quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tiro e queda

É certo que travamentos fossem mais freqüentes nas versões 9x/ME do Windows, mas é igualmente certo que as mais recentes ainda possam "dar pau"; basta um aplicativo mal comportado deixar de responder para o sistema se tornar lento ou inoperante.
Note que nem sempre é preciso reiniciar o computador para sair dessas “sinucas de bico”; em certos casos, é só pressionar Ctrl+Alt+Del e reiniciar o “explorer.exe”, ou então “matar” os processos rebeldes. Entretanto, pode haver dois ou mais processos associados ao mesmo aplicativo e, além da dificuldade de identificar todos eles (alguns têm nomes pra lá de nebulosos), o Gerenciador de Tarefas do XP pode não dar conta do recado: você seleciona o item problemático, clica em “Finalizar processo”, e ele simplesmente continua lá, desafiador. Aliás, isso aconteceu recentemente comigo (leia mais na postagem de anteontem), quando eu infelizmente ainda não conhecia o SuperF4 que encerra qualquer aplicativo insubmisso sem dó nem piedade, bastando para isso pressionar Ctrl+Alt+F4.
Se preferir, pressione a tecla com o logo do Windows combinada com F4 e veja que o ponteiro mouse assume a forma de uma caveira com duas tíbias cruzadas (como nas bandeiras dos piratas). Leve a caveirinha até a janela do programa, dê um clique e pronto: ele será encerrado no ato, esteja travado ou não.
Um ótimo dia a todos e até a próxima.