terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SE VOCÊ USA UM SMARTPHONE COM ANDROID, NÃO DEIXE DE LER ESTA POSTAGEM

SER PETISTA É ESTAR MORTO EM TEMPOS VIVOS.

Se você tem um smartphone com Android (que, no Brasil, bate o sistema operacional da Apple por 79,9% a 13,2%), provavelmente já passou pela desagradável experiência de acessar uma webpage qualquer e ser brindado com uma telinha dando conta de que seu aparelho está infectado e oferecendo um antivírus para resolver o problema. Você possivelmente clicou no botão “voltar” — e talvez tenha sido obrigado a clicar novamente no link original para recarregar a página — e em menos de 5 segundos deu de cara com uma nova telinha, desta feita informando que existe uma atualização importante para o seu aparelho. Você voltou, tentou de novo, mas a coisa se repetiu até você desistir de navegar ou, pior, clicar no link para acabar de vez com o tormento (situação em que deve ter sido convidado a baixar algum programinha de manutenção, game ou outro app tão suspeito quanto o decoro dos petralhas ou a competência da nossa valorosa presidanta). Para resolver o problema, basta fazer alguns ajustes simples, mas funcionais:

— Se você usa o Chrome, abra o navegador, pouse o dedo sobre os 3 pontinhos da barra de endereço, selecione Configurações > Configurações do site e desabilite o Javascript.

Observação: Desabilitar o Javascript pode acarretar uma “desconfiguração” das webpages, mas isso em nada se compara com o aborrecimento de ter a navegação interrompida a cada 5 segundos por uma janela pop-up perniciosa.

Se seu navegador móvel é o Firefox, digite about:config na barra de endereços e selecione Ir. Digite Script na busca interna (ícone da lupa), procure por javascript.enabled, selecione para abrir as opções e toque no botão Inverter valor.

Pronto, agora volte a navegar com seu smartphone e veja que as janelinhas rebeldes foram devidamente domadas.

Observação: Há mais a dizer sobre esse assunto, mas vamos deixar para uma próxima vez.