quinta-feira, 15 de março de 2012

De volta ao DEFRAG


A fragmentação dos dados é uma característica do Windows – ou, mais exatamente, da maneira como ele organiza os arquivos no HD –, mas nem por isso deixa de merecer nossa atenção, pois, quando excessiva, degrada o desempenho do computador (para saber mais, clique aqui).
Para arrumar sua própria bagunça, o Windows disponibiliza o Desfragmentador de disco (disponível em ACESSÓRIOS/FERRAMENTAS DO SISTEMA), mas é possível obter melhores resultados com programinhas de terceiros (saiba mais clicando aqui).

Observação: Desfragmentar o HD pode levar de muitos minutos a várias horas (ou dias, em situações críticas), dependendo do tamanho do drive, da quantidade de arquivos e do grau de fragmentação dos dados. Nas versões 9x/ME do Windows, era preciso encerrar todos os programas, inclusive os que rodavam “nos bastidores”, já que qualquer atividade no HD implicava no reinício do processo e retardava sensivelmente sua conclusão.

Dentre diversas opções disponíveis no mercado, o freeware  SMART DEFRAG 2 se sobressai devido à sua versatilidade. Além de analisar e desfragmentar os dados, ele se propõe a otimizá-los de maneira rápida ou completa e pode ser executado durante o boot ou rodar em segundo plano, como veremos na postagem de amanhã.
Abraços e até lá.