sexta-feira, 7 de junho de 2019

SOBRE SMARTPHONES, MEMÓRIA INTERNA E CARTÕES SD — FINAL


NÃO HÁ FLORESTA. SÓ ARVORES.

Conforme vimos nos capítulos anteriores, smartphones de fabricação recente, com exceção do iPhone e de alguns modelos Android de topo de linha, possuem slot para cartão de memória e suportam versões de até 64 GB, que são fáceis de encontrar e têm preços palatáveis — mesmo as de classe 10 (detalhes no post anterior). Assim, quem não pode ou não quer gastar uma pequena fortuna num aparelho com 128 GB (ou mais) consegue se virar bem com um modelo de 16/32 GB e um micro SD de 32/64 GB de classe 6 ou superior. 

O pulo do gato é fundir o espaço do cartão com o da memória interna, de modo que sistema “enxergue” tudo como uma coisa só. Mas note que isso só se tornou possível no Android a partir da versão Marshmallow — a não ser que o aparelho seja “rooteado” (o root dá o usuário privilégios administrativos e acesso a recursos avançados do sistema; para mais detalhes, acesse a sequência iniciada por esta postagem). Mas mesmo alguns alguns smartphones com Android 6 ou posterior dificultam essa configuração, obrigando o usuário a se valer do cartão apenas para armazenar músicas, fotos, vídeos e outros arquivos volumosos e, eventualmente, transferi-los para o computador, tablet ou outro aparelho com suporte a essa tecnologia. 

Observação: Há dezenas de tutoriais na Web que ensinam a burlar essa restrição sem rootear o aparelho. Basicamente, você precisa habilitar as opções do desenvolvedor e a depuração USB no smartphone, conectá-lo a um PC com Windows (no qual devem ser instalados o Android SDK e o Fastboot) e percorrer uma via crucis que pode ou não levar até o destino desejado. 

Não sendo esse o caso do seu smartphone, para fundir os espaços você precisa apenas inserir o micro SD no slot correspondente (siga as instruções do fabricante), tocar no ícone da engrenagem para abrir o menu de Configurações do Android, acessar a seção Armazenamento, selecionar o Micro SD, tocar nos três pontinhos à direita da barra de título da janela e, em Configurações de Armazenamento, escolher Formatar com interno > Limpar e Formatar. Concluído esse processo, você pode mover os arquivos da memória interna para o cartão (embora também possa fazê-lo posteriormente, ou mesmo não fazer, porque não se trata de um procedimento obrigatório). Ao final, clique em Concluído e confira o resultado.

Se quiser voltar a usar o cartão como dispositivo de armazenamento removível, basta refazer os passos acima e selecionar a opção Formatar como portátil.