segunda-feira, 8 de março de 2010

Sumiço do drive óptico

Depois de algumas semanas sem usar meu drive óptico, introduzi um CD e... nada! Reiniciei o computador, tentei de novo, e... nada! A gavetinha respondia ao comando do botão e o LED piscava normalmente durante o POST e quando a mídia era introduzida no drive, levando-me a descartar um possível mau contato no cabinho de energia, e como o disquinho saía quente, tudo indicava que o laser estivesse ativo e operante. Então, cliquei em Meu Computador e – surpresa! – o ícone da “unidade E” havia desaparecido misteriosamente.
Abri o Gerenciador de Dispositivos e verifiquei que tudo estava normal com os canais primários e secundários dos controladores IDE/ATA. Em Unidades de DVD/CD-ROM, todavia, o drive óptico aparecia sinalizado em amarelo, e o campo Status do Dispositivo informava que o driver fora devidamente carregado, mas o hardware em questão não havia sido encontrado.
Já estava pensando em abrir o gabinete para verificar se o cabo flat estava bem encaixado, ou mesmo remover o componente e testá-lo em outro PC, quando me ocorreu ter lido alguma coisa, certa vez, sobre o “desaparecimento misterioso da unidade de CD no Windows XP”. Consultei então o nosso “oráculo maior” (que também atende por “Google”) e localizei uma solução que, a priori, não me inspirou muita confiança, mas como situações desesperadoras exigem medidas desesperadas, resolvi pô-la em prática e... não é que funcionou?
Passando ao que interessa, se você se vir numa situação semelhante, antes de qualquer medida mais radical clique aqui aqui  para baixar um script que resolve o problema (ou pelo menos resolveu o meu). Salve o arquivo em sua Área de Trabalho, clique em Iniciar > Executar, digite “wscript desktop\cd_dvd_fix.vbs” (sem as aspas) e dê Enter. Surgirá então uma janelinha informando que o drive óptico deverá reaparecer após a reinicialização do sistema; confirme, aguarde o Windows reinicializar, abra a pasta MEU COMPUTADOR e veja de novo (ufa!) o ícone de sua unidade de CD/DVD.
Boa sorte.

P.S.: Retomando o assunto do comentário que eu deixei no post da última quinta-feira, o Patch Tuesday de amanhã deve contar com dois boletins de segurança destinados a corrigir oito vulnerabilidades que afetam o Windows e a suíte Office, mas, contrariando as expectativas, o problema do VBScript (que levou a Microsoft a pedir aos usuários que não pressionem a tecla F1 dentro do browser) não foi contemplada.