticamente, deletando arquivos desnecessários. Digite armazenamento no campo Pesquisar da Barra de Tarefas (ou da Cortana, conforme a configuração do seu sistema), clique na opção Ativar o sensor de armazenamento / Configurações do sistema e faça os ajustes respectivos.

Amanhã a gente continua.