sexta-feira, 16 de agosto de 2013

INFORMÁTICA - DICAS, TRUQUES E HUMOR DE SEXTA-FEIRA


Se você fala com Deus, está orando; se ouve Deus falando no seu ouvido, aí é caso de internação.

·        A despeito de tudo o que a gente já discutiu sobre wallpapers (ou papeis de parede), o Windows 7 conta com um vasto leque de imagens simplesmente sensacionais. Para acessá-las, digite C:\Windows\Globalization\MCT na caixa do menu Executar e explore cada uma das opções ali disponíveis. Imperdível!

·        Suas informações confidenciais serão mantidas longe dos abelhudos de plantão se você recorrer ao BitLocker, que criptografa os dados gravados no HD e em discos externos e pendrives.

·        Se você precisa do Word e acha o MS Office muito caro, o Editpad é uma opção gratuita bem mais rebuscada do que o espartano WordPad do Windows.

·        Nenhuma versão do Windows está completa sem aplicativos que variam conforme as necessidades de cada usuário. Para facilitar, o Ninite instala automaticamente programas “em lote”: basta acessar o site, marcar as opções desejadas, clicar no botão Get Installer (no rodapé da página) para receber um pequeno executável que baixa os programas de seus sites oficiais e os instala na configuração padrão (escolhendo, inclusive, versões de 64 bits para sistemas x64).

·        Não se deve mexer em time que está ganhando, mas é possível manipular o Controle de Cotas de Usuário movendo a barra deslizante que é exibida quando você digita UAC na caixa de pesquisas do Seven.

Passemos agora ao humor da vez:


Bom final de semana a todos.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

INFORMÁTICA - DÚVIDAS E MAIS DÚVIDAS

Não roube! O governo detesta concorrência.

Segundo um velho axioma da informática, os computadores vieram para resolver todos os problemas que você não tinha quando eles não existiam. Afinal, se você não tem um endereço eletrônico e não utiliza o MESSENGER, saber configurar um cliente de email ou migrar para o Skype são as últimas das suas preocupações, não é mesmo?
Por outro lado, caso tenha se iniciado na informática no tempo dos comandos de prompt do velho DOS e continue acompanhando de perto (ou de tão perto quanto possível) a evolução vertiginosa da tecnologia da informação, talvez você esteja se perguntando se é hora de abandonar o Seven (a melhor edição do Windows de todos os tempos, no meu entender) e abraçar seu recém-lançado sucessor. A propósito, de quanto em quanto tempo se deve trocar o computador? Convém continuar com um PC de mesa ou  partir para um laptop (ou um tablet, quem sabe)? CPU Intel ou AMD? Quantos gigabytes de RAM? Disco rígido, híbrido ou SSD? Windows ou Linux?
Dilemas não faltam no dia a dia dos usuários de computador, seja no âmbito do hardware, seja no do software. Já as respostas... Bem, você pode dirimir a maioria dessas dúvidas esquadrinhando as mais de 1.800 postagens que eu publiquei desde setembro de 2006. Basta recorrer aos campos de busca aqui do Blog, logo abaixo do título e no canto superior esquerdo da página.
Abraços e até mais ler.  

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

WINDOW 7 - HORA NA INTERNET - SERVIDOR DE HORÁRIO - WIDGETS (relógio e meteorologia)

Ninguém é tão sábio que nada tenha a aprender, nem tão ignorante que nada tenha a ensinar.

Quem é fã de pontualidade deve se mudar para Londres, para a Suíça, ou para um bucólico município interiorano, já que é quase impossível cumprir compromissos de horário numa cidade como São Paulo, onde 7,5 milhões de veículos disputam uma malha viária obsoleta, planejada para a década de 70 (e olhe lá). Mesmo assim, acertar o relógio pelo horário do Windows é uma providência pra lá de recomendável, já que, uma vez sincronizado com um Time Server da Internet, o relógio do sistema oferece precisão similar à de um relógio atômico (cerca de 1 segundo por milhão de anos). Para tanto, basta abrir o miniaplicativo Data e Hora do Painel de Controle, clicar na aba Horário na Internet, em Alterar configurações, e então marcar a caixa de verificação respectiva.

Observação: Não é preciso se ater aos servidores de horário disponibilizados pela Microsoft, pois um acordo entre o ON (Observatório Nacional), que é responsável pela Hora Legal Brasileira, e o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), assegura que a hora certa seja distribuída gratuitamente via Internet por meio do NTP.br.

Devido ao espaço acanhado da Área de Trabalho, especialmente nos portáteis, é comum o usuário configurar a Barra de Tarefas para se auto-ocultar, o que dificulta a visualização do relógio. A alternativa natural seria habilitar o gadget nativo do Windows (talvez fosse mais apropriado dizer widget), mas como a própria Microsoft vem alertando para possíveis falhas que põem em risco a segurança do computador (para saber mais clique aqui, e para implementar automaticamente a correção do problema, aqui), sugiro acessar o
site http://www.respectsoft.com, cujos relógios, dentre outros recursos, oferecem cronometro, alarme, contador regressivo e sinal sonoro (semelhante ao de um sino, que tocam a cada hora cheia).
Se você faz questão de ter acesso rápido às condições do tempo, temperatura e previsão para os próximos dias, a área de links aqui do Blog inclui o Climatempo. No entanto, nada como ter um widget permanente na tela, com informações atualizadas em tempo real. Interessado? Experimente o http://www.accuweather.com/, que talvez ofereça informações mais acuradas no país de origem, mas não deixa de causar um efeito muito legal quando fixado no cantinho superior esquerdo do desktop (minha opção; você pode arrastar o seu para onde achar melhor).

Um grande abraço e até a próxima. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SPYWARES, KEYLOGGERS e afins - MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR

Ele queria ser pobre um dia, porque ser pobre todo dia é duro...

Quem nos acompanha regularmente sabe que o keylogger é um tipo de spyware que se instala sub-repticiamente no sistema com o fito de registrar senhas e outras informações confidenciais que a você digita ao operar o computador – mesmo em teclados virtuais, onde os dados são inseridos com o uso do mouse.
Como os vírus tradicionais, essas pestes pegam carona em anexos de email, arquivos compartilhados via programas P2P e links maliciosos disseminados via correio eletrônico ou em salas de chat, programas de mensagens instantâneas e assemelhados. Uma vez coletados, os dados são enviados para o cracker de plantão, que acessa o site do banco, por exemplo, e faz um rombo no orçamento do infeliz.
Sem prejuízo daquelas velhas – conquanto ainda eficazes – recomendações que a gente vem repisando nas centenas de postagens já publicadas sobre segurança digital (para saber mais, use o campo de buscas, na parte superior esquerda da tela), abria o Editor de configuração do sistema (tecle Windows+R, digite msconfig na respectiva caixa de diálogo e pressione Enter), clique na aba Inicializar e cheque os executáveis que aparecem na lista (como nem sempre é fácil associá-los aos programas que os puseram ali, recorra à base de dados do Liutilities.com). Melhor ainda é instalar o ProcessQuickLink ou o Process Explorer, por exemplo (já analisados aqui no Blog), que são uma mão na roda para verificar se aqueles nomes estranhos remetem a programas legítimos ou não. Aliás, como o que abunda não excede, não deixe de recorrer também a programas que detectam e eliminam a maioria dos malwares do seu computador, como o Spyware Terminator, o SuperAntiSpyware ou o SpyCatcher Express, dentre tantos outros.

EM TEMPO: HOJE É DIA DE PATCH TUESDAY. NÃO DEIXE DE ATUALIZAR SEU SISTEMA.

Boa sorte a todos e até mais ler.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

WINDOWS 7 - COMO OCULTAR PARTIÇÕES OU DRIVES


CASAR É TROCAR A ADMIRAÇÃO DE VÁRIAS MULHERES PELAS CRÍTICAS DE UMA SÓ.

Vimos no post anterior como dividir o HD em duas ou mais unidades lógicas (também conhecidas como partições, ou volumes); hoje, conforme prometido, veremos como ocultá-las, lembrando que essa prática deve ficar restrita preferencialmente a partições que você não utiliza no dia a dia (como uma unidade onde você salva backups de seus arquivos mais importantes, por exemplo), e ser usada para mantê-las longe dos curiosos de plantão ou para evitar modificações ou apagamentos acidentais. Então, no  Windows 7:

·        Tecle Windows+R para abrir o menu Executar, digite diskpart na caixa respectiva e clique em OK.
·        Na telinha de Prompt que será exibida em seguida, digite list volume e tecle Enter para visualizar uma lista com todas as partições do disco rígido (não mexa na partição de 100 MB identificada como System Reserved).
·        Verifique a letra da partição que você quer ocultar e qual o volume relacionado a ela – no meu note, por exemplo, a letra E remete ao Volume 4, que corresponde ao pendrive que eu uso para o ReadyBoost.
·        Com base no exemplo acima, digitar select volume 4 e teclar Enter fará com que a tela de prompt exiba a linha o volume 4 está selecionado. Digitando em seguida remove letter E e teclando Enter, a mensagem mudará para o diskpart removeu com êxito a letra de unidade ou ponto de montagem (note que os dados não serão apagados; apenas a partição será ocultada), e da feita que o computador for reiniciado, o drive E não será mais exibido.

Para reverter o processo, basta seguir os mesmos passos e, na lista com todas as partições do HD, digitar select volume 4 e em seguida digitar assign letter=E. Depois que a mensagem o diskpart atribuiu com êxito a letra de unidade ou ponto de montagem, reiniciar o computador fará com que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes.

Observação: Tome muito cuidado ao executar comandos de Prompt. Crie sempre um ponto de restauração do sistema antes de seguir as instruções e só as confirme se e quando tiver certeza do que está fazendo.

Antes de encerrar, vale lembrar que amanhã, segunda terça-feira de agosto, é patch tuesday da Microsoft. Quem não configurou as atualizações automáticas deve rodar o Windows Update para atualizar seu sistema (caso não haja atualizações disponíveis no começo da noite, volte a executar o programinha na manhã da quarta-feira). 

Boa sorte e até mais ler.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PARTICIONAMENTO DO HD - COMO CRIAR E OCULTAR PARTIÇÕES NO WINDOWS 7 e humor...


ESPOSA É AQUELA AMIGA E COMPANHEIRA QUE ESTÁ SEMPRE ALI, PRONTA PARA AJUDÁ-LO A RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS QUE VOCÊ NÃO TERIA SE ESTIVESSE SOLTEIRO.

Antes de passar ao mote do post de hoje, cumpre lembrar (mais uma vez) que isso aqui não é um monólogo.  Apesar de já estarmos em agosto, as últimas três postagens não só foram pouco acessadas quanto como também quase não receberam (curiosamente, nem mesmo SPAM!). Vamos participar, pessoal!

Fracionar o HD em duas ou mais unidades lógicas sempre foi uma prática recomendável: da feita que cada volume é “enxergado” como um drive independente, você pode separar seus arquivos pessoais do sistema e demais aplicativos e assim poupá-los da formatação necessária a uma eventual reinstalação completa do Windows. Aliás, diante do espaço disponibilizado pelos drives atuais, a maioria dos fabricantes de PCs entrega seus produtos com duas partições utilizáveis e uma terceira, oculta, destinada a abrigar os arquivos necessários à reversão do software às condições originais de fábrica (essa partição, geralmente limitada a algumas dezenas de gigabytes, substitui a mídia de instalação do sistema e é mantida invisível para evitar que alguém a modifique ou utilize inadvertidamente para outros fins).
Antes de mostrar como ocultar qualquer partição ou drive existente no computador, cumpre relembrar que criar e formatar novas unidades lógicas, nas versões mais recentes do Windows, independe das tradicionais ferramentas baseadas no velho MS-DOS, que apagavam todos os arquivos armazenados no disco. No Seven, por exemplo, você pode executar esse procedimento “dentro” do próprio sistema.
Para tanto:

  • Pressione as teclas Windows+R, digite diskmgmt.msc na caixa do menu Executar e tecle Enter.
  • A tela que se abre em seguida exibe todas as partições disponíveis, inclusive as ocultas. Dê um clique direito sobre a unidade desejada, selecione a opção Diminuir Volume..., aguarde o cálculo do espaço disponível e então defina o espaço da nova partição e clique em Diminuir.
ObservaçãoEssas configurações devem ser feitas tomando como base o tamanho do disco e das partições em megabytes, que podem ser convertidos em gigabytes mediante a divisão do valor por 1.024.

  • Ainda na tela do Gerenciamento de disco, dê um clique direito sobre o espaço não alocado e selecione a opção Novo Volume Simples...
  • Na janela do Assistente para Novas Partições Simples, clique em Avançar e ajuste a quantidade de espaço a ser utilizado (por padrão, o Windows seleciona todo o espaço não alocado disponível, mas você pode alterar esse valor caso pretenda criar mais partições).
  • Defina então letra para a nova unidade, formate o espaço respectivo e digite um nome no campo Rótulo do Volume (opcional).
  • Finalmente, confira se os dados correspondem àquilo que você definiu e, caso afirmativo, clique em Concluir e aguarde a conclusão do processo, que tornará o espaço anteriormente marcado como não alocado pronto para ser usado como uma nova partição. 
  • O último passo é formatar o espaço do disco rígido destinado à nova partição criada. Se essa etapa não for cumprida, não será possível armazenar os arquivos de forma efetiva. Na caixa de diálogo Formatar partição, para executar o procedimento com as configurações padrão, clique em Avançar, examine suas escolhas e clique em Concluir
Observação: Note que os sistemas de arquivos mais comumente utilizados pelo Windows são o NTFS e o FAT32. Este último é mais rápido, mas o primeiro, além de mais seguro, permite trabalhar com grandes volumes de arquivos e criar permissões de acesso de forma mais elaborada.

Se você quiser criar mais partições, basta repetir os procedimentos sugeridos. Já para desativar uma partição, torne a acessar a janela do Gerenciamento de disco, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção Excluir volume... Tenha em mente, porém, que isso irá resultar no apagamento de todos os dados armazenados nessa unidade, de modo que, antes de excluí-la, convém criar um backup em outra partição, pendrive ou disco virtual.

Para evitar que esta postagem fique ainda mais longa, vamos deixar o restante para a próxima e passar ao nosso humor de sexta-feira:


A loura estava tentando abrir uma garrafa de Coca-Cola de 600 ml e não conseguia:
- Que inferno! 
O dono do bar explicou:
- Você tem que torcer.
E a loura, batendo palmas:
- ABRE! ABRE! ABRE!

Abraços e um bom final de semana a todos.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DICAS DE INFORMÁTICA


O casamento vai para o brejo quando você engole tantos sapos que não tem mais estômago para comer a perereca.

Embora seja a exaltação do óbvio, não custa dizer que é possível selecionar um grupo de itens numa pasta clicando no primeiro e, mantendo a tecla Shift pressionada, clicar no último (caso a seleção desejada envolva elementos não consecutivos, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique em cada item).

O atalho Alt+F4 fecha os programas em execução, ao passo que o Windows+M minimiza todas as janelas abertas na área de trabalho (para recuperá-las, digite Windows+Shift+M). Freewares como o Close All (http://www.ntwind.com/software/utilities/close-all.html) também têm sua utilidade, mas quem usa o Seven pode exibir o Desktop simplesmente clicando na extremidade direita da Barra de Tarefas, logo depois do relógio do sistema, e clicar novamenter para que tudo volte a ser como antes no quartel de Abrantes.

Um ótimo dia a todos.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

WINDOWS 7 - PASTA SEND TO / ENVIAR PARA...

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

O Outlook Express me acompanhou desde quando a Microsoft o incorporou ao IE4, mas a migração para o Windows 7 me levou a substituí-lo pelo Incredimail2. Entretanto, ao contrário do OE, esse programinha, mesmo configurado como cliente de email padrão, não era convocado quando eu dava um clique direito num arquivo qualquer e selecionava a opção ao Mail Recipient do comando Enviar para.
Se algo parecido também o incomoda, caro leitor, saiba que é fácil adicionar destinos à pasta Sendto. Basta digitar shell:sendto na caixa do comando Executar (que é convocado pelo atalho Windows+R) e pressionar Enter. Dê um clique direito num ponto vazio da janela Sendto e clique em Novo > Atalho. Especifique o caminho do seu atalho (no meu caso, foi preciso indicar o executável do Incredimail2 dentro da pasta respectiva, em C:\Arquivos de Programas) e o novo atalho será incluído automaticamente no menu Enviar para.


Observação: Mantenha a tecla Shift pressionada ao dar o clique direito sobre o arquivo desejado e selecionar Enviar para e veja uma série de opções adicionais, incluindo atalhos para todas as suas pastas pessoais, não apenas Documentos.

Espero que essa dica seja útil para alguém.
Abraços a todos e até a próxima.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

IRQ, DMA, PLUG AND PLAY, USB, DRIVERS E QUESTÕES AFINS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. QUANDO VOCÊ DÁ UM PASSO ADIANTE, INEVITAVELMENTE DEIXA ALGUMA COISA PARA TRÁS.

Desenvolvidas no final dos anos 1990, as tecnologias Plug and Play e USB facilitaram sobremaneira a expansão do hardware nos PCs, pois dispensam as intrincadas configurações manuais dos canais IRQ e DMA – que, não raro, resultavam em incompatibilidades difíceis de solucionar. Dessa forma, para expandir os recursos do computador mediante substituição ou acréscimo de componentes internos ou periféricos, basta fazer a respectiva conexão física (através das interfaces adequadas ou de uma porta USB, conforme o caso) e deixar o restante por conta do sistema.

Observação: Drivers são programinhas de baixo nível que fazem o papel de “ponte” entre o hardware e o sistema operacional. Todo dispositivo precisa de um ou mais drivers para funcionar, e embora o Windows disponha de um repositório nativo que lhe permite operar a maioria dos componentes existentes no mercado, é recomendável usar sempre as versões criadas pelos respectivos fabricantes, que garantem maior estabilidade e ampliam o leque de recursos.

Ausência de drivers ou uso de versões inadequadas era um problema comum no tempo em que o preço proibitivo das máquinas de grife forçava os usuários a recorrer aos integradores de fundo de quintal, geralmente diplomados por aqueles famosos cursos de montagem e manutenção de micros que se tornaram tão comuns lá pela virada do século. Hoje em dia a história é bem outra, mas ainda assim convém você verificar se está tudo bem com os drivers do seu PC. Para tanto, tecle Windows+R, digite devmgmt.msc na caixa do menu Executar e, na tela do Gerenciador de Dispositivos, clique na setinha à esquerda de cada item para visualizar os respectivos subitens.

Observação: Um “X” em vermelho ao lado de um dispositivo indica que ele está desabilitado; um ponto de interrogação amarelo, que ele foi detectado, mas não possui driver instalado; um “i” em azul, que ele está usando uma configuração manual. Já um ponto de exclamação preto dentro de um triângulo amarelo pode significar diversos problemas, sendo recomendável dar duplo clique sobre o item para obter mais informações na sua tela de Propriedades.

Mais ou menos da mesma forma como os desenvolvedores de software criam patches para seus programas, a turma do hardware costuma atualizar seus drivers (para solucionar problemas, implementar novos recursos, e por aí vai), de modo que, em tese, é recomendável utilizar sempre as versões mais recentes desses programinhas. Na prática, todavia, pode ser mais interessante não mexer no time enquanto ele estiver ganhando. Para saber mais sobre drivers e questões afins, leia a sequência de quatro postagens que eu publiquei em meados de 2011 sobre o tema (clique aqui para acessar a primeira delas).

Um ótimo dia a todos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

WINDOWS 7 - MONITOR DE CONFIABILIDADE

O homem solteiro é um animal incompleto e o casado, um completo animal! 

Sem prejuízo do que a gente já conversou sobre mensagens de erro, panes e travamentos (para mais detalhes, acesse a sequência de posts iniciada aqui), vale lembrar que Monitor de Confiabilidade do Windows 7 mantém um registro cronológico de todas as falhas e avisos de hardware e de software havidas no computador. Para convocá-lo:

·        Clique em Painel de Controle > Central de Ações > Manutenção > Exibir histórico de confiabilidade.
·        Em “Exibir por:”, selecione Semanas para visualizar um gráfico e cinco linhas de tempo que remetem a Falhas de AplicativosFalhas do Windows, Falhas variadasAvisos Informações.
·        Dê duplo clique num item qualquer para acessar mais detalhes sobre os incidentes, divididos em Eventos críticos, Avisos e Eventos informativos.

Observação: A ferramenta avalia o sistema e lhe atribui notas de um a dez – quanto maior a nota, mais confiável o computador. Cada ocorrência recebe uma classificação, conforme sua natureza: falhas de aplicativo, por exemplo, remetem a aplicações que deixaram abruptamente de responder; falhas do Windows, a problemas no sistema operacional, e falhas Variadas, a instabilidade que não se enquadram nas demais categorias.Também são documentadas instalações, atualizações ou remoções de programas e outros avisos que o Windows ache por bem registrar.

Uma análise criteriosa das informações providas pelo Monitor de Confiabilidade pode facilmente
identificar problemas associados a aplicativos específicos, cuja desinstalação ou uma eventual restauração do sistema podem solucionar com relativa facilidade.
Recursos adicionais são disponibilizados na porção inferior da janela, mas a configuração depende das diretivas de grupo do Windows, e como o comando gpedit.msc só funciona no Seven ProfessionalEnterprise e Ultimate, usuários das versões de entrada ficam na saudade.
Diversos tutoriais publicados na Web ensinam como contornar esse problema manualmente, mas o procedimento é trabalhoso e nem sempre dá certo com versões de 64-bits. Tentei recorrer ao freeware Group Police Editor, mas tomei uma surra memorável e acabei ficando na mesma.

Tenham todos um ótimo dia.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

WINDOWS - ATALHOS DE TECLADO e humor...


PODE-SE ENGANAR A TODOS DURANTE ALGUM TEMPO, PODE-SE ENGANAR ALGUNS DURANTE TODO O TEMPO, MAS NÃO SE PODE ENGANAR A TODOS DURANTE O TEMPO TODO.

Quem acompanha este humilde Blog deve estar lembrado das diversas postagens que eu já publiquei sobre atalhos de teclado – que, se não fossem tão difíceis de memorizar, ajudariam a ganhar um bocado de tempo no uso do computador. Seja como for, seguem mais algumas dicas que eu reputo interessantes:

·        Quando abrir uma pasta repleta de arquivos que você deseja remover ou mudar de posição, mantenha a tecla Ctrl pressionada e tecle A para selecioná-los todos de uma só vez. Caso a idéia seja renomeá-los, mantenha pressionada a tecla Ctrl, pressione F2, insira um nome no local apropriado e tecle Enter para que todos recebam o mesmo nome, mas um número seqüencial que permita diferenciá-los.
·        Para fechar rapidamente um aplicativo sem usar o mouse, basta teclar Alt+F4; se a idéia for atualizar uma página, pressione F5; se quiser imprimir rapidamente um documento qualquer (mesmo que seja um email ou uma webpage), tecle Ctrl+P, e para minimizar todas as janelas abertas de uma vez só, tecle Windows + D (repita para tornar a exibi-las).
·        No IE, abra uma nova janela teclando Ctlr+N e acesse uma webpage digitando apenas o domínio (Google, por exemplo) e teclando Ctrl+Enter.
·        Caso você compartilhe seu PC com familiares ou colegas de trabalho, assegure-se de que cada usuário faça logon no sistema através de uma conta-padrão protegida por senha. Para alternar entre elas, basta digitar a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del e escolha a opção Trocar usuário.

Observação: Para conhecer mais atalhos de teclado, clique aqui

Passemos agora ao nosso tradicional humor de final de semana:



Um ótimo f.d.s. a todos e até mais ler. 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

DICAS SOBRE A BATERIA DO SEU CELULAR, SMARTPHONE, TABLET e NOTEBOOK


Casamento: O primeiro ano é o mais difícil; os demais são insuportáveis.

Enquanto a autonomia das baterias cresce em progressão aritmética, os recursos e funções dos gadgets aumentam exponencialmente, desafiando os desenvolvedores a encontrar maneiras de manter seus produtos funcionando longe da tomada por pelo menos um dia inteiro. Então, para não ficar na mão numa hora de necessidade, não custa lembrar que:
  •        Baterias de íons de lítio não estão sujeitas ao “efeito memória”, de modo que você pode recarregá-las total ou parcialmente quando bem entender. No entanto, há quem afirme que o primeiro ciclo de carga e descarga deve ser total, enquanto outros asseguram que descarregar totalmente a bateria é um procedimento não só inútil como também prejudicial. Mesmo assim, quase todos recomendam recalibrar o sensor de capacidade da bateria de tempos em tempos, o que é feito justamente mediante uma carga completa, um intervalo de duas horas, uma descarga completa, um intervalo de seis horas, e finalmente uma recarga total.Vai entender!
  • Há também aqueles que recomendam remover a bateria sempre que o portátil for operado ligado à tomada, como substituto do PC de mesa. Eu, particularmente, discordo dessa posição; primeiro, porque o risco de sobrecarga é inexpressivo (a bateria deixa de receber energia assim que atinge 100% de carga); segundo, porque, permanecendo carregada, a bateria estará pronta para entrar em ação se você precisar usar o PC em trânsito, por exemplo, ou mesmo para assumir as funções de no-break durante um apagão da rede elétrica, permitindo a finalização dos trabalhos e o encerramento adequado do Windows. Note porém que, no caso de uso intensivo do PC (como em games radicais, por exemplo), que propiciam um aquecimento anormal dos componentes internos do aparelho (acima dos 60ºC), aí, sim, é recomendável remover a bateria.
  • Sempre que possível, conecte seu carregador à tomada da parede. Deixe o acendedor de cigarros do carro ou a portinha USB para situações em que não haja alternativa, pois sua baixa amperagem faz com que a recarga demore muito mais tempo. 
Observação: Mesmo que seu PC disponha de uma interface USB 3.0, capaz de fornecer até 900 mA, a maioria dos smartphones opera com o padrão 2.0, limitado a 500 mA, razão pela qual essa opção de recarga demora bem mais do que a convencional. Para obter mais informações.

Prefira sempre carregadores originais – modelos genéricos, mesmo que com capacidade similar, podem levar um dia inteiro para alcançar o mesmo resultado proporcionado por um carregador dimensionado para seu tablet. Já os celulares e smartphones utilizam baterias menores e podem ser recarregados com dispositivos “não originais”, desde que de boa qualidade (evite os carregadores “Xing-ling” vendidos nos cruzamentos por camelôs, ambulantes e assemelhados).

Tanto os carregadores como as baterias modernas controlam o fluxo de energia de maneira inteligente, de modo que não há risco significativo de danos por sobrecarga se você deixar seu aparelho carregando durante a noite, por exemplo. No entanto, como seguro morreu de velho, o mais indicado é desconectar os cabos tão logo você receba o sinal de carga completa,

O uso e o passar do tempo vão reduzindo progressivamente a autonomia das baterias, mas como elas têm vida útil de aproximadamente 1.000 recargas (mais de cinco anos se carregadas dia sim, dia não), talvez você troque seu aparelho bem antes de precisar substituir esse componente. Caso isso não ocorra, prefira sempre produtos originais (ou compatíveis de boa qualidade) e procure adquiri-los no mercado forma, com nota fiscal e garantia.

Abraços e até amanhã.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PENDRIVES, DISPOSITIVOS USB, PROBLEMAS E SOLUÇÕES

UM MESTRE SÁBIO DEIXA QUE SEUS PUPILOS COMETAM ERROS.

O barateamento da memória flash propiciou a oferta de pendrives de grandes capacidades a preços palatáveis e os transformou na solução ideal para armazenamento externo, backup e transporte de dados, razão pela qual eu achei por bem relembrar alguns cuidados importantes:

·        A menos que você esteja utilizando o pendrive como extensão da RAM (para saber mais, clique aqui), evite mantê-lo permanentemente espetado na portinha USB. Insira-o somente quando necessário, depois que o Windows for inicializado, e remova-o antes de desligar o computador.
·        Conectar o pendrive numa portinha USB não requer esforço – se o plugue não encaixar facilmente, é provável que ele esteja invertido; gire-o em 180º e tente de novo.
·        Remover um gadget USB enquanto o sistema ou algum aplicativo o estiver acessando pode acarretar a corrupção dos dados. Para evitar, clique no ícone respectivo na Área de Notificação, selecione a opção Ejetar e aguarde até que a mensagem “O Hardware pode ser removido com Segurança” seja exibida. Caso você tenha dificuldade em identificar item desejado, abra a pasta Computador, dê um clique direito no ícone correspondente ao drive em questão e selecione a opção Ejetar.

Observação: Se você conecta e troca periféricos USB constantemente, o USB Safely Remove facilita sobremaneira o trabalho, permitindo, inclusive, utilizar atalhos de teclado.

·        Não tem paciência para seguir esses passos? No XP, em Meu Computador, dê um clique direito sobre o drive USB, clique em Propriedades > Hardware, dê duplo clique sobre a entrada desejada, clique em Diretivas e marque a opção Otimizar para remoção rápida. No Seven, essa configuração é padrão, mas pode ser alterada manualmente – menos nas versões Starter e Home Basic, pois a aba Diretivas (ou Políticas) não é exibida. Feito o ajuste, você pode desconectar o gadget assim que o led pare de piscar.

É raro, mas pode acontecer de o Windows exibir a mensagem: “Este dispositivo está sendo usado no momento. Feche os programas ou janelas que possam estar usando o dispositivo e tente novamente”. Aí, se fechar todos os aplicativos não resolver, tecle Ctrl+Shift+Esc e tente solucionar o por lá. Se não der, dê um clique direito em explorer.exe e clique em Finalizar Processo. Em seguida, clique em Arquivo > Nova Tarefa, digite explorer.exe tecle Enter. Se nem assim resolver, desligue o PC e remova o pendrive.
Supondo que esse problema se torne recorrente, baixe e instale o freeware Unlocker (escolha a versão de 32 ou 64 bits, conforme seu sistema). Ele foi projetado para auxiliar na exclusão de arquivos que o Windows não permite apagar porque estão em uso, mas também ajuda na remoção de drives. 
Outra excelente opção para dominar processos ou programas insubmissos é o SuperF4: depois de instalá-lo, basta digitar Ctrl+Alt+F4 – ou pressionar a tecla com o logo do Windows combinada com F4 e levar o ícone da caveirinha com duas tíbias cruzadas (como nas bandeiras dos piratas) até a janela do programa, dar um clique e pronto: ele será encerrado no ato, esteja travado ou não.

Abraços e até mais ler.

terça-feira, 30 de julho de 2013

MANUAL DO USUÁRIO

Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros...


Todo produto eletrônico ou eletroeletrônico vem acompanhado de um manual, onde constam especificações técnicas, termos de garantia, endereços e telefones de representantes e respostas às dúvidas mais comuns que a utilização do aparelho possa suscitar. Entretanto, embora a quantidade de informações importantes contida em alguns desses livretos chegue a surpreender, muitos consumidores mal lhes passam os olhos antes jogá-los no fundo de uma gaveta, de modo que cada vez mais fabricantes os vêm reduzindo a simples folhetos ou, pior, imprimindo as informações na própria embalagem dos produtos.

É certo que empresas responsáveis oferecem em seus websites a versão completa dos manuais para download, geralmente em arquivos no formato PDF, mas é igualmente certo que nem sempre é fácil localizá-las, razão pela qual eu recomendo adicionar a seus FAVORITOS o endereço www.safemanuals.com, onde é possível encontrar com relativa facilidade mais de um milhão de manuais de milhares de marcas de aparelhos (se você preferir a versão em português, o endereço é http://manual-de-instrucoes.com/).
Outra boa opção, com um acervo menor, mas melhor organizado, é o site http://www.manualslib.com/, e no caso de videogames e jogos de computador, vale tentar o http://replacementdocs.com/news.php.
Se nada disso resolver seu problema, acesse a página do Google e experimente digitar no campo de buscas a marca, modelo e código do produto cujo manual você deseja obter, seguido do comando filetype:pdf.

Boa sorte a todos e até a próxima, se Deus quiser.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

SENHA - GERENCIADOR DE SENHA - KEEPASS

Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.

Eu considero a segurança como o “carro-chefe” aqui do Blog, razão pela qual não faltam postagens sobre senhas – que você pode localizar facilmente digitando a palavra-chave adequada no campo de pesquisa. No entanto, mesmo não querendo chover no molhado ou abusar da paciência dos leitores contumazes, cumpre recomendar a leitura deste post para saber como criar senhas fortes, deste para testar a eficácia das senhas e deste para localizar gerenciadores de senhas gratuitos e funcionais.
Falando em gerenciadores de senhas, eu acho o KeePass uma excelente opção. Ele guarda todas as senhas em um banco de dados e as disponibiliza mediante uma senha mestra (a única que você precisa memorizar, além da senha de logon do Windows, caso exista).
Depois de instalar o programa e escolher o idioma, faça o seguinte:

1.      Clique em OK para acionar o Assistente de instalação, feche todos os aplicativos que estejam em execução, concorde com o contrato de licença, selecione Full Instalation, siga as instruções nas telas e, ao final, clique em Install>Finish.
2.      Clique então em Enable para habilitar as atualizações automáticas, em File>New>Save para criar um novo banco de senhas, defina e digite sua senha-mestra e confirme em OK.
3.      Na janela de configurações que será exibida, clique na aba General, escolha um nome para seu banco de dados, adicione uma descrição e uma cor (opcional) e mantenha as demais configurações-default.
4.      Armazene cada uma das suas senhas no banco de dados (clique no ícone da chave inglesa com uma setinha, escolha Add Entry e, na janela New Entry, insira um título (GMail, por exemplo), seu nome de usuário, o URL, a senha respectiva e clique em OK. Repita o processo para os demais serviços online (redes sociais, webmail, sites de compras, netbanking, etc.), clique em File>Save As>Save to file, escolha um nome e um local para salvar e clique em Save.

Da próxima vez que você se logar a um site, abra o KeePass e, na caixa de pesquisa (parte superior da janela), clique nele e no URL que será exibido na porção inferior da tela, dê um clique direito na entrada correspondente e escolha Perform auto-type. Ao concluir suas atividades, clique em File>Exit para manter suas senhas devidamente protegidas.

Era isso aí, pessoal. Abraços e até mais ler.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

WINDOWS - REMOVENDO PROGRAMAS REBELDES e humor


Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

Sabemos que a maneira recomendada pela Microsoft para desinstalar aplicativos (através do desinstalador do próprio aplicativo ou clicando em Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas) não é tão eficiente quanto o procedimento levado a efeito pelo Revo Uninstaller ou o Comodo Programs Manager, por exemplo, que identificam e removem a maioria dos resquícios que o método convencional costuma deixar para trás.
Há casos, no entanto, em que a entrada referente a um aplicativo removido continua figurando na lista Adicionar ou Remover Programas. Então, para domar essa rebeldia, é preciso fazer uma breve incursão pelo Registro:

1 - Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e clique em OK.
2 - No menu à esquerda da tela do Editor do Registro, expanda a chave HKEY_LOCAL_MACHINE e navegue por Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Uninstall.
3 - Um nível abaixo, você verá uma lista com todos os aplicativos presentes em Adicionar ou Remover Programas. Localize o software em questão, dê um clique direito sobre ele e escolha a opção Excluir. 
4 - Feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

Vale relembrar que edições manuais no Registro do Windows só devem ser levadas a efeito após a criação de um ponto de restauração do sistema e um backup da chave a ser modificada.

Passemos agora ao nosso humor de sexta-feira:

Em Aquiraz, no Ceará, dona Tarcília Bezerra construiu uma expansão de seu cabaré, cujas atividades estavam em constante crescimento após a criação de seguro desemprego para pescadores e vários outros tipos de bolsas.
Em resposta, a Igreja local iniciou uma forte campanha para bloquear a expansão, com sessões de oração de manhã, à tarde e à noite.
O trabalho de ampliação e reforma progredia célere até uma semana antes da reinauguração, quando um raio atingiu o cabaré, queimando as instalações elétricas e provocando um incêndio que destruiu o telhado e grande parte da construção.
Após a destruição do cabaré, o pastor e os crentes da igreja passaram a se gabar "do grande poder da oração".
Então, Tarcília processou a igreja, o pastor e toda a congregação, com o fundamento de que eles "foram os responsáveis pelo fim de seu prédio e de seu negócio, utilizando-se da intervenção divina, direta ou indireta, e das ações ou meios.”
Em resposta à ação judicial, a igreja, veementemente, negou toda e qualquer responsabilidade ou qualquer ligação com o fim do edifício.
O juiz a quem o processo foi submetido leu a reclamação da autora e a resposta dos réus e, na audiência de abertura, comentou:
- Eu não sei como vou decidir neste caso, mas uma coisa está patente nos autos: temos aqui uma proprietária de cabaré que firmemente acredita no poder das orações, e uma igreja inteira declarando  que as orações não valem nada!

Bom f.d.s. a todos e até segunda, se Deus quiser.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

WINDOWS 8 DE 32 OU 64 BITS. COMO IDENTIFICAR?

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO .

As vantagens dos sistemas e aplicativos de 64-bits sobre os de 32-bits já foram comentadas em outras postagens, de modo que você pode localizá-las através dos campos de busca de Blog. Ainda assim, vale lembrar que aplicativos de 32-bits costumam rodar normalmente em sistemas de 64-bits, embora a recíproca não seja verdadeira (ou seja, aplicativos de 64-bits não funcionam em sistemas de 32-bits). Então, é importante você saber “que apito o seu Windows toca”.

Observação: O principal diferencial dos sistemas x64 (ou de 64 bits) é a otimização do processamento de determinadas tarefas devido à sua capacidade de gerenciar números inteiros e de gerenciar bem mais memória do que as versões x86 (ou de 32 bits), que são limitados a algo entre 2,8 e 3,5 GB de RAM. Para isso, no entanto, é preciso que seu processador suporte essa tecnologia – para conferir, rode o freeware CPU-Z e, no relatório, verifique se o campo Instructions (aba CPU) inclui a expressão EM64T (chips Intel) ou algo como x86-64 ou AMD64 (chips AMD).

Para saber se seu Windows é de 32 ou 64-bits, faça o seguinte:

No XP, dê um clique direito em Meu Computador, selecione Propriedades e, na seção Sistema da guia Geral, veja se existe alguma indicação (como na imagem à direita).


Nas edições Vista e Seven, o procedimento é basicamente o mesmo, mas a tela que se abre quando você clica com o botão direito em Computador e seleciona Propriedades fornece a informação em questão em Tipo de sistema (como você pode conferir na imagem à esquerda).

No Eight, digite Sistema no campo Pesquisar, clique em Configurações e, no campo Sistema, confira o que é informado no tópico Tipo de sistema (figura à direita).

Simples assim.
Abraços a todos e até mais ler.   


quarta-feira, 24 de julho de 2013

PC PORTÁTIL - VEJA COMO ESCOLHER O SEU

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.

A profusão de opções disponíveis no mercado dificulta a escolha de um computador, especialmente para quem não reúne conhecimentos que permitam cotejar as características do aparelho com seu perfil de usuário. Para piorar, é arriscado confiar cegamente nas sugestões do lojista – que também precisa viver, e dificilmente colocará os interesses do cliente acima dos dele. No entanto, ainda que as especificações técnicas da máquina lhe pareçam uma salada de termos obscuros e números sem sentido, se você atentar para algumas regrinhas simples, dificilmente levará gato por lebre.
Vamos recapitular:

Os desktops custam menos que laptops de configuração equivalente e são mais fáceis de manter, mas ocupam mais espaço (sem falar naquela indefectível “macarronada” de cabos) e não se prestam à utilização em trânsito.

Observação: Os tablets são a coqueluche do momento, mas só substituem os notes caso a ideia seja apenas navegar na Web, ler emails, participar de redes sociais e executar outras tarefas simples.

O processador é o cérebro do sistema e, portanto, merece atenção especial – atualmente, convém escolher modelos da família INTEL Core de terceira geração ou equivalentes da AMD (para saber mais, pesquise o Blog ou clique aqui e aqui). Quanto à memória, a Microsoft afirma que o Seven roda satisfatoriamente com 1 GB de RAM (ou 2 GB, caso a versão seja de 64-bit), mas, na prática, convém triplicar – para saber mais, clique aqui. Atualmente, o padrão é o DDR3 – que tende a ser substituído gradativamente pelo DDR4 (evite qualquer opção anterior ao DDR2)

Atente para as conexões disponíveis. Portas USB nunca são demais (o ideal é dispor de pelo menos quatro) e uma placa de rede é essencial para quem pretende usar o note como substituto de desktop, já que a conexão cabeada é bem mais veloz do que a wireless.
Notebooks de entrada de linha já trazem HDs de 500 GB (os mais caros, de 1 TB ou mais), mas o ideal seria investir num SSD, que gera menos calor, consome menos energia e acessa os dados bem mais rapidamente que os tradicionais drives eletromecânicos. No entanto, considerando que modelos de grandes capacidades ainda custam “os olhos da cara”, fique com o melhor dos dois mundos optando por um dispositivo “híbrido” – que mescla as duas tecnologias e oferece mais desempenho com fartura de espaço a um preço menor que o de um SSD puro.
Por mais práticas que sejam, as compras online estão sujeitas a diversos probleminhas (segurança, prazo de entrega, qualidade do produto, etc.). Mesmo que você não abra mão da praticidade da Web, não feche negócio sem antes de ir até uma loja “física” conferir “ao vivo e em cores” o aparelho escolhido (se possível, ligue-o e faça um rápido test drive).

Boas compras.

terça-feira, 23 de julho de 2013

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Chegamos a tal ponto de imbecilidade que vemos o trabalho como algo gratificante e enobrecedor, quando na verdade ele não passa de mera necessidade.

No alvorecer da computação pessoal, os PCs não passavam de caros símbolos de status que mal e parcamente substituíam as máquinas de escrever e calcular e – porque não dizer – o baralho de cartas. No entanto, logo surgiriam novas aplicações, os programas se tornariam mais e mais rebuscados e, com a popularização da Internet, a evolução tecnológica mudaria profundamente os nossos hábitos.
Eu, por exemplo, usei máquinas de escrever durante toda a minha vida adulta – e o fazia com relativa desenvoltura –, mas acabei me rendendo à comodidade oferecida pelos processadores de texto, que permitem remover ou remanejar palavras, frases e até parágrafos inteiros sem o uso de borrachas ou de LIQUID PAPER. Além disso, bastam uns poucos cliques do mouse para inserir figuras, ajustar a formatação, escolher o tipo, cor e tamanho das fontes, e daí por diante. Às vezes, fico pensando que me seria impossível voltar a batucar na minha velha REMINGTON, e por isso incluo em minhas orações Tio Bill e seu festejado MS WORD.

Observação: Até algum tempo atrás, eu dizia que a única vantagem da máquina de escrever em relação a um editor de textos era o fato de ela poder ser usada em qualquer lugar, até mesmo à luz de velas, mas atualmente os laptops preencheram essa lacuna, de maneira que...

Outro bom exemplo remete às enciclopédias, que tinham presença garantida na maioria das residências. Quem não podia arcar com o custo da festejada BARSA, por exemplo (idealizada em 1957 e publicada pela primeira vez em meados da década de 60) tinha como opção a ENCICLOPÉDIA CONHECER, que a Editora Abril lançou logo em seguida sob a forma de fascículos colecionáveis que, ao final, a gente mandava encadernar. Aliás, mais de 30 anos depois a Editora Nova Cultural repetiu a dose com a Larousse Cultural, cujos fascículos vinham encartados nas edições de domingo de um dos maiores jornais aqui de São Paulo (os 24 volumes que meu pai colecionou para o neto sobreviveram a três mudanças e continuam até hoje na estante aqui de casa, embora mais por uma questão protocolar do que por real necessidade).

Enfim, a TI vem transformando o mundo numa verdadeira aldeia global, onde soluções inovadoras brotam como capim (ainda que a peso de ouro). Fitas cassete e VHS cederam espaço para CDs e DVDs, e aparelhos de fax foram aposentados pelas (cada vez mais acessíveis) impressoras multifuncionais. Os Correios precisaram se reestruturar para manter seu balanço positivo, e as indústrias cinematográfica e fonográfica têm feito das tripas coração para enfrentar a pirataria. Os laboratórios fotográficos diversificaram sua gama de produtos serviços, e, no âmbito automotivo, depois que a injeção eletrônica aposentou o carburador, parece que o céu é o limite para a tecnologia embarcada: já existem carros que freiam sozinhos (para evitar colisões dianteiras), sugerem um “pit stop” quando notam sinais de cansaço no comportamento do motorista e, em vez de faróis, trazem câmeras de visão noturna (que ampliam em mais de quatro vezes a capacidade de visualizar objetos no escuro, mesmo em situações de chuva ou neblina). De minha parte, há muito que deixei de gastar com papel de rascunho, mas minhas esferográficas continuem indo para o lixo – não porque a tinta acaba, mas porque a carga resseca por falta de uso.

Abraços e até mais ler.